Caros Boardgamers
Certamente nós da comunidade boardgamer achamos o WAR um jogo ultrapassado, o que não é de se estranhar, dada a idade do jogo, e pelo fato das regras terem tido pouquíssimas alterações ao longo desses 50 anos.
Apesar disso, vocês vejam só a força desse verdadeiro colosso de jogo de tabuleiro, no nosso país. Dia desses umas pessoas vieram aqui em casa para uma jogatina, e dentre os vários boardgames, nós jogamos o Pandemic, um jogo que gosto muito. Bom, eu não tenho rede social, mas uma das meninas do grupo tem, e resolveu postar uma foto do grupo jogando justamente o Pandemic.
Quase que imediatamente pelo menos uns cinco amigos em comum responderam reclamando que não foram convidados para jogar o WAR, e mais ou menos a mesma quantidade de pessoas responderam perguntando que versão do WAR era aquela que nós estávamos jogando.
Dito isso, nós podemos apontar as diversas deficiências dos jogos clássicos (Detetive, WAR, Banco Imobiliário, os três mosqueteiros do boardgame nacional, com o Imagem & Ação como Dartagnan), especialmente no tocante à mecânica. Porém, ninguém pode negar que estes jogos, especialmente o WAR ainda são o padrão dos jogos de tabuleiro no nosso país, e continuarão sendo por muito tempo.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio