Olá,
Estava eu disponíve para jogar, mas sem amigos para isso, e resolvi pensar numa forma simples e agradável para jogar Misty. Que já é um jogo leve e tranquilo. Gosto de modos solosque impõem poucas modificações às regras gerais de um jogo, a exemplo do modo solo de Reef, Carcassonne e Azul.
Assim, pensei em uma alternativa para o Misty, trazendo alguns níveis de aleatoriedade para compensar um oponente disputando boas cartas.
Segue minha ideia. Eu testei algumas partidas com relativo sucesso, mas estou aberto a sugestões e insights!
Regras do modo solo não-oficial
- Embaralhe o deck e dê 6 cartas para a I.A. e 6 para vc.
- Vc e a I.A. construirão com base no processo normal de jogo, 1 carta de cada vez passando o baralho restante para o adversário após a construção.
- Vc escolhe sua carta normalmente e escolhe a carta da I.A., por sorteio, com o baralho fechado e sem vê-la a constrói com a face para baixo.
- Troque os baralhos e construa normalmente. Misture seu antigo baralho e compre uma de forma oculta para a I.A. Construa ela na ortogonal direita ou esquerda da carta fechada.
- Abra a carta da rodada anterior e mantenha a desta fechada.
- As construções da I.A. não devem ser feitas nas diagonais, apenas nas ortogonais, de preferência a partir da carta oculta.
- O formato do tabuleiro da I.A. deve ser sempre diferente do seu. Se vc escolher 3 linhas com 4 cartas, o jogo fará 3 colunas com 4 cartas.
- Na hora de resolver o movimento das cartas da I.A. escolha a sequência que a permita ganhar mais pontos (seja honesto).
- Para ficar mais difícil: se na sua mão houver dois sorrisos, o outro sempre será o comprado pelo jogo. Já o separe para ser a próxima compra da I.A. e a coloque oculta. Entretanto, se houver dois sorrisos no baralho a ser entregue a I.A., não separe o sorriso, embaralhe as cartas e faça o sorteio normalmente.
- Para ficar ainda mais difícil: se na sua mão tiver um monstro, ele não será comprado pela I.A., exceto que seja a última carta a ser comprada pela I.A. no último turno de cada rodada. Assim, separe o monstro antes de sortear a carta da I.A. Mas se houver mais de um monstro na mão, mantenha um no baralho de sorteio.
A anulação de cartas por sobreposição ou por saírem da janela se mantém normalmente. O monstro continua a destruir uma flor, se no final da movimentação ele ainda estiver livre (ou seja não estiver coberto) para agir.
- As regras solo se mantêm idênticas com a adição de mais I.A.s. O que torna o jogo mais aleatório, pois é mais difícil lembrar e controlar mais baralhos girando a mesa.
Bom jogo!