Não consegui pensar em nada bom par colocar aqui. Poderia falar das invasões germânicas, da Imperatriz Agripina ou seu filho Nero. De como a vida nas fronteiras do império eram difíceis, mas sempre havia oportunidade de se conseguir trabalho, diferente dos maiores centros urbanos. Ou mesmo como muitos desses assentamentos romanos às margens do Rio Reno transformaram em importantes cidades na história da Europa, mas o bloqueio criativo me impede. Então, Discordia Tá na Mesa!
Discordia é um jogo criado em 2021 por Bernd Eisenstein. Para um a quatro jogadores, com duração média de 60 min, em Discordia os jogadores são administradores de cidades no início do Império Romano.
- Eu discordo!
Do que está falando, Arschloch? Nem conhece o jogo. Discordia é um jogo de construção de cidades, onde administramos um entreposto romano ás margens do rio Reno, buscando empregar o máximo de cidadãos em nossas cidades. O jogo é rápido e bem simples. Na sua vez, o jogador deve escolher um dado do tabuleiro e fazer uma das ações associadas a ele. Dependendo da cor, do valor e/ou posição de onde o dado está, o jogador ganha várias ações bônus.
Em cada rodada, o jogador inicial joga três dados (Azul, Vermelho e Amarelo). Dependendo do valor que cair, ele é alocado em um espaço do tabuleiro central. Quem jogou os dados deve escolher um e pegar para si. Somente ele pode fazer as ações dessa dado. Os outro jogadores, na ordem de turno, também vão escolher um, mas não vão tirar do tabuleiro.
- Eu discordo!
Tudo bem que o manual não é lá essas coisas, mas... Ah, tá! Você está muito engraçado hoje, Trottel. Entre as ações possíveis estão: ampliar a cidade, construir prédios, alocar seus trabalhadores, ganhar estrelas ou avançar a trilha de tecnologia (Nota da Sra. Slovic: As estrelas servem para marcar seu avanço nas trilhas de tecnologia e exploração). Há quatro tripos de trabalhadores (Branco, Amarelo, Azul e Vermelho) e cada um está associado há um tipo de prédio (Comércio, Fazenda, Navio e Quartel). Exceto pelo militar, os prédios só tem a função de dar uma ocupação para sua população. Não há no jogo nenhum tipo de recurso ou dinheiro. Cada tile de prédio indica o número máximo de trabalhadores que comporta
Cada uma das cinco estações (Nota do Sr. Slovic: Os romanos dividiam o ano em primavera, verão, outono, saturnalia e inverno) dão um bônus, se o jogador escolher o dado com o valor referente a ela. Os bônus são aumento na trilha de exploração, aumento na trilha do aqueduto, ganhar uma torre, receber uma estrela e trocar dois trabalhadores. Após a última estação, ocorre a invasão bárbara.
- Discordo!
Ainda não se cansou desta piadinha, Dummkopf? Todo ano ocorre um ataque das tribos germânicas. Cada jogador compara a força do ataque com a quantidade de soldados que estão alocados na cidade. Se o valor for igual ou maior, a cidade recebe uma bonificação. Se for menor, toma uma penalidade. Tanto a bonificação quanto a penalidade estão descriutos nos marcadores dos bárbaros. Após revolver o ataque os jogadores devem ver quantos marcadores de infraestrutra estão visívies no seu tabuleiro, somar com a quantidade de espaços vazios nos prédios e subtrair com o valor na trilha do aqueduto. Essa será o número de novos cidadãos que chegaram em sua cidade no início da primavera. Um ponto importate do jogo: vence quem ficar com nenhum trabalhador desocupado, por isso não é nada bom esse fluxo de novas pessoas. Mas não se desespere (Nota da Sra. Slovic: Ainda!). Todos os prédios que estejam lotados são esvaziados (Nota do Sr. Slovic: E seus trabalahdores saem do jogo, diferente de quando um prédio é destruido pelos bárbaros, onde eles voltam para sua reserva), abrindo novas vagas de emprego para os novatos.
Como dissemos, o jogo termina imediatamente quando um jogador fica sem estoque de trabalhador ou no fim do quarto ano. No primeiro caso, o jogador vence automaticamente. No segundo, ganha quem tiver menos pessoas desocupadas em sua cidade.
No geral, Discordia é um bom jogo. Ele é um frita cérebro de tempo reduzido. Há muita coisa para fazer com poucas ações, então você deve maximizar que vai fazer, tentando criar combos atrás de combos para empregar a maior quantidade possível de pessoas. Tem um tantinho de sorte envolvido, já que a ação que você quer fazer naquele turno pode estar indisponível por causa dos dados, seja no valor que saiu ou no bloqueio do primeiro jogador. E em Discordia, uma jogada errada ou fora de hora pode ser fatal. Concorda? Mas esse é outro jogo.