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  3. WAR: 50 Anos
  4. War 50 anos, a oportunidade perdida de modernizar...

War 50 anos, a oportunidade perdida de modernizar...

WAR: 50 Anos
  • Odanan
    1025 mensagens MD
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    Odanan01/11/22 15:33
    Odanan » 01/11/22 15:33

    iuribuscacio::Mesmo não levando as 5 ou 6 horas do WAR, muitos board games modernos, de peso médio, levam em média de 01:30h para cima. E olhe que não estou nem citando os 4x, os Dungeons Crawlers com miniaturas, os Arkham Files, ou os Axis & Allies da vida que demoram quase tanto quanto o WAR, ou mais. Desse modo, seguindo oseu raciocínio, boa parte dos board games modernos de peso médio, também tem uma duração de partida incompatível com os jovens desse início de século XXI.  

    Sim.
    Estamos falando de uma geração hiperativa, incapaz de ler um texto maior que um tweet ou de se assistir algo que não seja uma montanha russa de ação, explosões e piadinhas.

    3
  • Zargon
    87 mensagens MD
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    Zargon01/11/22 15:49
    Zargon » 01/11/22 15:49

    Odanan::
    Zargon::Só para lembrar: Risk e War são jogos diferentes e a Grow já teve alguns problemas com isso. Mas bem que eles podiam ver o que funciona nas versões de seu primo americano e adaptar para o War.

    Meu problema com War sempre foi tempo de jogo... Mas acho que seria bem interessante ver uma versão bem revitalizada do jogo.

    Ou até uma edição de luxo com tiragem limitada, para os fãs.

    Você foi muito caridoso... o War é basicamente uma versão pirata do Risk.
    Joguei muito o War II na década de 80 e comecinho da década de 90 (o War I já era ultrapassado na época). E sim, dava pra modernizar ele facilmente, sem mesmo adicionar complexidade. Esse é um jogo que não poderia durar mais que 1h30m.
    A realidade atual é diferente. Antes as pessoas QUERIAM jogos longos para passar tempo. Hoje em dia a molecada tem centenas de programas de streaming, youtube, redes sociais, celular e video games concorrendo pelas suas limitadas 24 horas do dia. Pior, agora eles têm uma faixa de atenção de 15 minutos, logo querendo passar para outra coisa. 
    Sinto que as (supostamente altas) vendas desses jogos toscos só acontecem por causa de adultos preguiçosos ou mal informados que querem dar um presente barato e vão no que é seguro. Chegando em casa, esses jogos vão lá pro fundo do armário do presenteado, muitas vezes sem nunca ver mesa. É cada vez mais difícil encontrar quem queira gastar de 4 a 7 horas numa partida, ainda mais de um jogo ruim.

    Bom tinha tentado ser mais sutil mas é basicamente isso mesmo! hahaha
    Curiosamente meus sobrinhos (que tem 11 e 7 agora) adora essa tristeza de jogo e, como ele sabe que eu sou fã de boardgames, quer sempre jogar comigo. Apenas mudando a regra de "empate ganha defesa" para "empate ganha ataque" já corta metade do tempo de jogo. Mas eles são um ponto bem fora da curva, já que os amigos deles não conseguem ficar sentados nem para almoçar.
    Uma revitalização do War seria fantástico, tanto para agradar essa nova leva de pessoas quanto para minha própria sanidade.
    (por sinal, preciso pensar em um boardgame legal para dar para eles de presente...)

    3
  • iuribuscacio
    3202 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio01/11/22 16:39
    iuribuscacio » 01/11/22 16:39

    Zargon::Bom tinha tentado ser mais sutil mas é basicamente isso mesmo! hahaha
    Curiosamente meus sobrinhos (que tem 11 e 7 agora) adora essa tristeza de jogo e, como ele sabe que eu sou fã de boardgames, quer sempre jogar comigo. Apenas mudando a regra de "empate ganha defesa" para "empate ganha ataque" já corta metade do tempo de jogo. Mas eles são um ponto bem fora da curva, já que os amigos deles não conseguem ficar sentados nem para almoçar.
    Uma revitalização do War seria fantástico, tanto para agradar essa nova leva de pessoas quanto para minha própria sanidade.
    (por sinal, preciso pensar em um boardgame legal para dar para eles de presente...)

    Caro Zargon

    Você foi bem sutil, quem não agiu assim foram o Gerald Reiss, Roberto Schussel, Oded Grajew e Valdir Rovai, amigos da Politécnica de São Paulo, que após se formarem, resolveram levantar uma grana fácil, e copiaram o Risk na maior cara-de-pau, lançando o WAR como se fosse um jogo original. O WAR fez muito sucesso e com essa grana, os quatro fundaram a GROW nos anos 70 (o nome da empresa é formado pela inicial de cada um, menos a do Valdir, que virou W para ficar mais estiloso, como a maioria das pessoas aqui já sabe).

    Quanto às regras, essa sua house rule de "empate ganha ataque", realmente é uma boa ideia. Outra house rule que eu acho que funciona para diminuir o tempo de duração, é estabelecer um limite para a quantidade de rodadas ou o tempo de jogo. Quando se atinge esse limite, o jogador que estiver mais próximo de cumprir seu objetivo, ou que possuir mais exércitos ganha a partida. 

    Quanto ao balanceamento há sempre aquela questão da Oceania e da América do Sul acabarem virando verdadeiros bunkers, que quando conquistados e reforçados fica muito difícil de atacar e facilita a vitória do jogador que conseguir isso. Como fica difícil atacar esses locais, a batalha se transfere para a África, América do Norte, Ásia e Europa, com os outros jogadores combatendo entre si. Além disso, com a Oceania e a América do Sul conquistadas, além dos exércitos por continente conquistados, esses territórios sempre fornecem uma quantidade regular de exércitos a serem usados em outros locais. Uma possível solução para isso é estabelecer outra linhas de ataque ligando Oceania à América do Sul, o sul da África à América do Sul e à Oceania, da América do Norte ao sul da África, e da Europa para a América do Sul. O problema é que com isso, como o jogo fica com as forças mais equilibrados, e dificulta o estabelecimento de bunkers, fatalmente a partida levará mais tempo. Portanto as house rules de limitação de tempo, citadas acima se tornam imprescindíveis.

    Para terminar, normalmente eu não sou muito adepto de house rules, porque há uma probabilidade maior de estragar do que melhorar o jogo. Não custa lembrar que um jogo demora meses e às vezes até mesmo anos de testagem e balanceamento para atingir a sua forma ideal. Mas no caso de alguns jogos, não dá para jogar sem elas, e, nesse sentido, o WAR é uma das exceções que confirmam a regra.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio             
          

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436101/11/22 17:00
    excluido_74361 » 01/11/22 17:00

    iuribuscacio::
    Meu amigo, eu tive um problema no olho direito, porque de repente eu comecei a ficar com a visão dupla. Mas já fiz uma série de exames, está tudo bem e só agora eu comecei a me recuperar, podendo escrever um pouquinho aqui no Ludopedia sem exagerar. É rapaz, passar dos 50 não é fácil.

    No mais, acontece nos USA, o mesmo que aqui, no sentido de que jogos direcionados ao grande público, que já se tornaram verdadeiros fenômenos culturais como o Candyland, que você citou vendem muito mais do que os board games modernos. E olha que no 247Wallst o Candyland está distante dos pesos pesados Clue e Scrabble (150 milhões de cópias vendidas), e do TOP1 Monopoly, que vendeu impressionantes 275 milhões de cópias. Claro que o fato deles serem bem mais antigos (Candyland 1949, Clue 1949, Scrabble 1948, Monopoly 1935), e de terem surgido em uma época em que não havia tanta variedade, em termos de jogos, contribui e muito para seus altos números de vendas. Mas mesmo assim, a distância de volume de vendas desses clássicos e dos board games é tão grande, que demonstra claramente que se tratam de dois universos totalmente distintos. No Brasil ocorre a mesma coisa em menor escala, mas me parece que a distância entre o WAR e os board games, em volume de vendas é muito maior, tornando esses dois setores econômicos (jogos clássicos X jogos modernos) muito mais distantes.

    Como eu disse antes, eu também gostaria muito que o WAR fosse modernizado, principalmente no quesito tempo de partida. A base de fãs do jogo é enorme e ele já está muito bem estabelecido no mercado há anos, por isso, uma eventual modernização talvez funcionasse para divulgar os jogos modernos. Eu só não vejo porque a Grow teria interesse nisso, se mesmo com as regras clássicas e um tempo de partida de algumas horas, ainda assim o jogo vende que é uma maravilha, sendo um dos carros-chefes da empresa, juntamente com o Perfil e o Imagem & Ação.

    Portanto, eu não creio que vá ocorrer uma modernização e atualização, nem mesmo das regras do jogo clássico, mas apenas eventuais versões temáticas com novas regras como foi o WAR Vikings e o WAR Império Romano, porque até onde se sabe, essas versões alternativas, nem de longe vendem tanto quanto o WAR clássico. Porém, o dia em que essa situação se inverter, aí é outra história...            
    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    Bom ouvi que tudo esta bem. Eu bate nessa marca esse ano, ja tom com sensor instalado no corpo p medir pressao, glicose, colesteral e tudo mais q medem. O pior de tudo e que a alternativa a envelhecer e muito, mas muito pior. kkkkkkkk
    Sobre o volume, o mais impressionante e o Catan sendo de 1995 ja tem 32M vendidos so no USA. E muito jogo. Outro q me surpreendeu de estar la foi o Clue, nao achei q ele seria tao peso pesado assim.
    Mas sendo honesto, eu quando muleque adorava jogar o War 2, ate conhecer o Suṕremacia, ai ferrou tudo, que enveredei para wargames.. 
    grande abraco

    1
  • Zargon
    87 mensagens MD
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    Zargon01/11/22 17:32
    Zargon » 01/11/22 17:32


    Diplomacia joguei muito, mas acho que jogava errado... lembro que o jogo sempre acabava com alguém jogando bomba no mundo todo....
    O que me virou para wargames por anos foi Battletech, que eu ACHO que ganhei de presente em 1994...

    2
  • Odanan
    1025 mensagens MD
    avatar
    Odanan01/11/22 17:46
    Odanan » 01/11/22 17:46

    Zargon::
    Diplomacia joguei muito, mas acho que jogava errado... lembro que o jogo sempre acabava com alguém jogando bomba no mundo todo....
    O que me virou para wargames por anos foi Battletech, que eu ACHO que ganhei de presente em 1994...

    Tenho o Diplomacia (e o War 2) até hoje. Diplomacia é bem complexo e talvez mais demorado ainda. Acho que consegui terminar pouquíssimas partidas.

    E viva o Battletech! (joguei uma partida na última sexta, finalmente estreando as caixas novas)

    EDIT: Supremacia! É o Supremacia que eu tenho.

    3
  • Brasilva
    11 mensagens MD
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    Brasilva01/11/22 18:05
    Brasilva » 01/11/22 18:05

    Já existe alguma postagem com sugestões de novas regras para os fãs de WAR aqui na Ludopedia?

    Eu também acredito que seja possível criar novas regras com os componentes já existentes.

    Aqui em casa a gente misturou três em um:
    -usamos o tabuleiro e os aviões do WAR II da versão mais nova,
    -soldados e tanques da versão especial,
    -previamente marcamos no tabuleiro os pontos de onde partiriam os mísseis e utilizamos o míssel e o dado de míssel do War Junior.

    Ficou muito bonito, soldados, aviões, mísseis mas os tanques continuaram sem um poder diferencial, apenas marcando 10 exercitos mesmo.

    Alguém sabe de alguma regra especial para essas peças tão bonitas?

    Valeu!

    3
  • Zargon
    87 mensagens MD
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    Zargon01/11/22 18:47
    Zargon » 01/11/22 18:47

    Brasilva::Já existe alguma postagem com sugestões de novas regras para os fãs de WAR aqui na Ludopedia?

    Eu também acredito que seja possível criar novas regras com os componentes já existentes.

    Aqui em casa a gente misturou três em um:
    -usamos o tabuleiro e os aviões do WAR II da versão mais nova,
    -soldados e tanques da versão especial,
    -previamente marcamos no tabuleiro os pontos de onde partiriam os mísseis e utilizamos o míssel e o dado de míssel do War Junior.

    Ficou muito bonito, soldados, aviões, mísseis mas os tanques continuaram sem um poder diferencial, apenas marcando 10 exercitos mesmo.

    Alguém sabe de alguma regra especial para essas peças tão bonitas?

    Valeu!

    Talvez você possa usar duas regras do war batalhas mitológicas.
    1- uma dela bem simples, que nas duas primeiras rodadas, o primeiro jogador só pode fazer 2 ataques, o segundo só 3 ataques... etc... para evitar que o ultimo jogador seja dizimado no começo.
    2- Você pode usar o tanque como as criaturas mitológicas: em vez de colocar três exércitos, coloca o tanque. Para cada tanque envolvido no ataque ou defesa, substitui um dado comum pelo de oito lados (d8). Assim os tanques tem uma vantagem grande no combate.
    Lembro bem mal das regras então vale a pena ler o manual do war batalhas mitológicas que tem aqui mesmo para ver se você curte...

    4
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436101/11/22 19:06
    excluido_74361 » 01/11/22 19:06

    Zargon::
    Diplomacia joguei muito, mas acho que jogava errado... lembro que o jogo sempre acabava com alguém jogando bomba no mundo todo....
    O que me virou para wargames por anos foi Battletech, que eu ACHO que ganhei de presente em 1994...

    O diplomacia nao tinha Nuke.
    O Supremacia tinha. Acabava faltando grana p fazer isso. teve um jogo que eu ganhei com 1 exercito, q tomou os paises de todo mundo pq nao tinham dinheiro para abrir as fabricas.. Foi sinistro pacas.
    BT era mandatorio na decada de 90. E joguei muito quando saiu o da WK. chegando a ir para o Nacional Americano e ficando em 3/4 (pois nao teve partida para decidir se era 3o ou 4o).

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436101/11/22 19:08
    excluido_74361 » 01/11/22 19:08

    Brasilva::Já existe alguma postagem com sugestões de novas regras para os fãs de WAR aqui na Ludopedia?

    Eu também acredito que seja possível criar novas regras com os componentes já existentes.

    Aqui em casa a gente misturou três em um:
    -usamos o tabuleiro e os aviões do WAR II da versão mais nova,
    -soldados e tanques da versão especial,
    -previamente marcamos no tabuleiro os pontos de onde partiriam os mísseis e utilizamos o míssel e o dado de míssel do War Junior.

    Ficou muito bonito, soldados, aviões, mísseis mas os tanques continuaram sem um poder diferencial, apenas marcando 10 exercitos mesmo.

    Alguém sabe de alguma regra especial para essas peças tão bonitas?

    Valeu!

    Faz o combate parecer como do Nexus Ops / Axis and Allies, e ai vc pode dar um hit melhor para o tanque, e pode dar blitz para eles tb.

    1
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