Temática
A ambição do príncipe João por ouro foi longe demais! Ficou impossível para um comerciante ganhar a vida com impostos tão abusivos. Ele escalou o ganancioso Xerife de Nottingham para fiscalizar todo mundo que passa pelo portão principal e verificar se levam algum “contrabando” — ou seja, todos os bens valiosos que ele tenta confiscar para benefício próprio! Ainda bem que você conhece o Xerife melhor que o próprio príncipe João. O cara é um tratante desprezível e avarento que pode até intimidar quem o vê parado em frente ao portão da cidade. Mas sejamos francos: ele tende a fazer vista grossa quando lhe oferecem uma boa propina.
Você chegou a Nottingham com suas Mercadorias em dia de feira, e a única coisa separando você de seus lucros suados é o Xerife. Para passar por ele, você só precisa blefar ou suborná-lo... ou, talvez, até dizer a verdade!
Cada um dos jogadores é representado por um comerciante que tentará entrar na cidade com suas mercadorias para a grande feira, muitas vezes os comerciantes tentam levar mercadorias ilegais para dentro do castelo, isso resultará em uma conversa com o xerife.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são a administração de cartas e o blefe, basicamente as duas mecânicas são muito presentes no jogo.
Com a administração de cartas os jogadores devem escolher o que querem passar para dentro do reino a cada rodada. Saber escolher a hora certa de passar um contrabando ou mercadoria legais é bem importante, pois uma visita inesperada do xerife às suas mercadorias pode lhe causae um grande prejuízo ou um grande lucro. Saiba escolher muito bem a hora em que vai passar contrabando para dentro do reino.
O blefe é outra parte presente constantemente dentro do jogo, sempre que um jogador vai declarar as mercadorias que está levando para dentro do reino ao xerife, ele pode está blefando, ele sempre pode mentir em relação ao que está carregando para dentro do reino, o que pode ser pouco vantajoso, se ele fizer isso todas as vezes que declara as suas mercadorias. Tente equilibrar as vezes em que você vai tentar leva coisas ilegais para dentro do reino, pois se você sempre mentir em relação as suas mercadorias o xerife da rodada vai sempre querer ver as suas mercadorias.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, tentar levar a maior quantidade de mercadorias para dentro do reino para ser vendido na grande feira, as mercadorias tem valores variados, então é bom sempre tentar levar as mercadorias de maiores valores, sem falar nas cartas de contrabando que sempre vão valer bem mais que os itens legais, ao final do jogo, o jogador que tiver conseguido acumular uma maior quantidade de dinheiro ao vender as suas mercadorias ganha o jogo.
Sequência do Turno
O turno segue em ordem do primeiro jogador no decorrer das cinco fases, cada jogador deve fazer a fase 1 para passar para a 2 e assim por diante até que todas as 5 fases tenham sido completadas, o turno acabe e um novo xerife seja nomeado para a próxima rodada. As fases de um turno são explicadas brevemente logo abaixo.
1ª Fase – Transação: nessa fase os jogadores podem descartar até 5 cartas da sua mão e trocar por cartas do baralho de mercadorias ou de uma das pilhas de descarte do jogo, caso o jogador escolha pegar cartas da pilha de descarte ele sempre deve pegar as cartas que estão no topo da pilha de descarte que ele escolheu.
2ª Fase – Carregamento: durante essa fase os jogadores devem escolher quais cartas vão tentar entrar no reino, ele seleciona até 5 cartas de sua mão e as coloca dentro do seu saco de mercadorias secretamente.
3ª Fase – Declaração: durante essa fase cada um dos jogadores deve declarar o que está transportando para dentro do reino, as mercadorias declaradas devem sempre ser mercadorias legais (mesmo que o jogador esteja carregando mercadorias ilegais, é nessa parte onde entra o blefe do jogo) e sempre na mesma quantidade de cartas que ele colocou dentro do seu saco de mercadorias.
4ª Fase – Inspeção: durante essa fase o xerife da rodada vai analisar as declarações de mercadorias feitas pelos jogadores e decidir qual deles ele quer inspecionar. O jogador escolhido pelo xerife para a inspeção pode deixar que o xerife olhe o que ele está carregando, caso ele esteja carregando mercadorias ilegais ele pode tentar subornar o xerife a não olhar as suas mercadorias, o suborno pode vim de várias formas, cartas na mão do jogador, moedas de ouro ou um favor para a próxima vez que o jogador for ser o xerife, as negociações ficam a cargo dos dois jogadores. Caso o xerife e os jogadores não cheguem a um acordo, ou o jogador permita que o xerife olhe o conteúdo da sua sacola, duas coisas podem acontecer, o xerife pode receber uma recompensa por você está transportando mercadorias ilegais ou o jogador pode receber uma recompensa caso esteja transportando exatamente o que declarou.
5ª Fase – Fim de rodada: o jogador que é o xerife da vez passa o marcador de xerife para o jogador a sua esquerda, e cada um dos jogadores que tenham menos de 6 cartas na mão devem comprar cartas do topo do baralho de compra até ficar com as 6 cartas.
A sequência de fase de cada rodada é bem simples e de fácil memorização, jogadores mesmo que inexperientes vão se acostumar bem rápido de como funciona cada rodada.
Fichas de Barracas
O jogo vem com cinco fichas de barracas, uma para cada jogador, elas são usadas para representar a barraca do jogador dentro do reino, cada uma com um mercante diferente, essas barracas são praticamente iguais, mudando apenas a sua cor e as ilustrações do mercador.
Os mercadores.
A sua barraca serve para mostrar o que você está vendendo durante a feira, após a fase 4 de cada rodada os jogadores devem colocar todas as cartas que conseguiram passar pelo xerife com a face voltada para cima. Na barraca tem um local para colocar cada um dos tipos de cartas que os jogadores conseguiram trazer para dentro do reino, inclusive as cartas de contrabando.
Fichas de Barracas.
Nela também está marcado o bônus pelo rei e rainha de comércio de uma determinada mercadoria, esses pontos de bônus são dados aos jogadores no final da partida caso eles sejam o maior e o segundo maior comerciante de um determinado tipo de mercadoria.
Marcador de Xefire
O jogo vem com um marcador para ser posicionado na frente do xerife atual da rodada, ele não influencia em nada no jogo mas e um componente bem bonito, rsrsrsrsrsrsrrs.
Marcador de Xerife.
Bolsas de Mercadorias
A caixa básica do jogo vem com cinco bolsas para serem colocadas as mercadorias de cada um dos jogadores durante a fase 2, essas bolsas são feitas de um tecido parecido com um veludo, e são bem bonitas e com uma estampa do logo do jogo em um dos seus lados, achei bem legal esses componentes do jogo.
Bolsas para transporta mercadorias.
Cartas de Mercadorias
O jogo tem dois tipos de cartas de mercadorias, as mercadorias legais (cartas verdes) que são as maças, pão, queijo e galinha, e as mercadorias ilegais (cartas vermelhas), que são as bestas, seda, hidromel e a pimenta. O jogador pode tentar passar qualquer um dos tipos de mercadorias para dentro do reino, sendo que as mercadorias ilegais sempre valem mais que qualquer mercadoria legal, mas o preço de tentar transportar mercadorias ilegais para dentro do reino pode ter um custo alto caso o xerife pegue você. Abaixo está descrito brevemente como funciona uma carta de mercadoria.
Valor: essa parte da carta de mercadoria mostra quanto ela vai valer em moedas de ouro no final do jogo.
Penalidade: esse valor indica quanto você deve pagar ao xerife da rodada caso você seja pego com essa mercadoria sem ter sido declarada.
Além desses dois tipos de cartas de mercadoria descritas acima existe um tipo de contrabando que são chamados de Mercadorias Reais, esses contrabandos além de valer uma grande quantidade de moedas de ouro no final da partida, ainda servem para ampliar a sua contagem de cartas de mercadoria legais no final da partida, com essas cartas você pode se tornar o rei ou rainha de um determinado produto mais facilmente.
Cartas de Mercadorias.
Componentes do Jogo
Bem, os componentes do jogo no geral são de boa qualidade, as moedas de ouro, as fichas de barracas e a caixa do jogo são confeccionadas com um material muito bom, bem firmes e não se entortam ou empenam facilmente. As bolsas de mercadorias são bem bacanas e feitas de um tecido o qual a textura não me agrada muito, mas não deixam de ser de uma qualidade boa, no entanto eu mesmo não tenho o costume de usá-las em jogo, o grupo prefere apenas ficar com as cartas declaradas com a face para baixo em cima da mesa, é mais rápido e prático. Outro componente que falta falar aqui são as cartas, que vem em grande quantidade na caixa, para quem gosta de colocar sleeve em cartas esse jogo é uma caixa cheia rsrsrsrs. As cartas são de uma qualidade muito boa, mas com um tempo, e se não tiver o devido cuidado, acredito que elas possam vir se desgastar facilmente.
Uma coisa que me chamou muito atenção nesse jogo e que gostei bastante foi o insert, nele dá para colocar todos os componentes do jogo direitinho, todas as moedas de marcador de xerife, bolsas de mercadorias, e o mais importante, as cartas com sleeve.
Quanto a arte do jogo eu a achei simplesmente linda, muito bem-feita, em um estilo muito legal que me agradou bastante. Em relação a arte do jogo não tenho do que reclamar.
Componentes do jogo.
Comparações entre Sheriff of Nottingham e Robin Hood
Acho que todos aqui sabem que o Sheriff of Nottingham é uma cópia com modificações do jogo Robin Hood lançado no ano de 2011, eu vejo alguns jogadores perguntando nos grupos de boardgames sobre qual jogo seria melhor, bem, eu tenho ambos os jogos e não considero que tenha um melhor que o outro, cada um tem as suas peculiaridades, o que os deixam com características distintas um do outro, assim como cada um dos jogos também têm suas falhas. São jogos bem parecidos em termo de regras, mas cada um tem algo a mais que vai diferenciar bastante um jogo do outro.
Para quem está entrando agora no mundo dos boardgames eu aconselho mais o Sherrif of Notthingam, pois ele tem algumas mecânicas que deixam o jogo mais simples para jogadores novatos, sem falar que a sua arte e componentes são de uma qualidade muito superior ao Robin Hood. Outro fato que vai fazer com que muito mais gente pegue o Sheriff of Notthingam é o fato de que o jogo Robin Hood não está mais sendo produzido pela Galápagos Jogos, então ele está bem difícil de ser encontrado no mercado hoje em dia, geralmente sendo encontrado apenas usado.
Considerações Sobre o Jogo
Eu já falei um pouco sobre o que acho do jogo mais acima, mas resumindo um pouco aqui, é um ótimo jogo, principalmente para iniciar novos jogadores, com as suas regras de fácil aprendizagem qualquer jogador novato pode pegar as suas mecânicas após uma partida de jogo, sem fala que é um jogo bem divertido, e na hora da inspeção do xerife sempre dá aquela confusão para saber qual bolsa ele vai investigar, é muito bom.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!