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  • Radiated
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    Radiated17/04/23 09:21
    Radiated » 17/04/23 09:21

    Bom dia pessoal, esse final de semana rolou um teste do jogo, não da melhor forma possível, mas já deu de sentir um pouco algumas coisas do jogo.
    Primeiro vamos começar com os pontos positivos. O jogo funciona como deveria e parece que na parte das regras está ficando bem redondo, alguns pontos ainda precisam ser trabalhados e mais testados, mas de forma geral o conceito funciona. 

    Não consegui ainda jogar um jogo do início ao fim, mas isso logo vai ocorrer, só preciso que o pessoal empolgado em testar tenha condições disso. 

    Agora os pontos negativos e que preciso verificar melhor.

    Durante o teste eu senti que muitas cartas de efeitos estavam tomando conta do mercado e assim reduzindo as opções de cartas de movimentação. Para corrigir isso eu já fiz um ajuste removendo 8 cartas de efeito do jogo, mas preciso testar mais para ver se somente isso melhora a situação. 

    Durante a partida alguns efeitos que foram criados para ajudar os últimos colocados foram alterados. Pela natureza do jogo perceber quem é de fato o último colocado é mais difícil do que imaginei, pois não há como considerar somente os dias percorridos. Pois quem andou mais espaços no tabuleiro, quase de certeza avançou mais dias. Mas isso não quer dizer que ele é o último colocado. No final do jogo sim, o jogador que finalizar a volta ao mundo com mais dias será o último colocado, mas enquanto a corrida não termina não tem como fazer essa afirmação. Então peguei essas cartas e alterei o texto, mas mantive a ideia e espero que assim tenha resolvido esse problema. 

    Outro ponto que precisou ser mexido nas regras e talvez ainda seja necessários mais mudanças é o descanso. Essa opção permite que você faça várias ações em um único turno ao custo de mais um dia parado no mesmo lugar. A ideia inicial é que essa ação permitisse que você fizesse o número de ações igual ao número de jogadores +1. No entanto em uma partida com menos de três jogadores isso nunca seria realizado, pois não valeria nem um pouco a pena. O descanso é importante, pois somente com essa ação que você pode renovar todas as cartas do mercado e manipular mais livremente seu tableau. Então decidi que indiferente do número de jogadores o descanso sempre dará cinco ações. Outro ponto é que não se pode descansar mais de uma vez na mesma cidade. Isso para evitar que o jogador fique parado muito tempo no mesmo lugar, afinal é uma corrida e ele precisa estar correndo e não descansando. Uma coisa que me preocupa é se ter essas 5 ações é muito forte e eu tenha que restringir mais essa ação, preciso de mais testes. 

    A carta telégrafo ainda é algo que não tenho certeza se está ok. Não sei se a forma como ela está agora vai ser o suficiente para um jogo fluído e rápido. Mas não vou mexer em nada por enquanto, preciso de mais testes para verificar isso. Pelo que senti está ok, mas não sei bem, talvez eu precise que no jogo tenha mais algumas formas de se ganhar fama. Eu já pensei que quando o jogo começa os jogadores podiam comprar umas duas cartas de cidade e colocar uns marcadores de +3 de fama nelas. Para incentivar ir naqueles lugares o mais rápido possível para dar a entrevista e ganhar a fama. 

    Por enquanto isso foi o que deu de eu analisar durante o teste desse final de semana. Essa terça-feira dias 18/04 iremos jogar por volta das 21h. E novamente quem quiser participar está convidado, só precisa dar um toque.

    Espero que todos tenham uma ótima semana e fui!

    0
  • Radiated
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    Radiated18/04/23 11:22
    Radiated » 18/04/23 11:22

    Bom dia pessoal.

    Hoje, dia 18/04, por volta das 21h vou testar novamente o jogo pelo Tabletop Simulator. Se alguém tiver interesse em participar só dar um toque. O jogo será pelo Steam, mas imagino que o contato deve ser pelo Discord, hoje em dia o pessoal acha mais fácil. 
     
    É isso pessoal, se rolar mesmo o teste eu registro aqui o resultado depois. 

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated19/04/23 08:42
    Radiated » 19/04/23 08:42

    Bom dia pessoal. Ontem aconteceu mais um teste do jogo e estou muito feliz em reportar que ele foi extremamente positivo, pelo menos com relação as mecânicas do jogo. O básico está funcionando e funcionando bem e conseguimos jogar uma partida completa. Mas ainda tem muita coisa para melhorar. Vamos primeiro aos pontos positivos.

    O draft do jogo funcionou bem, muito melhor que a ideia inicial de lugares fixos de saída com um determinado número de recursos, com certeza isso é algo que será mantido no jogo. 

    As cartas de clima funcionaram muito bem e a quantidade de eventos que ocorreram na partida não foram absurdas, pelo contrário, acho que foi na medida certa. 

    De forma geral as regras funcionaram bem e não vejo motivo para realizar nenhuma alteração no momento. 

    Agora vamos ao que precisa ser melhorado.

    As cartas de cidade estão dando poucos recursos no início do jogo fazendo com que os jogadores percam muito tempo no início parados aumentando a fama e a renda no lugar de estarem ando pelo mapa. Então hoje mesmo vou mexer em todas as cartas e aumentar a média de recursos recebidos. A ideia é essa mesmo, os jogadores devem começar o jogo com muitos recursos, afinal a corrida não foi algo feito do nada, houve uma preparação inicial e o jogo deve refletir melhor isso.

    A parte de trás da carta telégrafo é praticamente inútil no início do jogo. O telégrafo possui no seu verso a função de mover uma carta do seu tableau um espaço e no início da partida isso é realmente muito inútil. Antes do terceiro espaço liberado não tem muito o que mover e mesmo depois no estado atual do tabuleiro essa opção foi pouco utilizada. Então as cartas iniciais de telégrafo não vão ter essa opção e sim aumentar um de fama no lugar, no início do jogo essa opção é muito mais útil. Claro que isso vai precisar ser testado pra saber o impacto na partida, principalmente em conjunto com as outras mudanças. 

    Outro ponto que precisa ser mudado é o mercado, mesmo com cinco cartas disponíveis a todo o momento os jogadores não conseguiram comprar cartas o suficiente para fazer ele rodar bem. Então uma, ou duas, coisas podem ser inclusas. A primeira é incluir na lista de ações gratuitas do turno a opção de remover uma carta do mercado para que uma nova seja colocado no lugar. Isso é interessante, pois como os jogadores conseguem ver qual carta vai entrar em jogo isso abre uma opção além do descanso para que o jogador consiga adquirir essa carta. Outra opção é incluir uma mecânica parecida com o que temos em As Ruínas Perdidas de Arnak e outros jogos, onde as cartas vão deslizando e a última da fila é removida. Assim garantimos que sempre vai entrar algo novo no mercado. 

    Talvez esse problema com o mercado tenha ficado mais evidente pelo fato de ter sido uma partida com poucos jogadores. Mas mesmo em uma partida normal ter mais opções de movimentação do mercado não é algo ruim. 

    O último ponto que precisa de mudança do que vimos no teste de ontem é a quantidade de descontos dos dias das cartas de barco. A impressão que tivemos é que o desconto atual foi pouco. Mas pode ter sido só pelo fato de terem entrado poucas cartas desse tipo. Então no momento não vou realizar alterações dessas cartas, mas acho que é necessário reduzir mais as cartas de efeito, pois elas ainda estão preenchendo muito o mercado. E não só as cartas do tipo efeito, mas as cartas de movimento com efeitos além dos descontos. 

    Bem gente esses foram os pontos negativos do teste, nada anormal, muito precisa ser modificado para que o jogo rode bem, mas já estou bem satisfeito, pois ele está rodando muito melhor do que podia imaginar. Qualquer dúvidas que tiverem só entrar em contato e assim que eu tiver novidades reporto aqui. Fui!

    0
  • Radiated
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    Radiated24/04/23 08:55
    Radiated » 24/04/23 08:55

    Bom dia pessoal, eu novamente para reportar sobre o último teste do meu jogo sobre a Volta ao mundo em 80 dias e o impacto das mudanças feitas anteriormente nesse novo teste. Fico feliz em dizer que todas as mudanças foram bem positivas, a redução de cartas de efeito fez com que o mercado rodasse melhor, o ajuste nas cartas também ajudou bastante. A mudança no telégrafo foi bem positiva tornando a carta bem mais útil no início do jogo. A melhora dos recursos nas cartas de cidade também fez com que logo de início os jogadores saíssem andando e não ficarem parados muitos turnos ganhando recursos. 

    De forma geral tudo foi muito bem, jogamos uma partida completa e já estou bem satisfeito com a forma que o jogo está se desenvolvendo. No entanto ainda tem muito o que melhorar. O primeiro ponto apontado pelo meu colega que testou o jogo foi a falta de opção com relação a carta de clima. Muitas vezes não tem o que fazer a não ser esperar e torcer que os outros jogadores andem e venha uma carta com um clima melhor no seu turno. 

    Além disso ele apontou que seria interessante algum tipo de assimetria no jogo, algum poder único para cada jogador. 

    Com relação a carta de clima realmente a ideia era essa mesmo, afinal não temos controle sobre ele, mas percebi no teste que isso pode mesmo causar frustração, pois por azar ele sempre tirava cartas com tempestades em seus turnos, o que no final deu muita diferença. Então para remediar isso eu pensei em três coisas. A primeira é colocar como uma das ações gratuitas do turno descartar a carta de clima. Assim você pode testar sua sorte e ver se a próxima vai ser melhor. A segunda é colocar na parte de trás do telégrafo uma ação de previsão do tempo, que seria algo como olhar três cartas e ordená-las como desejar. Isso somente nos telégrafos inicias e talvez em mais dos que tem no mercado. E a terceira mudança seria colocar mais ícones de benefícios nas cartas de clima, não somente fama e eventos. 

    Não acho que nenhuma dessas mudanças vão deixar o jogo mais complicado e vão dar mais ações e controle aos jogadores, o que acredito ser bom. Então hoje já vou começar a realizar essas mudanças para o próximo teste. 

    Com relação a assimetria, eu já tinha imaginado isso, mas queria que o jogo estivesse bom antes de fazer algo assim. E pelos últimos testes parece que o jogo está, então dá de pensar em alguma coisa. Eu já tive duas ideias sobre isso, a primeira seria uma carta exclusiva para cada cor que já começasse no tabuleiro do jogador. A princípio parece legal, mas não sei como ia ser, por este motivo não acho que isso vai pra frente, teria que pensar bem sobre. Já a segunda ideia é cada tabuleiro ter um pequeno bônus na ação gratuita ou uma ação gratuita especial. Essa parece ser a melhor opção pra mim, o difícil é se uma delas ficar muito forte, mas só criando e testando pra saber.

    Outras pequenas sugestões foram feitas, como deixar um espaço no tabuleiro para a carta de cidade ou algum lembrete de qual cidade cada jogador começou. O espaço no tabuleiro individual para isso é fora de cogitação. O tabuleiro já está muito grande e me preocupo com o valor final do jogo. Já algo no tabuleiro não vejo problema. Pensei em cada cidade ter uma ficha e dá de deixar uma ficha com a cor do jogador embaixo, algo assim.

    Bem gente por hoje era isso, agora é trabalhar nas mudanças para testar novamente até o jogo ficar bom e eu poder imprimir um protótipo e testar de novo pessoalmente, pois online não é a mesma coisa. Muito obrigado e fui!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated25/04/23 08:53
    Radiated » 25/04/23 08:53

    Bom dia pessoal. Eu aqui novamente. Ontem passei um tempo vendo como corrigir os problemas encontrados no último teste para os testes de hoje. E falando nisso já venho aqui convidar quem quiser participar só me mandar uma mensagem, ainda tem duas vagas disponíveis.

    Então primeiro eu arrumei os tabuleiros individuais para incluir a ação gratuita de descartar uma carta de clima. Assim dando mais controles aos jogadores dessa situação. Também coloquei mais 4 ícones de benefícios nas cartas de clima, para incentivar o movimento mesmo com tempestades. 

    Outra coisa que fiz foi criar as habilidades assimétricas para cada jogador. Fiz duas por cor, então a pessoa pode escolher um benefício entre os dois para utilizar durante a partida. Ainda não faço ideia se estão balanceadas, algumas mesmo tenho dúvidas do impacto nas partidas, mas só testando pra saber mesmo. Abaixo a lista dessas habildiades.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1aeb8_hs49ol.png
    Ignora qualquer carta de clima, incluindo seu benefício e a transforma em um dia de sol, assim não recebendo penalidades no trajeto.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a0235_hs49ol.png


    Cada jogador recebe uma carta de sabotagem. Você pode pagar duas moedas para ignorar este efeito. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0d576_hs49ol.png


    Coloque sobre uma carta do mercado, essa carta não pode ser comprada ou descartada por qualquer um de seus oponentes. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d4a0b_hs49ol.png


    Olhe as duas próximas cartas do baralho de clima, escolha uma para ser a utilizada na próxima ação de movimento e a outra é colocada no fundo do baralho. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/da87c_hs49ol.png


    Compre duas cartas de eventos e escolha uma para realizar seu efeito, deve ser utilizado no início de uma ação de movimento. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/90dda_hs49ol.png


    Neste turno se houver alguma carta no último espaço de seu tableau ela não será descartada. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d80e3_hs49ol.png


    Transforma o meio de transporte de uma carta em seu tableau em Balão, podendo ser utilizada em qualquer tipo de rota. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0b166_hs49ol.png

    Coloque a ficha sobre uma carta de seu tableau, você pode escolher descartar a ficha de cadeado para evitar que a carta vire ao realizar um movimento.



    Essas foram os bônus que pensei para diferenciar um pouco os jogadores. Algumas desses bônus vão estar disponíveis no jogo por outros meios, mas a maioria não. Agora é ver como vai ser.



    Novamente, quem estiver interessando em jogar hoje a noite, por volta das 22h só dar um toque. Tenha todos uma ótima terça.




    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated26/04/23 08:48
    Radiated » 26/04/23 08:48

    Bom dia pessoal, ontem ocorreu mais um teste do jogo e dessa vez foi com três jogadores. E foi muito interessante e positivo, mas apareceu novos problemas que vão precisar ser corrigidos no jogo. Primeiro as coisas boas.

    As mudanças nas ações gratuitas foram muito positivas, poder descartar uma carta de clima realmente faz diferença. Já os bônus individuais impactaram pouco, mas acho que foi mais pelo fato do jogo ainda não está bem redondo, ainda não vou mexer nessas habilidades. 

    Agora o que precisa ser melhorado. As cartas do mercado precisam ser revistas, algumas habilidades não estão boas e os valores também. Além disso acho que não há a necessidade de ter duas cópias das cartas abaixo de três moedas. Então vou precisar dar uma olhada nisso. Um ponto que já sei que vou colocar é zerar o custo das cartas que possuem um lado com efeito e um lado com sabotagem. Outro ponto que vou mexer é colocar as cartas de charrete todas misturadas com outros meios de transporte, assim aumentando seu valor no jogo. 

    Outro ponto que precisa ser mexido é no tabuleiro. No teste de ontem dois jogadores compraram cartas de pular casas, enquanto um terceiro não. Quando os dois jogadores terminaram a corrida o terceiro ainda não estava nem na metade. Então ele teria que ficar jogando sozinho até completar a volta, pois a moral do jogo é quem faz em menos tempo, e não quem termina primeiro. Essa é a parte mais complicada, como fazer esse balanço para que todos os jogadores terminem meio que juntos. 

    Outro ponto que levou a isso foi que a rota escolhida tinha mais espaços, porém espaços com poucos dias principalmente passando pela Europa. Para tentar corrigir isso o mapa vai precisar ser alterado, algumas rotas vão ter seu número de casas reduzidos, mas vou começar com poucas alterações e vou mexendo aos poucos conforme vou vendo necessidade. A partida de ontem vi que como está agora é um problema, mas tenho que testar mais pra ter noção, por este motivo vou fazer umas mudanças que vi necessidade e também para incluir mais mudanças de tipo de trajeto. 

    Bem gente por hoje é isso. Foi muito bom o teste de ontem e espero poder testar novamente. Assim que o jogo estiver rodando melhor quero imprimir para poder testar pessoalmente, assim terei condições de jogar com mais pessoas também. Por hoje é isso, espero que todos tenham uma boa semana. 

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated03/05/23 12:01
    Radiated » 03/05/23 12:01

    Boa tarde pessoal. Eu aqui de novo para passar algumas informações de como anda o desenvolvimento do jogo que estou fazendo sobre a volta ao mundo. Pouco aconteceu, ainda não consegui testar novamente, mas eu criei a página do jogo aqui na Ludopédia, então lá eu vou começar a postar atualizações de imagens e jogatinas, vídeos com explicações e essas coisas. 

    https://ludopedia.com.br/jogo/a-volta-ao-mundo-em-80-dias-a-grande-corrida

    Além disso eu fiz um esboço de como penso em fazer a capa do jogo.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9d5af_muy35c.png

    Mas me deram outra sugestão que vou tentar fazer, como se a caixa toda fosse uma mala de viagem. Se eu conseguir iria ficar legal também, só não sei bem como fazer.

    Bem gente, por hoje era isso. Novamente, se alguém tiver interessado em jogar só entrar em contato, estou realizando testes quase toda a semana, então quem quiser é bem fácil de conseguir marcar. Por hoje é isso, espero que tenham uma ótimo dia e Fui!

    0
  • Radiated
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    Radiated12/05/23 15:02
    Radiated » 12/05/23 15:02

     Boa tarde pessoal, aqui de novo para comentar mais sobre como anda o desenvolvimento do meu novo jogo o A Volta ao Mundo em 80 dias - A Grande Corrida. Infelizmente não consegui testar a nova versão do jogo, meus amigos que estão jogando comigo estão tendo semanas difíceis e acabou que não joguei nada, nem outros jogos. Porém na parte visual algumas coisas mudaram. Eu não estava muito feliz com alguns ícones, os ícones em si estavam bem legais, mas não tinha gostado muito em relação ao jogo, então consegui alterá-los. A primeira mudança foi na carta de clima, abaixo uma cartas com todos os novos ícones. 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/96057_qc6b3g.png

    Acho que agora elas estão combinando melhor com o resto das cartas, o primeiro obviamente é um dia de mal tempo, o segundo eu chamava de neblina, mas vou alterar para tempo ruim, o terceiro era a tempestade, acho que vou passar a chamar de tempo muito ruim. Ou algo assim, não sei bem. Mas no jogo o efeito não muda, sol não dá penalidades, o tempo ruim aumenta em um dia o trajeto e o tempo muito ruim aumenta em dois dias. 

    Outra coisa que mudei foram as cartas de movimentação no mercado, agora além dos ícones estarem diferentes elas também estão com o verso com uma cor um pouco mais escura que a frente, mas somente nas bordas. Fiz isso para ajudar na percepção que você realmente virou ou não virou a carta após o movimento. Nenhuma função no jogo. Os ícones também mudaram. Abaixo a mesma carta com frente e verso. 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6877a_qc6b3g.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/184df_qc6b3g.png

    Outra coisa que fiz foi dar uma atenção melhor para as cartas de telégrafo que você compra no mercado, agora elas estão mais únicas, da ilustração aos efeitos. E alguns efeitos são bem diferentes do que você consegue com a carta inicial. Dois exemplos abaixo, uma mais simples e uma bem diferente. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/641d7_qc6b3g.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0f6c3_qc6b3g.png

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6d65f_qc6b3g.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a8239_qc6b3g.png

    Dessa forma espero que do meio para o final da partida os jogadores façam coisas diferentes uns dos outros, nada drástico, mas o suficiente para que cada partida seja diferente e empolgante. 

    Bem gente, estou precisando de pessoas interessadas em jogar o jogo então se você quiser só entrar em contato comigo que vou atualizando de quando vai ter jogatina, normalmente é durante a semana a noite, mas querendo a gente consegue rs.

    Por hoje era isso, fui!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated22/05/23 08:58
    Radiated » 22/05/23 08:58

    Bom dia pessoal, eu aqui novamente para continuar descrevendo como está o desenvolvimento do meu segundo jogo, A volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! Nesse sábado consegui realizar mais um teste, infelizmente um dos jogadores não pode ficar até o final e acabamos terminando a partida mais cedo, mas de qualquer forma foi um bom teste. Uma pena que por um erro meu não conseguimos testar o jogo no tabuleiro com a distribuição de espaços correto. Porém deu de testar bem as novas cartas e tudo mais que foi modificado. 

    Primeiro vamos as coisas negativas do teste. 

    Um dos novos tipos de cartas adicionados foi a carruagem que permite que o jogador descarte uma carta do tableau caso assim deseje. Mesmo tendo um trem ou um barco do outro lado da carta é pouco provável que no momento que o jogador conseguir usar essa carta ele realmente vai querer descartar uma carta do seu tableau. Então estou pensando em mudar de uma habilidade que você faz na hora que ela ocorre para um token. Assim você o recebe, e só pode ter um de cada vez, e o usa quando achar interessante. Isso também vai incentivar a pessoa a comprar essa carta e assim que obtiver o token a descartá-la, fazendo o mercado rodar mais. Somente três cartas possuem essa habilidade de remover cartas do tableau, então mais testes vão ser necessários para eu saber se vale ou não a pena manter essa habilidade no jogo. 

    Outro ponto negativo foi um dos poderes de jogador, sei que eles não foram feitos para serem mega poderosos, mas acho que um deles, o do jogador branco está um pouco fraco. O poder que transforma qualquer trajeto em sol é um pouco meh... Apesar de útil não parece tão bom quanto alguns outros. Então vou só acrescentar que a pessoa também ganha 1 dia de desconto no trajeto, ou se mesmo assim não for muito bom, talvez trocar para que o trajeto possa ser feito em zero dias. Vamos ver. 

    O poder que faz o jogador ver dois eventos e escolher um também não estou muito satisfeito, mas esse não faço ideia do que fazer, talvez mudar para desconto no mercado no turno. Acho que isso seria mesmo mais interessante. Também não estou muito satisfeito com o poder que faz o jogador olhar cartas de clima e escolher uma, esse também vai precisar ser alterado, mas não sei bem no que. 

    Última coisa negativa do teste, acho que as cartas ativas de efeito ainda estão fracas, pois depois de utilizá-las elas ocupam um espaço no tableau e ter um espaço inutilizado é muito punitivo, mais do que eu imaginava. Então tenho que ver isso. 

    Agora os pontos positivos do teste. Parece que as novas cartas ajudaram muito no balanceamento do jogo, mesmo sem o tabuleiro com as mudanças deu de ver mais cartas sendo utilizadas e compradas. Minha dúvida ainda fica com as cartas que fazem efeitos, nesse jogo nenhuma foi utilizada. São poucas, mas preciso saber se elas são boas o suficiente para continuarem no jogo. 

    Outro ponto positivo foi descartar uma carta de clima como uma ação livre, muitas vezes isso foi utilizado para atrapalhar os outros jogadores, não só para se ajudar. Muito bom ter essa interação acontecendo entre os jogadores, já que não há muitas opções de interação. Não acho que todo jogo precisa que haja interação entre os jogadores, mas quando não tem nenhuma eu acho meio ruim.   

    Bem gente por hoje é isso, agora é continuar testando e ver como as partidas se desenrolam até o final. Infelizmente não consegui jogar um jogo com 4 jogadores ainda pra ver como fica o jogo, mas espero conseguir quando tiver a versão impressa. Por hoje era isso que tinha para contar, espero que estejam achando interessante e, novamente, quem quiser participar dos teste só entrar em contato. Vou deixar o meu instagram abaixo, qualquer coisa só mandar mensagem. 

    @diego.emanoel.producoes

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  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated31/05/23 13:43
    Radiated » 31/05/23 13:43

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para comentar como está o desenvolvimento do meu jogo sobre a volta ao mundo em 80 dias. Ontem a noite consegui testar com um grupo de amigos o jogo, e fico feliz em informar que foi bem positivo, mas ainda com muitas coisas a serem melhoradas. 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/36f8b_3id7m3.jpg

    Primeiro a parte boa, quase todos os jogadores terminaram a partida juntos, acho que a diferente foi de uns três turnos. O que me deixa feliz com relação a quantidade de casas no tabuleiro e como o jogo está se desenvolvendo. Outro ponto positivo é que todos gostaram do jogo e tiveram vontade de jogar novamente agora que já compreenderam melhor as mecânicas e como as cartas funcionam. Praticamente tudo foi muito positivo, mas ainda há muitas coisas que me incomodaram e que podem melhorar.

    Primeiro as cartas do baralho de movimento. Muitas cartas não estão nem sendo consideradas. Então preciso ver se elas realmente merecem continuar no jogo. Então novamente preciso verificar cada carta e pesar elas, se realmente vale a pena manter ou o que devo fazer. 

    Outro ponto foi o baralho de Clima, a função dele está ok, mas achei ele muito pequeno, para as outras cartas o tamanho não me incomodou, mas para o clima sim. Então vou ver o que dá para fazer com relação a isso. Não queria muito utilizar cartas de outro tamanho, mas se eu achar um tipo que se encaixe bem no espaço do tabuleiro acho que será alterado o tamanho sim. 

    Os jogadores questionaram se era possível vender cartas, e isso era algo que eu não tinha imaginado, então vou pensar sobre, mas não me oponho a ideia. Só preciso saber que tipo de ação seria essa venda, se uma livre ou parte de uma ação do turno. Ou será que só pode ser feito no descanso? 

    Falando em descanso uma coisa que não me agradou é que ele foi utilizado com muita frequência. Então ficou claro pra mim que essa ação está muito forte e precisa ser mexida. Não quero fazer nada drástico, então no primeiro momento vou reduzir o número de ações recebidas de 5 para 4. E vou pensar um pouco sobre a ação de venda, acho que ela ficaria apropriada aqui no descanso e isso ia limitar o uso das outras ações. Claro que isso faria com que as cartas de sabotagem fossem excluídas mais rápido também, mas não me oponho tanto a isso, pois assim elas poderiam fazer mais parte do jogo. Na partida de ontem só foram utilizadas duas vezes. 

    Pelo tamanho do texto acho que deu de perceber que o descanso foi o que mais me incomodou, mas acho que no peso do jogo ele não teve tanta influência, as cartas foram o ponto principal e como elas funcionam, e felizmente isso foi bem positivo, só preciso pensar agora em como deixar esse baralho melhor. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/884bd_3id7m3.jpg 

    Outro ponto que o pessoal questionou foi a fama, nesse jogo todos conseguiram completar a trilha, isso muito pelo uso dos descansos, então para eles no final ganhar fama era irrelevante. Foi sugerido que desse de fazer ou ganhar algo com essa fama extra. Eu realmente já tinha pensado nisso, mas nos outros testes esse excesso de fama não ocorreu. Então por enquanto não vou fazer nada, vou esperar para ver se as mudanças do baralho e do descanso alteram esse ganha de fama e se realmente precisar de algo assim pensarei mais a fundo. 

    Bem, essas foram minhas conclusões sobre o último playtest, de forma geral estou bem satisfeito com o jogo e como ele está se desenvolvendo. Ainda precisa de muito trabalho em cima, mas pelo menos sei que o tenho até agora é positivo. Espero que mais pessoas estejam dispostas a testar, e, lembrando, caso você tenha interesse só entrar em contato que jogamos online mesmo. 

    Bem gente por hoje é isso, espero que esteja achando interessante e tenham uma ótima semana. 

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