Dungeon Command é um jogo de combate de miniaturas publicado pela Wizards of the Coast. Cada caixa de jogo representa 1 facção de criaturas fantásticas do universo Dungeons & Dragons.
Atualmente a Wizards já lançou 5 facções:
– Sting of Lolth (drows)
– Heart of Cormyr (humanos, anões, halflings e elfos)
– Tyranny of Goblins (goblinóides)
– Curse of Undeath (mortos-vivos)
– Blood of Grummsh (orcs)

Livro de Regras – 15 páginas
A caixa da facção comporta jogos rápidos de 2 jogadores, dividindo as criaturas em dois lados, com um mapa menor. Desta forma, os jogadores perdem grande parte da experiência que este jogo proporciona. O mais indicado é que cada jogador tenha 1 caixa de facção diferente.

Ficha de Comandante
As cartas, marcadores são de alta qualidade e há 4 peças de mapas dupla face. Agora eu preciso bater palmas para Wizards: as miniaturas são fantásticas! Elas são detalhadas, pré-pintadas e com tamanhos diferentes… é de “cair o queixo”!

Cartas de Criaturas
Bem… passado o momento inicial de babar nas miniaturas, vamos ao jogo: há 2 fichas de comandantes em cada facção, com habilidades e valores de Moral e Liderança diferentes entre si. A Liderança representa o total de níveis de criaturas que você pode controlar no tabuleiro. Exemplo, se você possuir Liderança 6, você pode ter no tabuleiro 2 criaturas de nível 3 ou 3 criaturas de nível 2.
O valor de Moral é o ponto de vida de sua facção. O jogo acaba quando o valor de Moral de qualquer comandante chegar à zero. O vencedor do combate é aquele que possuir o maior valor de Moral no fim do jogo. Existem tesouros espalhados pelo tabuleiro que concedem pontos de Moral. Ir de encontro aos tesouros é a forma mais rápida e fácil de aumentar seus pontos de vida.
O jogador escolhe 1 comandante para a batalha e a partir daí a experiência começa. Você é transportado para um campo de batalha fantástico onde não tem história e não tem interpretação. É batalha pura, do início ao fim. Magias, ataques à distância, ataques corpo-a-corpo e habilidades especiais transportam os jogadores para um jogo tático e estratégico.
O turno de jogo é dividido em 4 fases: manutenção, ativação, colocação de criaturas e final de turno. Para uma criatura fazer uma ação ou um ataque, o jogo utiliza a mesma mecânica do Magic. Você vira a carta e realiza a ação ou ataque. Isto significa que esta criatura não pode mais agir no turno. Em cada início e final de turno, os jogadores desviram suas cartas, deixando as criaturas prontas para a ação novamente.
Há dois baralhos no jogo: baralho de criaturas e baralho de ordens. O baralho de criaturas é igual ao número de miniaturas que você possui. Para cada carta de criatura que você baixar na mesa, a miniatura correspondente entra no campo de batalha.
O baralho de ordens é o coração do jogo. Ele possui três tipos de ações: padrão, menor e imediata. As cartas de ordens são jogadas durante a ativação da criatura, concedendo bônus e habilidades, e até mesmo sendo anexadas na criatura para disparar efeitos duradouros. As cartas de ordens só podem ser jogadas em uma criatura que possua nível maior ou igual à carta e que tenha as habilidades necessárias da carta, como Força, Destreza, Carisma e Inteligência.

Criatura com 30 pontos de dano
O combate pode ser à distância ou corpo-a-corpo (a criatura só pode atacar outras criaturas que estiverem no quadrado adjacente a ela). O mais interessante no combate de Dungeon Command é: não têm dados! Sim, um jogo baseado em D&D que não possui dados…
Toda criatura possui um valor base de ataque. Basta virar a carta da criatura que o ataque foi realizado. E a defesa da criatura? Não tem. A criatura só defende se o jogador possuir cartas de Ordens do tipo Imediata. Estas cartas previnem todo ou parte do dano sofrido pela criatura. Demora um pouco para pegar o jeito da defesa, mas deixa o jogo bem interessante e estratégico.
Dungeon Command não é um jogo rápido. Uma partida pode demorar até 2 horas em 2 jogadores.

Baralho de criaturas e baralho de ordens
Os fãs dos jogos de aventura da Wizards, como Castle Ravenloft, Wrath of Ashardalon e The Legendo f Drizzt tem motivo de sobra para comemorar. Em cada caixa de Dungeon Command há cartas especiais que permitem adicionar as miniaturas como monstros ou heróis nos outros jogos de tabuleiro.
Dungeon Command possui regras para jogos de vários jogadores, onde cada um controla uma facção diferente. Estas partidas podem ser do tipo “cada um por si” ou “equipes”.
Jogo obrigatório para fãs de Dungeons & Dragons, RPG, batalhas com miniaturas e até mesmo colecionadores. Visual fantástico, mecânica simples e viciante. A única desvantagem do jogo é que cada jogador precisa ter sua caixa de facção para a experiência ser completa. Para mim isso não é uma desvantagem, e sim uma desculpa para adquirir todas as caixas!