Vini pepe::Como é rejogabilidade de eldrith horror ? Pois estou pensando em comprar o jogo base e algumas expansões, mais seria um jogo que eu queria jogar várias vezes tanto a caixa base como as expansões
Caro Vini pepe
A rejogabilidade do Eldritch Horror é boa, mesmo na caixa base, mas eu te recomendo investir também na expansão Conhecimento Perdido, que trás uma cacetada de material extra, especialmente cartas de encontro, e aumenta consideravelmente a rejogabilidade.
Além disso, você deve ter em mente que o Eldritch Horror é um jogo com partidas de duas horas e meia ou três horas, brincando. Se for o caso de um grupo maior tipo 5 ou 6 pessoas, pode levar mais tempo ainda. Isso afeta a rejogabilidade do jogo, porque com esse tempo longo de partida você não vai jogar toda a hora, a menos que você só jogue esse jogo. Desse modo, como o Eldritch Horror, normalmente não é um jogo que se joga toda a semana, fica difícil enjoar.
Só para você ter uma ideia, primeiro veio o Arkham Horror, que é mais complicado e as partidas são longas demais, até para quem curte. A primeira edição é de 1987, a segunda de 2005 e a 3ª de 2018. Para resolver esse problema, em 2011 foi lançado o Elder Sign, que é bem mais rápido e simples de jogar. O problema é que esse jogo acabou ficando muito menos denso e sem a profundida do Arkham Horror. Isso sem falar que o Elder Sign é bem mais fácil de ganhar, mas somente usando a caixa base, porque com as expansões a situação muda da água para o vinho. Se forem adicionadas as Omens of the Deep, Omens of Ice ou Omens of Pharaoh, aí então fica uma pedreira para ganhar. Dois anos depois, em 2013, foi lançado o Eldritch Horror, que é bem mais profundo e trabalhado em termos de cenário, mas que não chega a ser tão longo e complicado quanto o Arkham Horror.
Independente disso, o Eldritch Horror é um jogão, principalmente para quem curte esse universo lovecraftiano. Mas se o tempo longo de partida for um empecilho para o seu grupo, o Elder Sign também é uma boa opção, desde que jogando com a regra da casa de permitir ao jogador pegar apenas mais um personagem caso o seu primeiro morra e também sorteando os personagens aos invés de permitir que os jogadores escolham, e montam aqueles combos super manjados.
Outra boa opção dentro desse universo do Lovecraft, que não é tão complicado e as partidas não demoram tanto é o Pandemic: Reino de Cthulhu. Vale uma conferida.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio