Olá! Fiquei com dúvida tanto na explicação de "bárbaro" e "império" e fui pesquisar no manual em inglês.
Na verdade foram erros de tradução por parte da MeepleBR, em inglês estas regras ficam claras.
BÁRBARO:
Você só pode jogar cartas bárbaro se seu estado estiver mostrando este ícone (se ainda estiver no estado bárbaro).
Mas, você pode ter uma carta de bárbaro na sua área de jogo e utilizar sua habilidade exaurível mesmo se você já for um império. (No meu entendimento, como império você não pode nunca jogar uma carta de "bárbaro" na mesa, mas se ela já estiver na sua área de jogo e tiver uma habilidade exaurível, você pode continuar utilizando-a).
Se o efeito de uma carta informa "SE" bárbaro, então você só poderá resolver este efeito se ainda for bárbaro.
IMPÉRIO:
Você só pode jogar cartas império se seu estado estiver mostrando este ícone (se já for império).
Mas, mesmo que seja bárbaro, você pode comprar ou promover cartas de império. (Só não poderá jogá-las. A menos que esteja utilizando os Vikings ou os Arturianos, pois estas duas civilizações tem cartas que permitem jogar cartas de império, mesmo sendo bárbaros).
Se o efeito de uma carta informa "SE" império, então você só poderá resolver este efeito se ainda for império.
Espero que tenha ficado claro.