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  4. Criando um jogo #06 - Uma geral sobre as regras

Criando um jogo #06 - Uma geral sobre as regras

Antimateria
  • avatar
    butilheiro01/04/16 17:51
    avatar
    butilheiro
    01/04/16 17:51
    2881 mensagens MD

    Se você tem acompanhado o desenvolvimento do meu TCC, quero agradecer pela sua leitura e, principalmente, pelos comentários daqueles que tem participado com incentivos e críticas. É sempre bom ter o feedback de quem vive nesse mundo dos jogos e leva a sério o hobby.

    Nesse tópico de hoje quero falar um pouco mais sobre o jogo em si, aprofundando na mecânica e na dinâmica do jogo. Acredito que esse é o momento ideal para fazer isso uma vez que praticamente fechei os elementos do jogo e agora parto para o processo de descrever isso no livro de regras.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/713/5l0nrr.jpg


    O pano de fundo

    Europa é um jogo de tabuleiro situado num futuro não tão distante onde grandes corporações enviaram missões de exploração à lua Europa. O cenário é inóspito e o clima é hostil, mas os corações dos tripulantes estão ávidos por criar ali a primeira colônia humana fora do planeta Terra.

    Com a criação de um sistema de criogenia e a possibilidade de uma nova corrida espacial, grandes corporações assumiram o papel de enviar exploradores pelo espaço afim de encontrar o melhor cenário para uma possível colonização. A primeira missão não tripulada indicou Europa como o local mais promissor em termos de sustentar a vida, por suas diversas camadas de água congelada na superfície da lua.

    Agora, durante 16 semanas as missões tripuladas que chegaram ao satélite devem continuar a exploração, criando as primeiras estruturas capazes de abrigar suprimentos e possibilitar o início da colônia. Porém, Europa não é muito grande, não possui recursos além da água congelada e tem um clima bastante inconstante, o que irá prejudicar os astronautas em sua busca para cumprir o objetivo da missão e enviar à suas corporações os dados da exploração.

    Objetivo do jogo

    Em Europa, cada jogador representa um grupo de astronautas que devem concluir objetivos designados por sua corporação. As corporações pretendem iniciar o plano de colonização da lua, mas precisam que algumas metas sejam, primeiro, concluídas. Os jogadores podem explorar a superfície, construir estruturas, pesquisar tecnologias, criar expedições aos destroços da expedição anterior, produzir recursos e despertar outros astronautas para sua equipe. O jogo continua ao longo de 16 rodadas em que será necessário, também, cuidar de sua tripulação para que eles possam continuar a missão.

    Para concluir sua missão de exploração os jogadores precisarão aumentar o seu nível de conhecimento através de pesquisas com a qual coletam dados sobre a superfície de Europa para enviar à sua respectiva corporação. Porém, além do objetivo principal, os jogadores podem concluir os objetivos específicos e coletar ainda mais dados. Ao final da partida, o jogador que coletar mais dados em sua missão vence o jogo.

    Pontuação

    Os pontos em Europa são referentes à quantidade de dados que o jogador consegue coletar da superfície do satélite. O jogador pode coletar dados de diversas formas, vencendo aquele que mais tiver pontuado na partida. Mais de um jogador pode ter concluído seu objetivo nesse período, mas somente aquele que houver pontuado também de outras maneiras será o vencedor, ou seja, terá a missão mais bem-sucedida. O jogador pode, basicamente, ganhar pontos com todas as suas ações como através de suas estruturas construídas, tecnologias desenvolvidas, tripulantes acordados, recursos acumulados e etc. Também será importante ter um grande conhecimento da superfície e explorar de forma estratégica o tabuleiro.

    A mecânica

    Europa funciona dentro de uma mecânica chamada de worker placement. Ou seja o jogador deverá alocar um determinado número de trabalhadores para uma ou mais ações possíveis. Ao fazer isso, ele não pode usar aquele mesmo trabalhador para outra tarefa/ação naquela turno. Ao longo do jogo será permitido que mais trabalhadores estejam disponíveis para executar ações. Em Europa, os trabalhadores são chamados de astronautas.

    Os astronautas devem explorar a superfície da lua que orbita o planeta Júpiter e é composta, basicamente, por água em estado sólido. Essa superfície é representada por um tabuleiro modular em que cada tile é uma região que pode produzir determinados tipos de recursos. Os jogadores iniciam em um tile denominado local de pouso e devem expandir suas colônias pelos tiles adjacentes através da construção de estruturas. Essas estruturas serão definidas através de cartas que o jogador poderá comprar e cada uma delas dará um tipo diferente de benefício ao produzir recursos.

    Também haverá um pouco de hand management, uma mecânica em que o jogador poderá utilizar cartas para conquistar benefícios ao longo de uma partida. No caso de Europa, as cartas poderão trazer novas tecnologias (ex: rover, drone espião e etc), especialidades (ex: engenharia mecânica, física quântica e etc) e recursos especiais (ex: sementes, sucatas e etc) para a missão e deverão ser pesquisadas pelos jogadores como uma das tarefas.

    Em outras tarefas/ações possíveis os jogadores poderão produzir um dos seis recursos possíveis (água, oxigênio, energia, minério, comida e ferramentas) conforme os tiles que ocupam ou ainda explorar a superfície aumentando seu nível de conhecimento, o que permite ao jogador construir estruturas mais complexas capazes de coletar mais dados.

    As rodadas

    Cada rodada é composta por duas fases: alocação e resolução.

    No fase de alocação, o jogador poderá indicar ações para seus astronautas. As ações são indicadas no tabuleiro do jogador e, para executar a ação, o jogador deverá alocar o número necessário de tripulantes naquela ação e ter a quantidade de recursos disponíveis para executá-la.

    Na fase de resolução das tarefas as ações são executas em ordem até que todos tenham realizado todas as ações possíveis. O jogador que precisar pagar por uma determinada ação deve retirar de seu suprimento aquela quantidade de recursos e devolver ao tabuleiro.

    Os jogadores jogam em turnos primeiro alocando seus astronautas e, em seguida, resolvendo as ações designadas.

    Fim do jogo

    O jogo termina ao fim da décima sexta rodada. Os jogadores verificam se conseguiram ou não cumprir o objetivo geral e os objetivos individuais e somam seus pontos. O vencedor é aquele que somar a maior quantidade de pontos, ou seja, tiver coletado a maior quantidade de dados sobre Europa.

    Cada detalhe do jogo será descrito em seus pormenores nas próximas atualizações. Até lá, espero ter também mais imagens para compartilhar com protótipos do jogo. Fique ligado!

    ;)

    1
    1
    4
  • jonesmacabro
    363 mensagens MD
    avatar
    jonesmacabro02/04/16 17:30
    jonesmacabro » 02/04/16 17:30

    butilheiro::Se você tem acompanhado o desenvolvimento do meu TCC, quero agradecer pela sua leitura e, principalmente, pelos comentários daqueles que tem participado com incentivos e críticas. É sempre bom ter o feedback de quem vive nesse mundo dos jogos e leva a sério o hobby.

    Nesse tópico de hoje quero falar um pouco mais sobre o jogo em si, aprofundando na mecânica e na dinâmica do jogo. Acredito que esse é o momento ideal para fazer isso uma vez que praticamente fechei os elementos do jogo e agora parto para o processo de descrever isso no livro de regras.

    >> Leia também: Europa #001, Europa #002 e Europa #003


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/713/5l0nrr.jpg


    O pano de fundo

    Europa é um jogo de tabuleiro situado num futuro não tão distante onde grandes corporações enviaram missões de exploração à lua Europa. O cenário é inóspito e o clima é hostil, mas os corações dos tripulantes estão ávidos por criar ali a primeira colônia humana fora do planeta Terra.

    Com a criação de um sistema de criogenia e a possibilidade de uma nova corrida espacial, grandes corporações assumiram o papel de enviar exploradores pelo espaço afim de encontrar o melhor cenário para uma possível colonização. A primeira missão não tripulada indicou Europa como o local mais promissor em termos de sustentar a vida, por suas diversas camadas de água congelada na superfície da lua.

    Agora, durante 16 semanas as missões tripuladas que chegaram ao satélite devem continuar a exploração, criando as primeiras estruturas capazes de abrigar suprimentos e possibilitar o início da colônia. Porém, Europa não é muito grande, não possui recursos além da água congelada e tem um clima bastante inconstante, o que irá prejudicar os astronautas em sua busca para cumprir o objetivo da missão e enviar à suas corporações os dados da exploração.

    Objetivo do jogo

    Em Europa, cada jogador representa um grupo de astronautas que devem concluir objetivos designados por sua corporação. As corporações pretendem iniciar o plano de colonização da lua, mas precisam que algumas metas sejam, primeiro, concluídas. Os jogadores podem explorar a superfície, construir estruturas, pesquisar tecnologias, criar expedições aos destroços da expedição anterior, produzir recursos e despertar outros astronautas para sua equipe. O jogo continua ao longo de 16 rodadas em que será necessário, também, cuidar de sua tripulação para que eles possam continuar a missão.

    Para concluir sua missão de exploração os jogadores precisarão aumentar o seu nível de conhecimento através de pesquisas com a qual coletam dados sobre a superfície de Europa para enviar à sua respectiva corporação. Porém, além do objetivo principal, os jogadores podem concluir os objetivos específicos e coletar ainda mais dados. Ao final da partida, o jogador que coletar mais dados em sua missão vence o jogo.

    Pontuação

    Os pontos em Europa são referentes à quantidade de dados que o jogador consegue coletar da superfície do satélite. O jogador pode coletar dados de diversas formas, vencendo aquele que mais tiver pontuado na partida. Mais de um jogador pode ter concluído seu objetivo nesse período, mas somente aquele que houver pontuado também de outras maneiras será o vencedor, ou seja, terá a missão mais bem-sucedida. O jogador pode, basicamente, ganhar pontos com todas as suas ações como através de suas estruturas construídas, tecnologias desenvolvidas, tripulantes acordados, recursos acumulados e etc. Também será importante ter um grande conhecimento da superfície e explorar de forma estratégica o tabuleiro.

    A mecânica

    Europa funciona dentro de uma mecânica chamada de worker placement. Ou seja o jogador deverá alocar um determinado número de trabalhadores para uma ou mais ações possíveis. Ao fazer isso, ele não pode usar aquele mesmo trabalhador para outra tarefa/ação naquela turno. Ao longo do jogo será permitido que mais trabalhadores estejam disponíveis para executar ações. Em Europa, os trabalhadores são chamados de astronautas.

    Os astronautas devem explorar a superfície da lua que orbita o planeta Júpiter e é composta, basicamente, por água em estado sólido. Essa superfície é representada por um tabuleiro modular em que cada tile é uma região que pode produzir determinados tipos de recursos. Os jogadores iniciam em um tile denominado local de pouso e devem expandir suas colônias pelos tiles adjacentes através da construção de estruturas. Essas estruturas serão definidas através de cartas que o jogador poderá comprar e cada uma delas dará um tipo diferente de benefício ao produzir recursos.

    Também haverá um pouco de hand management, uma mecânica em que o jogador poderá utilizar cartas para conquistar benefícios ao longo de uma partida. No caso de Europa, as cartas poderão trazer novas tecnologias (ex: rover, drone espião e etc), especialidades (ex: engenharia mecânica, física quântica e etc) e recursos especiais (ex: sementes, sucatas e etc) para a missão e deverão ser pesquisadas pelos jogadores como uma das tarefas.

    Em outras tarefas/ações possíveis os jogadores poderão produzir um dos seis recursos possíveis (água, oxigênio, energia, minério, comida e ferramentas) conforme os tiles que ocupam ou ainda explorar a superfície aumentando seu nível de conhecimento, o que permite ao jogador construir estruturas mais complexas capazes de coletar mais dados.

    As rodadas

    Cada rodada é composta por duas fases: alocação e resolução.

    No fase de alocação, o jogador poderá indicar ações para seus astronautas. As ações são indicadas no tabuleiro do jogador e, para executar a ação, o jogador deverá alocar o número necessário de tripulantes naquela ação e ter a quantidade de recursos disponíveis para executá-la.

    Na fase de resolução das tarefas as ações são executas em ordem até que todos tenham realizado todas as ações possíveis. O jogador que precisar pagar por uma determinada ação deve retirar de seu suprimento aquela quantidade de recursos e devolver ao tabuleiro.

    Os jogadores jogam em turnos primeiro alocando seus astronautas e, em seguida, resolvendo as ações designadas.

    Fim do jogo

    O jogo termina ao fim da décima sexta rodada. Os jogadores verificam se conseguiram ou não cumprir o objetivo geral e os objetivos individuais e somam seus pontos. O vencedor é aquele que somar a maior quantidade de pontos, ou seja, tiver coletado a maior quantidade de dados sobre Europa.

    Cada detalhe do jogo será descrito em seus pormenores nas próximas atualizações. Até lá, espero ter também mais imagens para compartilhar com protótipos do jogo. Fique ligado!

    ;)

    Novamente, parabéns.
    Você pretende fazer uma versão PnP? Gostaria muito de jogá-lo e ajudá-lo a testar o jogo, pois alocação de trabalhadores é uma das minhas mecânicas preferidas e o tema de ficção científica é um dos que eu mais aprecio. 
    Um abraço.

    0
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/04/16 18:49
    butilheiro » 02/04/16 18:49

    jonesmacabro::
    butilheiro::

    Cada detalhe do jogo será descrito em seus pormenores nas próximas atualizações. Até lá, espero ter também mais imagens para compartilhar com protótipos do jogo. Fique ligado!

    ;)

    Novamente, parabéns.
    Você pretende fazer uma versão PnP? Gostaria muito de jogá-lo e ajudá-lo a testar o jogo, pois alocação de trabalhadores é uma das minhas mecânicas preferidas e o tema de ficção científica é um dos que eu mais aprecio. 
    Um abraço.

    Sim, jones, tá nos planos! Quero primeiro acertar as cartas e jogar mais algumas vezes por aqui pra quando colocar o PnP disponível, ter um jogo já em estágio bem avançado. Mas quero sim compartilhar ele com a comunidade pra justamente ter o feedback do jogo. ;)

    0
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