Arboretum é a prova viva de não julgar um livro (ou jogo nesse caso) pela capa. "Crie belos caminhos de arvores", "Uma arte calma e relaxante" quando na verdade ele é um dos jogos mais fura olho, derrete o cérebro com as possiblidades que eu já vi em uma caixinha daquele tamanho, a única técnica de "jardinagem" que consigo pensar para comparar com ele é o mitológico método de tortura do bamboo e ela não é nem um pouco tranquila.
As mecânicas de gameplay e de pontuação puxam o jogo em direções diferentes o que pode ser MUITO confuso para um jogador muito novato ou jogador experiente durante as primeiras partidas. Cartas na mesa não valem nada se um jogador não possuir a maior soma delas na mão, cartas na mão não valem nada se um jogador não possuir pelo menos duas em ordem crescente formando um caminho na mesa.
Isso e o limite de mão bem apertado é o que traz a genialidade por tras desse joguinho, manter cartas tanto para garantir os direitos de pontuar no final da rodada quanto para garantir os caminhos precisa de uma leitura constante do oponente, e cada carta que é descartada pode ser de grande valia para os outros jogadores, ou um blefe suando frio com a esperança de recuperar ela em um turno subsequente.
O posicionamento de cartas também acaba sendo crucial para o desenvolvimento da pontuação, com o baralho terminando sempre mais rápido do que você espera fica sempre o questionamento se deve focar nos naipes que ja existem ou tentar começar um novo mesmo que pequeno ou paga garantir o desempate.
Arboretum é um daqueles jogos que uma jogada pode definir o jogo, e essa jogada vai ficar pairando na sua cabeça por muito tempo após a partida dando aquela vontade de jogar novamente, o que certeza vai acontecer depois da primeira partida.
Apesar de não ser um jogo que colocaria para alguém começando no hobbie é uma ótima pedida para quem quer algo desafiador que caiba dentro do bolso, com seu jeito único de jogar e pontuar é ótimo para ser um filler entra um euro e outro ou uma ótima alternativa para acabar com amizades em um grupo de quem não curte jogos de blefe.
Conheça a HEX Board Game Café
O melhor lugar para curtir Jogos de tabuleiro em Porto Alegre.
http://www.hex.poa.br
http://www.instagram.com/HEXBG