Caros Boardgamers
Esse é um dos principais problemas do hobby. Como quase ninguém está interessado em produzir jogos aqui no Brasil, as empresas não têm demanda suficiente, a ponto de justificar um investimento para produzir caixas com maior qualidade. A Grow e Estrela até produzem caixas em suas fábricas próprias, mas são daquele papelão mole sem vergonha (não dá nem para chamar de papelão direito) e naqueles formatos retangulares compridões, para lá de ultrapassados.
E aí, enquanto não existem empresas nacionais que façam caixas, por outro lado as fábricas chinesas estão ali na esquina facinhas, facinhas, e cheias de amor para dar, acenando para que os jogos sejam produzidos inteiramente lá.
Com isso, das duas uma, ou as gráficas começam a enxergar a produção de jogos de tabuleiro como um setor pouco explorado e com grande potencial de lucro futuro, resolvendo se arriscarem para colher os frutos depois, ou nossas editoras começam a pensar seriamente em nacionalizar cada vez mais a produção de jogos (pelo menos os de designers nacionais, porque os jogos gringos é muito mias difícil), de modo a tornar esse mercado mais atraente para as gráficas. Com isso elas poderão começar a produzir mais jogos aqui, sem ficar dependendo de reprints mundiais e nem tendo de pagar fretes astronômicos, escorchantes impostos de importação, e absurdos custos de desmbaraço aduaneiro.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio