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  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated09/04/24 15:44
    Radiated » 09/04/24 15:44

    Boa tarde pessoal, eu aqui de novo para continuar falando um pouco do desenvolvimento do meu jogo. Bem fico feliz em informar que vou estar presente na área de protótipos do Diversão Offline desse ano, 2024, o jogo foi aprovado e agora preciso preparar as coisas para participar do evento. Como não sabia se ia não tinha feito nenhuma reserva ou compra de passagens, então preciso ver isso agora. E para ajudar eu fui demitido do meu trabalho esse mês, então meu orçamento que já era limitado está ainda mais limitado. 

    Por causa desse infortúnio estou fazendo uma proposta de patrocínio para uma loja de jogos de tabuleiro da minha cidade, como eles também vendem jogos online talvez a divulgação ajude eles a aceitar a proposta. Isso ajudaria bastante a ir para o evento sem ficar tão preocupado com essa parte financeira. 

    Outro ponto é que minha esposa faz questão que o jogo já esteja disponível para ou algo do gênero para as pessoas que estiverem no local. Eu realmente não queria já lançar a campanha de financiamento coletivo tão cedo, mas ficar desempregado mudou um poucos os planos, mesmo eu não fazendo isso pelo lucro ir para esse evento é um gasto grande. Como não sou de SP há o custo da passagem, estadia, alimentação, inscrição, banner e tudo mais que não consigo imaginar, então ela espera que de alguma forma esse evento traga algum retorno. 

    Se por sorte o patrocínio rolar acho que isso muda, mas caso contrário o financiamento coletivo do jogo deve começar por volta do Diversão Offline. Afinal o jogo está praticamente finalizado. 
    Não cheguei a comentar, mas o novo manual está finalizado e ficou muito bom, quem ainda não viu há umas fotos dele no Insta.   

    Por hoje era isso, preciso organizar as coisas para tornar o jogo uma realidade. E quem estiver lá pelo evento desse ano, convido para dar uma passada lá nos protótipos e tirar um tempo para jogar uma partida. 

    Tenham uma ótima semana. 

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated15/04/24 11:34
    Radiated » 15/04/24 11:34

    Bom dia pessoal. 

    Faz alguns dias que estou com a última versão do meu jogo comigo, a mesma que estará disponível para as pessoas jogarem no Diversão Offline e consegui realizar alguns testes para ver se as mudanças no balanceamento nas cartas ficaram como eu esperava. E, sem nenhuma dúvida, os últimos testes foram os melhores. O jogo está indo mais rápido e o mercado está fluindo melhor. Agora nenhuma carta de movimento possui o mesmo efeito nos dois lados, então o jogador precisa ficar sempre engajado em como melhor aproveitar suas ações para ter o melhor bônus possível. As cartas de balões têm se provado muito poderosas, mas nada quebrado, principalmente por serem caras e haver poucas no jogo. 

    Ainda preciso ter certeza que os competidores estão bem balanceados, eles parecem, mas falta testes para isso, não consegui jogar o suficiente com todos para ter uma boa base. Não mudei nada no tabuleiro, e isso ainda não foi descartado, mas do jeito que as coisas estão agora não vejo motivo para mexer, mas talvez ainda seja necessário reduzir uma casa de cada rota. Mas não é algo que eu vá fazer agora. 

    Estou muito satisfeito de como o jogo ficou e espero que todos que tenham a oportunidade de jogar também gostem. 

    Por hoje era isso, infelizmente nesse momento não tenho tantas novidades. Vou tentar fazer um vídeo melhorzinho com as regras atuais do jogo. E quando isso acontecer vou postar aqui também. Espero que todos tenham uma ótima semana. 

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated22/04/24 14:23
    Radiated » 22/04/24 14:23

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para falar como está indo o desenvolvimento do meu jogo. Como falei anteriormente estou preparando as coisas para o evento Diversão Offline. Estou fazendo o banner que vai estar exposto lá nesse momento. Como eu não tenho nenhuma experiência com isso está demorando um pouco. Sem falar que tenho que fazer as coisas de casa que negligenciei por muito tempo, pois estava trabalhando no meu antigo emprego. Agora como estou em casa tenho que fazer. Aos poucos o banner está saindo, não está maravilhoso, mas acho que vai ficar bom em passar as informações do jogo. 

    Ainda estou testando o jogo e fico feliz em informar que com as últimas mudanças ele parece finalizado, ainda acho que o tabuleiro precisa ser modificado, mas é coisa pouca. Há também espaço para mais mecânicas caso eu queria deixar o jogo um pouco mais complexo, mas do jeito que está agora já é muito bom e a experiência de todos que testaram foi extremamente positiva. Todos saíram da partida tentando ver um dia para jogar novamente. 

    Um dos jogadores que participou dos testes foi no Diversão Offline de 2023 e ele me deu algumas dicas de como apresentar o protótipo, pois ele me falou que será muito difícil rodar uma partida completa e com todas as regras, por questão de tempo, pois o jogo tem uma duração de umas 2h pra mais na primeira partida mais explicação. O jogo não demora muito depois que as pessoas entendem como tudo funciona, mas os primeiros turnos são meio lentos. Então ele me sugeriu criar uma versão simplificada para o evento e uma duração mais curta para cada partida, assim assegurando que mais pessoas vão poder testar o jogo. Sendo assim algumas coisas como eventos, competidores e sabotagem vão ficar de fora do jogo, além dos jogadores já começarem com o terceiro passaporte liberado. Tudo isso para a partida dar uma acelerada. E mesmo assim não acho que vai rolar uma partida inteira. 

    Outra coisa que queria compartilhar é que esse final de semana veio a avaliação do jogo feito pelo pessoal do evento, e acho que é interessante dividir aqui o que foi dito sobre o jogo nessa avaliação e minha opinião sobre cada ponto. Obviamente tudo que estiver em "" será do avaliador que eu não faço ideia de quem seja e foram três pessoas, uma obviamente tinha muito a dizer sobre o jogo, pois seus comentários foram bem extensos. Quem quiser participar e dar sua opinião fique a vontade. 

    Primeiro avaliador: 

    "A primeira vista o tabuleiro parece um pouco poluído, muita informação visual(1). Tem uma boa iconografia, imagens nítidas no manual. Sinto que algumas coisas poderiam estar em ordem diferentes para facilitar o entendimento, como a anatomia das cartas vir antes, isso talvez ajudasse a melhorar o entendimento da ação de movimento que é bastante importante e pareceu um pouco confusa; a ordem da descrição das ações poderia estar na ordem que virão nas páginas, de modo geral sinto que precisa de um trabalho de revisão mais minucioso, talvez enxugar uns trechos (2). O jogo parece interessante, com formas variadas de estratégia o que também ajuda na rejogabilidade."

    (1) - Concordo que o tabuleiro tem muita informação, imagina o que ele teria dito se tivesse visto os primeiros tabuleiros rs. E realmente precisa ser melhorado. Eu ainda vou mexer mais no tabuleiro e pretendo deixar mais claro, mas a quantidade de informação não tem como diminuir muito, infelizmente... Mas vou tentar deixar o mais claro possível. 
    (2) - A versão que mandei do manual para os avaliadores do evento foi a primeira que fez, a pequena, e muito das coisas que ela pontuou eu acabei corrigindo na segunda versão, pelo menos eu espero ter corrigido bem. A descrição das cartas realmente ficou estranha vir no final e fiz questão de colocar elas agora no primeiro momento que comento das cartas. Então acho que se ele desse uma olhada no manual agora teria uma visão melhor sobre. Sei que não está perfeito, mas a segunda versão está bem melhor que essa que foi envida para eles, que é a mesma que está anexada aqui na Ludupedia. Como eu às vezes faço várias mudanças em pouco tempo não gosto de ficar mandando arquivos para cá, espero ter certeza que está tudo certo. Se alguém quiser ver essa versão do manual tem no meu blog. 

    Segundo avaliador: 

    "É um jogo bem interessante que não esconde o seu desafio, com um material bem detalhado que não parece ser de um protótipo. A apresentação do vídeo na horizontal teria ajudado muito, possibilitando ver mais do mapa durante a explicação, onde existem muitos elementos em jogo. O manual é bem completo, mostrando curiosidades do momento da Belle Époque, mas me atentaria a diagramar melhor os textos, que usam uma fonte bem padrão, destoando da arte do título e arriscando muitas vezes sair do quadro da página.(1)"

    (1) - É complicado querer usar no manual uma fonte mais rebuscada que pareça ser mais de época, mas que acabe dificultando um pouco a leitura, então eu optei por ter um texto bem claro e de fácil entendimento. Não foi uma escolha fácil, queria mesmo ter usado outra fonte, mas é melhor ter certeza que a pessoa vai ler com facilidade do que ter um texto bonito. Pelo menos esse foi meu ponto de vista. Se alguém souber uma fonte de época que seja fácil de ler e seja gratuita ficarei feliz com a recomendação. 

    "Acredito que o jogo peça vários tipos de bagagem; Cultural pela representação artística; Geográfica pois além dos continentes as cidades do mundo são os pontos de referência para as viagens, e social onde a experiencia com outros jogos de época e a possibilidade de os ter jogado pode ajudar ou dificultar a experiência. Os itens e cartas são bem feitos mas vistos de longe geram bastante poluição visual. Mas admito, pelo contexto da época e o estilo artístico usando... não parece haver muita escapatória.(2)"

    (2) - Não sei bem o que dizer disso, acho que essa pessoa está tentando ver além do que tenho em mente. Sim o jogo se passa pelo mundo todo e com isso vamos ter várias culturas e regiões, mas nada disso está realmente refletido nas mecânicas do jogo. Afinal as pessoas estão correndo e mal ficam nas cidades para apreciar a cultura e o povo. Então sei lá. Admito que de longe o jogo pode ficar mesmo um pouco poluído, mas não conseguiria fazer diferente hoje. Nesse momento esse foi o meu melhor, amanhã espero que consiga me superar.

    "A premissa é familiar com relação ao uso do mapa do mundo e o planejamento de rotas de viagem, mas apreciei bastante a aparição do protagonismo feminino na época, pois seria mais comum de ela ser apagada dado todo o contexto eurocêntrico. Apresentando até mesmo um personagem brasileiro ao final do manual com suas próprias peculiaridades. (3)"

    (3) - Sim, concordo que a premissa seja familiar, mas tentei fazer um jogo que a pessoa não sinta que seja algo parecido com outros jogos desse tema. Principalmente pelo fato de eu não estar recontando o livro, sim estou usando essa temática, mas essa corrida é minha criação. E espero que os jogadores sintam isso. Quanto ao protagonismo feminino eu não pensei nisso, só queria que tivesse no jogo várias opções de pessoas de várias nacionalidades. Elas foram surgindo conforme fui imaginando. A única coisa que precisei de ajuda foi com os nomes. 

    Terceiro avaliador: Como ele escreveu muito, vou pegar o que achei mais interessante e que fala do jogo.

    "• As mecânicas são, para mim, o melhor do projeto. Elas parecem muito divertidas e envolventes, parecem bem balanceadas. O baralho de clima é uma ótima sacada, e pode inclusive ser aprofundado para incluir fenômenos naturais e bloquear algumas passagens dos jogadores(1). O Telégrafo, assim como a movimentação pelo baralho de transporte, é fantástico e traz muitos desafios para os jogadores. Colocar a principal mecânica do jogo atrás de pequenas mecânicas de quebra-cabeça envolvendo diferentes meios de transporte e os passaportes foi uma ótima sacada.
    • E os personagens agregam muito ao jogo, com diversidade na identidade das pessoas retratadas (em gênero, raça e cultura). Acho que um dos maiores acertos do designer foi entender que o jogo fala sobre a década de 1870, mas está sendo lançado na década de 2020. A pesquisa permite que resgatemos as forças apagadas pela dominação autoritária da época. E a pesquisa pode mostrar que o design da interface também pode ser contemporâneo, respeitando e trazendo à tona os movimentos artísticos da época e colaborando com a imersão dos jogadores no período histórico. (2)"

    (1) - Eu pensei em ter cartas de clima especiais com fenômenos naturais como furações e coisas assim. Mas acabei desistindo da ideia. Não que ache de todo ruim, mas com certeza não faria nada que bloqueasse a jogada de algum jogador. Minha ideia era ter um tipo de carta com fundo transparente no tabuleiro com um tornado e uma carta de clina que puxasse esse tornado para a rota do jogador. Daí se mais alguém passasse pela rota, mesmo com o clima da carta sendo bom, o que contaria seria o tornado. Algo assim. Daria para pensar em outras coisas, mas como disse, eu acabei abandonando essa ideia. 

    (2) - Praticamente o mesmo ponto do comentário anterior, mas não pela lente do feminismo. Eu fiz questão de colocar um brasileiro no jogo e queria muito um brasileiro negro do Rio de Janeiro. Minha inspiração foi Machado de Assis, então o competidor acabou sendo um filho bastardo da elite carioca da época. Por mais que o Brasil tenha muita coisa que eu não goste, sou brasileiro e tenho orgulho do morar onde moro, então fiz questão disso no jogo. Esse também foi um dos motivos da corrida poder ser feita de qualquer lugar do globo, eu não queria que fosse possível somente uma rota pelo atlântico norte, o que possivelmente ocorreria se esse mesmo jogo fosse feito nos EUA ou na Europa, pelo menos é algo que eu acho que aconteceria...

    "• Os componentes de cada jogador, como os conjuntos de peões e o tabuleiro com a carta de descanso, são muito bonitos e funcionais. É preciso tomar cuidado com a visualização dos peões no tabuleiro, porque a textura e a escolha de tons pode camufla-los. Principalmente as fichas. Portanto, acredito que o tabuleiro precise de uma revisão nas escolhas de cores e texturas. Gosto muito das referências para ilustração e dos tamanhos das fichas. Acredito que, como são muitas, alguns tipos precisem ser de um formato diferente, como quadradas ou retangulares (os passaportes ficariam lindos). Isso ajuda a diferenciar definitivamente os tokens de status, o dinheiro e os tokens dos jogadores. Senti falta de definir brevemente, com três ou quatro palavras, para que servem os peões e alguns tokens na lista de componentes do manual de regras. (3)"

    (3) - Realmente eu não sei quanto a fichas de formato diferente, fiz tudo redondo pelo preço, acredito que mudando o formato pode ficar mais caro. Mas vou ver que conversar com a empresa que fez a impressão para verificar, pois concordo que formatos diferentes iam ajudar. Mas se o preço aumentar infelizmente não será algo possível de ser feito. 

    "• Com as cartas de regra rápida e interface dos tabuleiros individuais bem definida, acredito que o jogador tenha a capacidade de passar mais tempo pensando em suas estratégias do que lidando com o manejo das mecânicas, o que é muito positivo. Dessa forma, as possibilidades de ações estão bem definidas e suficientes para uma boa partida. (4)"

    (4) - No jogo não tem uma carta guia nem nada assim, mas no tabuleiro tem um guia do que pode ser feito. Espero que isso seja o suficiente. Nos testes uma carta guia para algum ícones se mostrou necessária, então provavelmente vou ter que fazer uma para cada cor, mas isso não vai ser possível para o evento, e talvez seja uma meta da campanha. 

    "• Tenho certeza de que esse protótipo bem acabado já deve ter sido testado muitas vezes. E, como já dito anteriormente, recomendo que o designer invista em sessões de teste que foquem em outras áreas do produto, como o tirar e colocar os componentes na caixa, a leitura do livro de regras (ou seja, um teste em que o designer não dá nenhuma indicação ou informação sobre como lidar com a partida), e principalmente, a documentação do feedback de jogadores de diferentes idades, níveis de experiência com jogos e diferentes graus de acessibilidade visual (pessoas que usam óculos, por exemplo). (5)"

    (5) - Seria lindo eu ter recursos para isso. Sem querer ser desrespeitosos, mas dá vontade de dar risada. Eu mal consigo gente para jogar o jogo normal, quanto mais fazer isso. Quando o jogo estava no protótipo impresso em papel normal pouca gente se interessava em jogar. Agora com ele bonito o pessoal pede para jogar, mas mesmo assim é complicado o povo arrumar tempo. E não tenho como arrumar gente para testar de outras forma. Queria muito poder fazer isso, mas hoje não consigo. E se eu deixar meu único protótipo com alguém para testes e tals e der alguma coisa eu não vou ter outro para o evento.

    "• Um jogo bonito como esse grita por um designer gráfico que possa construir uma excelente identidade visual e uma excelente interface gráfica. As diretrizes já foram todas dadas pelo designer de jogo: as referências são muito bonitas e a pesquisa deu certo em muitos aspectos, até mesmo no logotipo. Isso está refletido na qualidade gráfica.
    Outro contato importante para a formação de uma equipe nessa etapa de produção, e quase pós-produção, é o olhar de um ilustrador. Com a arte original, o jogo tem tudo para ser bem recebido em pitchings de apresentação, um financiamento coletivo e uma boa divulgação do produto. (6)"

    (6) - Queria muito sim poder ter um ilustrador para fazer as coisas como queria que fossem, mas não tenho como. Até o tabuleiro que estava sendo feito pelo meu irmão, que é ilustrador profissional não posso contar, pois ele não estava cobrando nada, mas coisas aconteceram e ele não tem muito tempo para mexer no projeto, o que é uma pena. Então vou me virando com o que eu consigo realizar. Quando a apresentar meu jogo para uma editora, isso não vou fazer. Caso algum editora se interesse estou aberto ao diálogo, mas nesse momento vou continuar meus projetos de forma independente para quem tiver interesse. Sei que fiz algo legal, só preciso que as pessoas experimentem. 

    Bem gente, por hoje era isso, espero que tenham achado interessante. Para quem quiser ver o meu blog e o manual novo o endereço é esse:

    https://radiated5.wordpress.com/2024/03/27/volta-ao-mundo-em-80-dias-a-grande-corrida-2/

    Espero que todos tenham uma boa semana!

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated14/05/24 21:08
    Radiated » 14/05/24 21:08

    Boa noite pessoal, eu aqui novamente para atualizar como está o desenvolvimento do meu jogo A volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! Infelizmente não consegui realizar muitos testes pelo fato de ter ficado extremamente gripado no final de abril início de maio. Mas foi uma gripe muito forte que me derrubou por quase três semanas. Agora que estou melhor, mas mesmo assim fico sem fôlego quando falo muito ou coisas assim, sem falar que ainda não me livrei da tosse. 

    Mas coisas aconteceram. Como já informei no post do Catarse a pré-campanha foi encerrada naquela plataforma, pois em conversa com o Hildebrando Dantas, autor do Operação Natal, ele me sugeriu ir atrás do MeepleStarter. Disse para eu pelo menos tentar contato com a empresa e verificar a proposta da plataforma. Eu não tinha visto nada por lá, pois não há como você por seu projeto diretamente pelo site, precisa entrar em contato, e por este motivo não havia feito. Mas ele conseguiu me convencer do contrário e semana passada participei de uma reunião com uma representante deles e foi uma conversa muito proveitosa. E como fruto dessa discussão o jogo vai entrar em financiamento pelo MeepleStarter mais próximo do final do ano, e do Diversão Offline até o início do financiamento coletivo vou tentar divulgar o projeto da melhor forma que conseguir. Mas não deve ser muito final do ano não, acho que no máximo outubro. 

    Outra coisa que estou fazendo é criar um vídeo mais atualizado e melhorzinho com as regras do jogo. Eu não tenho saco para edição e nem muito talento, mas estou tentando fazer algo direto e dinâmico para não ficar muito chato. Mas não esperem muito. 

    E para finalizar quero deixar o convite para todos acompanharem a entrevista que vai rolar no canal RobotGeeks na próxima segunda dia 20/05 20:30 onde vou falar um pouco sobre o jogo junto com outro participante do Diversão Offline. 

    Por hoje é isso, espero que tenham uma boa semana e fui!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated03/06/24 22:56
    Radiated » 03/06/24 22:56

    Boa noite pessoal, eu aqui novamente para falar um pouco sobre o desenvolvimento do meu jogo A volta ao mundo em 80 dias. - A grande corrida! Como vocês devem saber eu estava com ele lá no DOFF e posso dizer que a experiência como um todo foi um sucesso. Obviamente houve sugestões e pontos que surgiram dos testes, e aqui vou comentar um pouco sobre eles e o que será alterado no jogo daqui para frente. 

    Como o jogo é um euro médio (+/-), não foi possível testar o jogo com todas as regras, então as partidas foram simplificadas e durante uns doze movimentos, o suficiente para que os jogadores conseguissem ter uma noção do jogo. No início os testes foram um pouco mais longos, mas logo tivemos que reduzir as regras utilizadas para facilitar a explicação. Então fui removendo tudo que vi que não era essencial. Então algumas das sugestões feitas já estão implementadas no jogo, por este motivo vou comentar somente aquelas que ainda não foram implementadas e as sugestões visuais. 

    O jogo é uma corrida, mas o vencedor não é decidido por quem termina o percurso primeiro, e sim quem faz em menos tempo. Desde o início do desenvolvimento eu já tinha uma noção que talvez fosse necessário ter algum incentivo para que o jogador terminasse primeiro, antes que os outros competidores. Mas isso nunca foi implementado, hoje isso só serve como critério de desempate. Muitas das pessoas que participaram, de uma forma direta ou indireta, fizeram sugestões que apontavam para a necessidade desse incentivo de se terminar a corrida primeiro. Como isso já passava pela minha cabeça eu já tinha algumas ideias, mas nada que me parecesse bom, talvez por isso nunca tinha sido implementado. Felizmente durante o evento eu tive uma ideia que me agradou, ainda preciso trabalhar as minucias. A ideia seria que após o primeiro jogador terminar a corrida os modificadores de clima são alterados em +1, e em uma partida com três/quatro jogadores após mais um jogador terminar seu percurso esses modificadores aumentariam em +2. Essa modificação seria marcado no tabuleiro por uma carta que taparia os valores normais impressos mostrando os novos valores. Dessa forma a competição para os competidores restantes fica mais difícil, criando esse incentivo para terminar antes, sem criar um sentimento negativo de dar ao primeiro colocado um bônus que os outros não receberam. Eu particularmente fiquei bem satisfeito com essa ideia, só preciso testar pra ter certeza que vai funcionar legal. 

    Já os outros comentários foram praticamente visuais. Muitos jogadores, se não todos, pediram para que haja no jogo algum marcador, ou peça, que fique no tabuleiro para que eles possam ver facilmente a todo momento do jogo o local da onde saírem e para onde devem voltar. Eu nunca vi necessidade nisso, nenhum dos jogadores que testaram antes haviam me solicitado algo assim, mas isso foi algo praticamente universal no DOFF, então é algo que vou pensar em como implementar, afinal é algo bem simples que não vai mudar muito as coisas.

    Outro ponto foi deixar os ícones maiores e um pouco mais claros. Isso vai ser um pouco mais complicado, mas é algo que vou fazer. Deixar maior com certeza, o que me preocupa é como deixar eles mais claros. Principalmente o ícone de andar mais uma casa. Esse eu acredito que vou ter que repensá-lo. Não foi um problema, de forma alguma, mas foi um ícone que as pessoas não conseguiram identificar de imediato, enquanto outros não teve esse problema. 

    Outro ponto foi com relação as cartas de cidades, muitos jogadores pediram para que na carta haja uma identificação de em qual parte do mundo aquela cidade se encontra, e também que as cores dos continentes no tabuleiro (das cidades) sejam diferentes. Da parte do tabuleiro é fácil mudar, já as cartas é um pouco mais complicado, mas é possível. Algo que com certeza será implementado. 

    Outro ponto requisitado é que haja algum ícone nas cartas de movimento para indicar o tipo de transporte de forma mais fácil, muitas vezes do outro lado da mesa só ver uma imagem de cabeça pra baixo não é muito fácil. Então, ainda não sei como vai ser, mas vou tentar implementar isso também.

    De forma geral esses foram os principais pontos que surgiram dos testes do DOFF. Fiquei muito feliz que o povo gostou do jogo e espero que com essas melhorias ele fique ideal para que seja iniciado o FC para que fique disponível para quem quiser jogar, afinal esse é o objetivo, ter pessoas que estão afim jogando o jogo. Espero que tenham curtido o post, e sempre que tiver alguma novidade irei postar aqui.

    Se você jogou o jogo no DOFF ia adorar ouvir seu comentário, fique livre para postar fotos que bateram e as avaliações. 

    Tenham todos uma ótima semana!

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  • Radiated
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    Radiated09/06/24 13:25
    Radiated » 09/06/24 13:25

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para falar sobre o desenvolvimento do meu jogo sobre a volta ao mundo em 80 dias. Quero começar hoje falando sobre como ficou um dos pontos que comentei no post passado, sobre o fato do baralho de clima ficar mais desafiador após um jogador terminar a corrida. No baralho de clima atual há 20 cartas. A proposta inicial foi que quando o primeiro jogador terminasse a corrida esse modificador de clima fosse alterado em +1 dia de trajeto e depois, numa partida com 4 ou 3 jogadores, quando mais um jogador terminasse a partida, o modificador fosse alterado novamente agora para +2. 

    Essa não foi uma má ideia, mas eu fiquei pensando e acho que dava para deixar melhor. Então ela será implementada de outra forma. O modificar de +1 entrará em jogo assim que o baralho de clima precisar ser reembaralhado, assim a pressão da corrida cairá sobre todos os jogadores, incluindo os que estão mais próximo do final. Já o segundo modificador só passará a valer após o primeiro competidor finalizar a corrida. Com isso acho que resolvo o problema que o pessoal que testou do jogo não te pressionar o bastante para finar o jogo rápido. Mas isso precisa ser testado, o que deverá ocorrer nas próximas semanas. 

    Além disso no grupo de WhatsApps da Pré campanha do FC eu coloquei uma enquete perguntando o que o povo gostaria como metas. Aqui vou falar um pouco sobre as mais votadas. 

    De longe a opção mais votada foi competidores diferentes assim aumentando a assimetria no jogo. Hoje tenho 12 personagens no jogo. Acho que consigo desenvolver mais 4, mas preciso testá-los para ter certeza que vão ser divertidos de usar. Um deles começaria o jogo com um telégrafo diferente, mas não sei bem qual seria a outra habilidade, eu imagino que ele poderia manipular o telégrafo com mais facilidade. Penso que outras mecânicas do jogo precisam de competidores que as utilizem de forma benéfica, então um competidor pode ganhar algum benefício sempre que uma carta é descartada do seu tableau, ou algo assim. Ainda preciso pensar e assim que eles estiverem prontos deve comentar sobre.  

    O segundo mais votado foi um modulo solitário para o jogo. Felizmente eu já tive experiência criando um modo solo para o meu jogo anterior então não vai ser a minha primeira vez fazendo isso, mas esse com certeza será mais complexo do que o utilizado no Jornada Z. Afinal no meu jogo anterior os zumbis já eram meio autônomos, então facilitava ter um modo solo. Aqui não é a questão. Mas já tenho uma ideia de como vai funcionar, só preciso criar e testar bastante para ajustar e ficar bom. 

    A ideia é um baralho com cartas para cada passaporte, nem todas as cartas são utilizadas num jogo, assim criando mais variação de jogo para jogo. Nas cartas vão ter ações que são executadas conforme uma lista de prioridades, ou algo do tipo, quando o rival avança um passaporte o jogador passa para o baralho do próximo passaporte. Claro que esses baralhos não vão ser enormes, talvez cinco, seis cartas cada, preciso ver ainda, mas penso em algo assim. 

    Outro ponto que acho que não comentei é que vou alterar a ação secundária de descartar cartas do mercado, hoje ela só descarta uma única carta, vou alterar para que seja descartado duas cartas assim tornando a ação mais atraente em um jogo para dois jogadores.

    Bem gente por hoje é isso, espero que estejam achando interessante, qualquer dúvida ou comentário ficarei feliz em ouvir. Até!  

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  • Radiated
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    Radiated15/06/24 09:20
    Radiated » 15/06/24 09:20

    Bom dia pessoal, eu aqui novamente para falar como anda o desenvolvimento do meu jogo. Estou tentando fazer o que é mais tranquilo meio rápido para poder ter tempo de fazer o que é mais difícil bem. Então as modificações das cartas de eventos já foram finalizadas, que eram só uns balanceamentos mínimos e alterações nos textos para deixar bem claro os efeitos. E agora comecei a mexer nas cartas de movimento, como já havia dito anteriormente em outro post uma reclamação dos jogadores foi o tamanho dos ícones e que não havia um símbolo indicando o tipo da carta. Espero que da forma que a carta está agora isso se resolva. Vou por abaixo um exemplo de cada um dos tipo de carta, menos do balão, pois essa eu ainda não fiz, mas as cartas negativas usam o mesmo ícone de identificação, então já dá de ter uma noção de como vão ficar. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f69a3_6b24xz.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8e6e5_6b24xz.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6a079_6b24xz.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/df6ac_6b24xz.png

    Hoje eu devo realizar o primeiro teste com a nova regra de alterar o valor do clima, e terça um segundo. Após esses dois jogos eu vou descrever aqui o que achei dos jogos, mas estou bem confiante na mudança, pois todo o jogo já está bem redondo, isso seria só um incentivo mesmo para a partida ser finalizada mais rápido. 

    Espero que estejam achando interessante e qualquer coisa só entrar em contato, tenham um ótimo final de semana!

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  • Radiated
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    Radiated18/06/24 11:49
    Radiated » 18/06/24 11:49

    Bom dia pessoal, eu aqui novamente para falar como anda o desenvolvimento do jogo A volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! E como havia dito anteriormente esse sábado que passou eu realizei um teste do jogo com algumas mudanças que foram sugeridas no DOFF e também utilizei um competidor que será dado como meta caso o jogo chegue lá. No post de hoje não vou me estender muito no jogo em si, pois quero aguardar o segundo teste que ocorrerá hoje, dia 18/06, para depois falar sobre o que achei das mudanças. Nessa postagem quero falar um pouco sobre o competidores que foram utilizados e uma pequena mudança visual que me foi sugerida após eu ter mostrado as novas cartas, e é por esse ponto que começo:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/441f3_41v8wh.jpg

    Anteriormente as cartas coringas, ou seja, aquelas que são utilizadas em qualquer trajetos, eram marcadas com um globo. Mas depois de muita conversa ficou claro que o ideal seria manter o padrão e registrar esse tipo de cartão com o balão, que é o símbolo das cartas coringa, então dessa forma as cartas de movimento foram alteradas. E inclusive as novas cartas de movimento já estão no Tabletopia. 

    Agora os competidores. O personagem indiano está muito forte. Os melhores tempos do jogo foram realizados utilizando ele. Não acho que suas habilidade estão quebradas, mas ele está recebendo o segundo desconto no mercado muito cedo, já no terceiro passaporte, assim adiantando muito seu jogo. Isso vai ser alterado, o desconto será recebido no quarto passaporte. Não acho que outras mudanças serão necessárias. Mas ele é um personagem que pede atenção dos outros competidores, e talvez até algumas jogadas mais agressivas, como descartar telégrafos que não vão ser adquiridos do mercado para mantê-lo em cheque. 

    Outro competidor utilizado foi o Americano Alex, e ele se mostrou fraco, pois uma de suas habilidades é colocar marcadores de desconto em cartas que não são utilizadas, mas o jogador precisa escolher não usá-las. Até aí tudo bem, mas o problema é que fazer isso com a frequência necessária para que esses marcadores façam diferença acaba colocando o personagem atrás, pois não dá de colocar em qualquer carta não utilizada no movimento, tem que ser uma que você escolhe não usar. Sendo assim a segundo habilidade, essa de colocar os marcadores precisa ser flexibilizada, a primeira habilidade ainda é boa, escolher não usar uma carta é algo bom, mas forçar isso para receber um benefício não foi ideal e precisa ser ajustado. 

    Já o competidor italiano, o que será liberado em uma das metas foi um desastre, o telégrafo que ele começa não está balanceado o suficiente para ser bom e justificar suas restrições. Então preciso melhorar isso logo. Porém eu quero fazer isso depois de dar uma geral nos ícones dos telégrafos, coisa que ainda não fiz. Outro ponto que vou alterar é o fato do jogador ter que pagar para melhorar seu telégrafo quando chega no quarta passaporte, não faz sentido, já que essa é a sua habilidade, a melhoria deveria ser imediata. 

    Bem gente, por hoje é isso, espero que estejam achando interessante, mas antes de me despedir quero colocar aqui também como ficaram as cartas de cidades com os continentes de cada local, algo que foi solicitado também no DOFF.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0af30_41v8wh.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/59ca5_41v8wh.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/563f8_41v8wh.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/62710_41v8wh.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7b017_41v8wh.png

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  • Radiated
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    Radiated24/06/24 15:52
    Radiated » 24/06/24 15:52

    Boa tarde pessoal, aqui novamente para falar como foram os últimos testes do jogo como havia dito anteriormente. Infelizmente demorou um pouco, pois o segundo jogo aconteceu quinta e não terça. Então vamos ao que reparei dos testes, vou me concentrar somente na parte das mecânicas do jogo e não no visual, pois logo terá outro post sobre isso, mas não aqui, vou gerar uma nova discussão. 

    Quanto aos testes: As mudanças feitas depois do DOFF deixaram realmente o jogo melhor, a punição de dias fez as duas partidas correram mais rápido acentuando a sensação de corrida que faltava ao jogo. Ainda precisa de mais testes, mas me pergunto se não vale a pena aumentar para +3, no lugar de +2, a modificação do clima quando um jogador finaliza a corrida. Assim deixando ainda mais competitiva a disputa durante o jogo. Mas por enquanto, do jeito que está, o +2 funcionou muito bem nos dois testes. Outro ponto que muitas pessoas já tinham me pedido para que não tivesse no jogo, mas que eu gostaria de manter é a regra que um jogador não pode voltar numa casa que ele já passou. Inicialmente eu fiz dessa forma só mesmo para forçar os jogadores a irem sempre pra frente, porém em uma das partidas ocorreu uma situação, que, se mantido dessa forma vai acarretar em algo que não quero pro jogo. 

    Explicando rapidamente o que ocorreu foi que um jogador saiu de Maputo (costa leste da África) e desceu por Madagascar para pegar a rota da Austrália, que é uma rota mais longa de dias e casas, porém muito marítima. E, para voltar para Maputo, ele fez o mesmo caminho por Madagascar, por ir por dentro da África não era interessante, já que seu tableau só tinha cartas de barco praticamente. Eu não impedi ele de fazer esse trajeto, pois não estava nos meus planos que a regra que não se pode voltar a uma casa já visita fosse aplicada assim. Então, depois de pensar nos vários argumentos que me deram para essa regra não estar no jogo e ver o ocorrido no teste acredito que seja melhor mesmo não ter mais essa restrição nos movimentos. Pois é como me informaram, faz parte do jogo saber para onde ir, se a pessoa tiver que voltar pois não prestou atenção na rota ela tem que poder, mesmo que por isso ela será penalizada no tempo. 

    Do resto o jogo está bem redondo, os dois testes foram muito bons e as pessoas gostaram das partidas. Ainda acredito que o mapa precisa ter as rotas reduzidas em uma ou duas casas, para que o jogo termine um pouco antes, mas somente isso. Espero que estejam achando interessante e que todos tenham uma ótima semana! 

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  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated02/07/24 20:29
    Radiated » 02/07/24 20:29

    Boa noite pessoal, aqui novamente para dar uma atualizada em como anda o desenvolvimento do jogo. Esse fim de semana que passou consegui testar um dos competidores que vão estar nas metas do FC, e diferente do primeiro teste que realizei com um competidor extra, esse foi bem melhor.

    Diferente do primeiro competidor que testei, que começava o jogo com um telégrafo especial, esse novo recebe fama quando compra cartas, porém as cartas são um pouco mais caras. E essa dinâmica ficou bem legal, pois você acaba deixando de ligar para a fama do telégrafo e fica utilizando ele somente pelo dinheiro, o que faz a partida ser diferente do que normalmente é feito com os outros competidores. 

    Além disso deu de testar as outras mudanças feitas, coisas que já havia dito nos posts anteriores, e tudo funcionou muito bem. 

    Acredito que falta pouco para eu começar a trabalhar no modo solo, quero primeiro fazer quatro novos competidores e testá-los. Não imagino mais que isso como metas. 

    Infelizmente não tenho muitas novidades no momento, estou esperando as novas artes para divulgar, lembrando que vão ser somente umas amostras, afinal preciso que a campanha dê certo para que todo o jogo receba essa arte nova.

    Espero que todos tenham uma boa semana!

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