Por JR Honeycutt
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1436665/first-impressions-epic
Epic Card Game é um jogo na linha de jogos de cartas de
Rob Dougherty, que inclui
Star Realms e várias expansões de
Ascension: Chronicle of the Godslayer.
Epic não é um jogo de construção de deck, de modo que é um novo território para um passatempo gigante, mas é bem familiar para os fãs de trabalhos anteriores de Rob.
Desde que
Epic foi entregue aos apoiadores do Kickstarter, eu joguei cerca de 10 partidas, incluindo uma rápida sessão de dois jogadores. Eu já tive várias conversas acaloradas sobre esse tipo de jogo, assuntos tais como "é bom" e "é claro que é bom" com meus amigos (também jogadores), então é hora de passar uma primeira impressão rápida para aqueles que estão recebendo suas cópias, ou que terão uma chance de pegar o jogo em outro lugar.
Em
Epic, dois jogadores usam campeões e eventos para causar dano um ao outro, na esperança de reduzir a vida de seu oponente à zero. Parece familiar?
Epic tem uma série de semelhanças com
Magic: The Gathering, mas difere em algumas regras novas e interessantes.
Em primeiro lugar, não há nenhuma mana em
Epic. Jogadores recebem "ouro", o que pode ser gasto em eventos, cada um dos quais custa 0 ou 1 ouro para lançar. O ouro não se acumula, o que significa que quase sempre você jogará pelo menos uma carta no seu turno, ou se arriscará a ficar para trás rapidamente. Os jogadores obtêm ouro quase todo turno, de modo que cada jogador normalmente lança pelo menos um evento que tem efeitos em ambos os jogadores.
Em segundo lugar, porque não há recursos específicos, não importa de que cor suas cartas são - ou se você não embaralhou direito suas cartas - você pode jogar qualquer coisa quase todo o tempo, e todas as cartas são poderosas. O início em
Epic é muito fácil, já que basta lidar com um baralho de 30 cartas aleatórias das 120 disponíveis (ou cerca de 130, com as promos) para iniciar o jogo.
Em terceiro lugar, os campeões são "preparados" (desvirados) no início de seu turno. Não há um período de “construção” durante os primeiros turnos como na maioria dos CCGs e LCGs. Na maioria das vezes você pode fazer o que quiser quando quiser, e você pode criar problemas que o seu adversário não pode resolver.
Mudar os recursos não é o suficiente para fazer o meu queixo cair - as cartas também têm que fazer coisas interessantes, e elas fazem. O primeiro campeão adversário no meu primeiro jogo foi um 30/30 Wurm (jogadores iniciam cada partida com 30 de vida). Muitas criaturas têm "emboscada", que podem ser utilizadas no turno do oponente, muitas vezes com poderosos efeitos ao entrar no campo de batalha ou habilidades com combinação sinérgicas. Uma abundância de criaturas tem "ataque relâmpago", para que elas possam atacar no turno em que entram em jogo. É fácil de jogar uma grande carta desagradável e apresentar uma ameaça imediata que o seu oponente não pode dar ao luxo de ignorar.
Felizmente, os campeões não são as únicas cartas fortes - os eventos são muitas vezes fantásticos, oferecendo coisas como potência extra, aniquilação completa no campo de batalha, ou danos maciços diretamente no adversário. A maioria dos jogadores de Magic experientes que eu conheço relataram uma sensação de choque com a rapidez com que
Epic apresenta situações aparentemente esmagadoras, antes de se estabelecer e perceber como há um senso justo de equilíbrio dentro dessa insanidade.
Minha sensação inicial sobre
Epic é que ele irá para a mesa com bastante freqüência nos jogos noturnos, já que muitos dos meus amigos são "velhos" jogadores de Magic que mudaram há muito tempo, mas ainda desfrutam da ideia de brigar verbalmente enquanto atiram feitiços. As "fases" são simples, as palavras-chaves são bem definidas, e um jogador com experiência em jogos de cartas não terá problemas imediatamente, concebendo usos inteligentes para cartas poderosas.
Os formatos de seleção com aleatoriedade significa que podemos começar um jogo de quatro jogadores com mini-suporte em menos de cinco minutos, e a jogabilidade rápida significa que pode terminar em menos de uma hora. Este tipo de ritmo, combinado com a acessibilidade e o tempo para ensinar as regras são parecidos com Star Realms, o que significa que podemos explicar
Epic completamente para um novo jogador e tê-lo em seu primeiro jogo mais rápido do que a maioria dos jogos de tabuleiro de peso médio que jogamos. Isso significa que
Epic estará em nossa mesa tanto quanto Star Realms (durante quase um ano), e eu estou realmente animado com isso.
Encorajo os sérios jogadores de cartas a darem uma chance a
Epic. Provavelmente você será surpreendido com o nível de potência e o ritmo de jogo, em comparação com a lentidão de Magic ou
Android: Netrunner, mas acho que você rapidamente apreciará a diversão de trabalhar de maneira diferente e mais valiosa para jogar seus campeões e eventos (quase todos os eventos podem ser convertidos para efeitos múltiplos).
Minha melhor descrição de
Epic é que é "Magic para Timmy" (o famoso arquétipo de jogador que ama grandes criaturas explosivas e com poderes), e isso está ok pra mim. Muitas vezes, os jogos dependem de "cartas que são melhores para esta situação", e isso pode ser frustrante para um jogador de torneios regulares. É uma ótima maneira de desfrutar uma ou duas horas com os seus amigos que não estão interessados em explorar as profundezas de um jogo mais complexo.
É ótimo pagar US$ 15 em
Epic (caixa com 4 facções) e jogá-lo com seus amigos que querem todos os momentos impressionantes de Magic, mas sem a advocacia de regras. E vale a pena apresentá-lo a todas as pessoas que jogaram Star Realms no ano passado, e ver se eles ficam tão enamorados com essa nova experiência de Rob Dougherty como eu fiquei!
Traduzido por mgstavale