Jogatina de Twilight Imperium (Third Edition) com componentes e variantes das duas expansões: Shards of the Throne e Shattered Empire.
Opções e Variantes Utilizadas
-
Cartas de Estratégia: utilizamos as cartas de estratégia da expansão Shattered Empire, com exceção da carta de "Comércio", que usamos da expansão Shards of Throne.
-
Age of Empire: onde todos os objetivos públicos são mostrados um a um durante o andamento da partida.
-
Flagships: as poderosas e temáticas naves da expansão Shards of the Throne, onde cada raça possui somente 1 flagship, com atributos e habilidade especial única.
-
Líderes: cada raça possui 3 líderes com habilidades de acordo com seu tipo (general, almirante, diplomata, agente e cientista).
-
Artefatos: utilizamos 2 artefatos em sistemas diferentes, concedendo 1 ponto de vitória temporário para quem controlar aquele sistema.
-
Mercenários: esta opção é bem legal, onde a habilidade primária da carta de estratégia "Comércio" permite ao jogador contratar um mercenário disponível.
-
Objetivos preliminares: usamos as cartas de objetivos preliminares, que são mais fáceis de atingir. Após cumprir estes objetivos, o jogador troca por um objetivo secreto normal do jogo.
-
Infantaria Mecanizada: opção mais forte para invasão planetária, estes componentes são da expansão Shards of Thrones.
-
Tropa de Choque: quando uma infantaria tira o número 10 em combate, ela ganha experiência e vira uma "Tropa de Choque", mais forte no combate e consegue capturar Docas Espaciais e PDS.
-
Galáxia pré-montada: utilizamos configuração de galáxia pré-montada disponibilizada pela Fantasy Flight Games, para diminuir o tempo de setup e deixá-la mais equilibrada.
Início de partida
E também colocamos os fleet movement stands, peças de acrílico que servem para mover frotas estelares e separar naves no espaço das naves/tropas em planetas. Visualmente, o jogo fica mais limpo e organizado e ajuda pra caramba na movimentação das naves. Aprovado por todos! (
https://www.ludopedia.com.br/topico/488/fleet-movement-stands)
Detalhes das Fleet Movement Stands
Participantes:
- Edilson Caetano - The Mentak Coalition: piratas estelares, onde sua força concentra-se no roubo e valorização das mercadorias. O Edilson soube jogar muito bem com ela, pesquisando tecnologias que melhoravam ainda mais suas habilidades.
- Emerson gravitypool - The Nekro Virus: raça difícil de jogar, onde não pesquisam tecnologias. As tecnologias são copiadas caso destrua 1 unidade em combate contra um oponente. O Emerson teve um pouco dificuldade em dominar esta habilidade, mas no final saiu-se muito bem e venceu a partida.
- Marcelo Gama - The Embers of Muaat: raça extremamente bélica, que já começa com uma "Estrela da Morte" em jogo. Foi o primeiro a dominar Mecatol Rex e ficou lá por quase todo o jogo. Não conseguiu conquistar muitos planetas, o que atrapalhou um pouco em sua evolução.
- Ricardo Gama - Federation of Sol: eu quis experimentar a raça dos humanos, onde sua vantagem está nas tropas de infantaria. Não consegui tirar proveito das invasões planetárias, mas a habilidade de ganhar 1 marcador de comando a mais na fase de status ajuda bastante.
(Grupo
Redoma do Tabuleiro)
Emerson e seus Vírus atacando os humanos no início do jogo
O Emerson fez um ataque logo na primeira rodada de jogo, pegando todos de surpresa. Jogou muito bem, pois os Nekro Virus conseguem pesquisar avanços tecnológicos somente em combate. Em contrapartida, atrapalhou meu início de jogo

. Tomei prejuízo logo no início e atrasou minha expansão na galáxia.
Marcelo conquistando Mecatol Rex
O Marcelo avançou rapidamente e conquistou Mecatol Rex, garantindo pontos de vitória com a carta de estratégia de Império II durante algumas rodadas.
Visão geral do jogo
O Edilson administrou muito bem suas mercadorias, juntamente com uma boa expansão, garantiu a maior frota de naves do jogo. E devido à sua riqueza em mercadorias, a reposição de naves perdidas era muito rápida. Além disso, conquistou pontos com avanços tecnológicos e troca de mercadorias.
Detalhe das Fleet Movement Stands
Quase no fim do jogo, o Edilson invade meu sistema natal com sua flagship e uma frota de cruzadores... só não trouxe as tropas necessárias para invasão planetária!
Edilson com sua flagship invade meu sistema natal
Na última rodada, o Emerson fez uma excelente jogada, movimentando suas naves para controlar os sistemas com Wormholes e garantir 2 pontos de vitória de seu objetivo secreto.
Placar final:
1º - Emerson (The Nekro Virus): 7 pontos *desempate por quantidade de influência
2º - Edilson (The Mentak Coalition): 7 pontos
3º - Marcelo (The Embers of Muaat): 6 pontos
4º - Ricardo Gama (Federation of Sol): 3 pontos
Excelente partida!!!!!!!!!!!!!