Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para falar como está indo o desenvolvimento do meu jogo. Como falei anteriormente estou preparando as coisas para o evento Diversão Offline. Estou fazendo o banner que vai estar exposto lá nesse momento. Como eu não tenho nenhuma experiência com isso está demorando um pouco. Sem falar que tenho que fazer as coisas de casa que negligenciei por muito tempo, pois estava trabalhando no meu antigo emprego. Agora como estou em casa tenho que fazer. Aos poucos o banner está saindo, não está maravilhoso, mas acho que vai ficar bom em passar as informações do jogo.
Ainda estou testando o jogo e fico feliz em informar que com as últimas mudanças ele parece finalizado, ainda acho que o tabuleiro precisa ser modificado, mas é coisa pouca. Há também espaço para mais mecânicas caso eu queria deixar o jogo um pouco mais complexo, mas do jeito que está agora já é muito bom e a experiência de todos que testaram foi extremamente positiva. Todos saíram da partida tentando ver um dia para jogar novamente.
Um dos jogadores que participou dos testes foi no Diversão Offline de 2023 e ele me deu algumas dicas de como apresentar o protótipo, pois ele me falou que será muito difícil rodar uma partida completa e com todas as regras, por questão de tempo, pois o jogo tem uma duração de umas 2h pra mais na primeira partida mais explicação. O jogo não demora muito depois que as pessoas entendem como tudo funciona, mas os primeiros turnos são meio lentos. Então ele me sugeriu criar uma versão simplificada para o evento e uma duração mais curta para cada partida, assim assegurando que mais pessoas vão poder testar o jogo. Sendo assim algumas coisas como eventos, competidores e sabotagem vão ficar de fora do jogo, além dos jogadores já começarem com o terceiro passaporte liberado. Tudo isso para a partida dar uma acelerada. E mesmo assim não acho que vai rolar uma partida inteira.
Outra coisa que queria compartilhar é que esse final de semana veio a avaliação do jogo feito pelo pessoal do evento, e acho que é interessante dividir aqui o que foi dito sobre o jogo nessa avaliação e minha opinião sobre cada ponto. Obviamente tudo que estiver em "" será do avaliador que eu não faço ideia de quem seja e foram três pessoas, uma obviamente tinha muito a dizer sobre o jogo, pois seus comentários foram bem extensos. Quem quiser participar e dar sua opinião fique a vontade.
Primeiro avaliador:
"A primeira vista o tabuleiro parece um pouco poluído, muita informação visual(1). Tem uma boa iconografia, imagens nítidas no manual. Sinto que algumas coisas poderiam estar em ordem diferentes para facilitar o entendimento, como a anatomia das cartas vir antes, isso talvez ajudasse a melhorar o entendimento da ação de movimento que é bastante importante e pareceu um pouco confusa; a ordem da descrição das ações poderia estar na ordem que virão nas páginas, de modo geral sinto que precisa de um trabalho de revisão mais minucioso, talvez enxugar uns trechos (2). O jogo parece interessante, com formas variadas de estratégia o que também ajuda na rejogabilidade."
(1) - Concordo que o tabuleiro tem muita informação, imagina o que ele teria dito se tivesse visto os primeiros tabuleiros rs. E realmente precisa ser melhorado. Eu ainda vou mexer mais no tabuleiro e pretendo deixar mais claro, mas a quantidade de informação não tem como diminuir muito, infelizmente... Mas vou tentar deixar o mais claro possível.
(2) - A versão que mandei do manual para os avaliadores do evento foi a primeira que fez, a pequena, e muito das coisas que ela pontuou eu acabei corrigindo na segunda versão, pelo menos eu espero ter corrigido bem. A descrição das cartas realmente ficou estranha vir no final e fiz questão de colocar elas agora no primeiro momento que comento das cartas. Então acho que se ele desse uma olhada no manual agora teria uma visão melhor sobre. Sei que não está perfeito, mas a segunda versão está bem melhor que essa que foi envida para eles, que é a mesma que está anexada aqui na Ludupedia. Como eu às vezes faço várias mudanças em pouco tempo não gosto de ficar mandando arquivos para cá, espero ter certeza que está tudo certo. Se alguém quiser ver essa versão do manual tem no meu blog.
Segundo avaliador:
"É um jogo bem interessante que não esconde o seu desafio, com um material bem detalhado que não parece ser de um protótipo. A apresentação do vídeo na horizontal teria ajudado muito, possibilitando ver mais do mapa durante a explicação, onde existem muitos elementos em jogo. O manual é bem completo, mostrando curiosidades do momento da Belle Époque, mas me atentaria a diagramar melhor os textos, que usam uma fonte bem padrão, destoando da arte do título e arriscando muitas vezes sair do quadro da página.(1)"
(1) - É complicado querer usar no manual uma fonte mais rebuscada que pareça ser mais de época, mas que acabe dificultando um pouco a leitura, então eu optei por ter um texto bem claro e de fácil entendimento. Não foi uma escolha fácil, queria mesmo ter usado outra fonte, mas é melhor ter certeza que a pessoa vai ler com facilidade do que ter um texto bonito. Pelo menos esse foi meu ponto de vista. Se alguém souber uma fonte de época que seja fácil de ler e seja gratuita ficarei feliz com a recomendação.
"Acredito que o jogo peça vários tipos de bagagem; Cultural pela representação artística; Geográfica pois além dos continentes as cidades do mundo são os pontos de referência para as viagens, e social onde a experiencia com outros jogos de época e a possibilidade de os ter jogado pode ajudar ou dificultar a experiência. Os itens e cartas são bem feitos mas vistos de longe geram bastante poluição visual. Mas admito, pelo contexto da época e o estilo artístico usando... não parece haver muita escapatória.(2)"
(2) - Não sei bem o que dizer disso, acho que essa pessoa está tentando ver além do que tenho em mente. Sim o jogo se passa pelo mundo todo e com isso vamos ter várias culturas e regiões, mas nada disso está realmente refletido nas mecânicas do jogo. Afinal as pessoas estão correndo e mal ficam nas cidades para apreciar a cultura e o povo. Então sei lá. Admito que de longe o jogo pode ficar mesmo um pouco poluído, mas não conseguiria fazer diferente hoje. Nesse momento esse foi o meu melhor, amanhã espero que consiga me superar.
"A premissa é familiar com relação ao uso do mapa do mundo e o planejamento de rotas de viagem, mas apreciei bastante a aparição do protagonismo feminino na época, pois seria mais comum de ela ser apagada dado todo o contexto eurocêntrico. Apresentando até mesmo um personagem brasileiro ao final do manual com suas próprias peculiaridades. (3)"
(3) - Sim, concordo que a premissa seja familiar, mas tentei fazer um jogo que a pessoa não sinta que seja algo parecido com outros jogos desse tema. Principalmente pelo fato de eu não estar recontando o livro, sim estou usando essa temática, mas essa corrida é minha criação. E espero que os jogadores sintam isso. Quanto ao protagonismo feminino eu não pensei nisso, só queria que tivesse no jogo várias opções de pessoas de várias nacionalidades. Elas foram surgindo conforme fui imaginando. A única coisa que precisei de ajuda foi com os nomes.
Terceiro avaliador: Como ele escreveu muito, vou pegar o que achei mais interessante e que fala do jogo.
"• As mecânicas são, para mim, o melhor do projeto. Elas parecem muito divertidas e envolventes, parecem bem balanceadas. O baralho de clima é uma ótima sacada, e pode inclusive ser aprofundado para incluir fenômenos naturais e bloquear algumas passagens dos jogadores(1). O Telégrafo, assim como a movimentação pelo baralho de transporte, é fantástico e traz muitos desafios para os jogadores. Colocar a principal mecânica do jogo atrás de pequenas mecânicas de quebra-cabeça envolvendo diferentes meios de transporte e os passaportes foi uma ótima sacada.
• E os personagens agregam muito ao jogo, com diversidade na identidade das pessoas retratadas (em gênero, raça e cultura). Acho que um dos maiores acertos do designer foi entender que o jogo fala sobre a década de 1870, mas está sendo lançado na década de 2020. A pesquisa permite que resgatemos as forças apagadas pela dominação autoritária da época. E a pesquisa pode mostrar que o design da interface também pode ser contemporâneo, respeitando e trazendo à tona os movimentos artísticos da época e colaborando com a imersão dos jogadores no período histórico. (2)"
(1) - Eu pensei em ter cartas de clima especiais com fenômenos naturais como furações e coisas assim. Mas acabei desistindo da ideia. Não que ache de todo ruim, mas com certeza não faria nada que bloqueasse a jogada de algum jogador. Minha ideia era ter um tipo de carta com fundo transparente no tabuleiro com um tornado e uma carta de clina que puxasse esse tornado para a rota do jogador. Daí se mais alguém passasse pela rota, mesmo com o clima da carta sendo bom, o que contaria seria o tornado. Algo assim. Daria para pensar em outras coisas, mas como disse, eu acabei abandonando essa ideia.
(2) - Praticamente o mesmo ponto do comentário anterior, mas não pela lente do feminismo. Eu fiz questão de colocar um brasileiro no jogo e queria muito um brasileiro negro do Rio de Janeiro. Minha inspiração foi Machado de Assis, então o competidor acabou sendo um filho bastardo da elite carioca da época. Por mais que o Brasil tenha muita coisa que eu não goste, sou brasileiro e tenho orgulho do morar onde moro, então fiz questão disso no jogo. Esse também foi um dos motivos da corrida poder ser feita de qualquer lugar do globo, eu não queria que fosse possível somente uma rota pelo atlântico norte, o que possivelmente ocorreria se esse mesmo jogo fosse feito nos EUA ou na Europa, pelo menos é algo que eu acho que aconteceria...
"• Os componentes de cada jogador, como os conjuntos de peões e o tabuleiro com a carta de descanso, são muito bonitos e funcionais. É preciso tomar cuidado com a visualização dos peões no tabuleiro, porque a textura e a escolha de tons pode camufla-los. Principalmente as fichas. Portanto, acredito que o tabuleiro precise de uma revisão nas escolhas de cores e texturas. Gosto muito das referências para ilustração e dos tamanhos das fichas. Acredito que, como são muitas, alguns tipos precisem ser de um formato diferente, como quadradas ou retangulares (os passaportes ficariam lindos). Isso ajuda a diferenciar definitivamente os tokens de status, o dinheiro e os tokens dos jogadores. Senti falta de definir brevemente, com três ou quatro palavras, para que servem os peões e alguns tokens na lista de componentes do manual de regras. (3)"
(3) - Realmente eu não sei quanto a fichas de formato diferente, fiz tudo redondo pelo preço, acredito que mudando o formato pode ficar mais caro. Mas vou ver que conversar com a empresa que fez a impressão para verificar, pois concordo que formatos diferentes iam ajudar. Mas se o preço aumentar infelizmente não será algo possível de ser feito.
"• Com as cartas de regra rápida e interface dos tabuleiros individuais bem definida, acredito que o jogador tenha a capacidade de passar mais tempo pensando em suas estratégias do que lidando com o manejo das mecânicas, o que é muito positivo. Dessa forma, as possibilidades de ações estão bem definidas e suficientes para uma boa partida. (4)"
(4) - No jogo não tem uma carta guia nem nada assim, mas no tabuleiro tem um guia do que pode ser feito. Espero que isso seja o suficiente. Nos testes uma carta guia para algum ícones se mostrou necessária, então provavelmente vou ter que fazer uma para cada cor, mas isso não vai ser possível para o evento, e talvez seja uma meta da campanha.
"• Tenho certeza de que esse protótipo bem acabado já deve ter sido testado muitas vezes. E, como já dito anteriormente, recomendo que o designer invista em sessões de teste que foquem em outras áreas do produto, como o tirar e colocar os componentes na caixa, a leitura do livro de regras (ou seja, um teste em que o designer não dá nenhuma indicação ou informação sobre como lidar com a partida), e principalmente, a documentação do feedback de jogadores de diferentes idades, níveis de experiência com jogos e diferentes graus de acessibilidade visual (pessoas que usam óculos, por exemplo). (5)"
(5) - Seria lindo eu ter recursos para isso. Sem querer ser desrespeitosos, mas dá vontade de dar risada. Eu mal consigo gente para jogar o jogo normal, quanto mais fazer isso. Quando o jogo estava no protótipo impresso em papel normal pouca gente se interessava em jogar. Agora com ele bonito o pessoal pede para jogar, mas mesmo assim é complicado o povo arrumar tempo. E não tenho como arrumar gente para testar de outras forma. Queria muito poder fazer isso, mas hoje não consigo. E se eu deixar meu único protótipo com alguém para testes e tals e der alguma coisa eu não vou ter outro para o evento.
"• Um jogo bonito como esse grita por um designer gráfico que possa construir uma excelente identidade visual e uma excelente interface gráfica. As diretrizes já foram todas dadas pelo designer de jogo: as referências são muito bonitas e a pesquisa deu certo em muitos aspectos, até mesmo no logotipo. Isso está refletido na qualidade gráfica.
Outro contato importante para a formação de uma equipe nessa etapa de produção, e quase pós-produção, é o olhar de um ilustrador. Com a arte original, o jogo tem tudo para ser bem recebido em pitchings de apresentação, um financiamento coletivo e uma boa divulgação do produto. (6)"
(6) - Queria muito sim poder ter um ilustrador para fazer as coisas como queria que fossem, mas não tenho como. Até o tabuleiro que estava sendo feito pelo meu irmão, que é ilustrador profissional não posso contar, pois ele não estava cobrando nada, mas coisas aconteceram e ele não tem muito tempo para mexer no projeto, o que é uma pena. Então vou me virando com o que eu consigo realizar. Quando a apresentar meu jogo para uma editora, isso não vou fazer. Caso algum editora se interesse estou aberto ao diálogo, mas nesse momento vou continuar meus projetos de forma independente para quem tiver interesse. Sei que fiz algo legal, só preciso que as pessoas experimentem.
Bem gente, por hoje era isso, espero que tenham achado interessante. Para quem quiser ver o meu blog e o manual novo o endereço é esse:
https://radiated5.wordpress.com/2024/03/27/volta-ao-mundo-em-80-dias-a-grande-corrida-2/
Espero que todos tenham uma boa semana!