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  4. Análise: Talisman (Revised 4th Edition)

Análise: Talisman (Revised 4th Edition)

Talisman: O Mágico Jogo de Aventura – 4ª Edição Revista
  • avatar
    Ricardo Gama01/04/16 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    01/04/16 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Ben G
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1435683/my-fairly-long-review-talisman-reaper-frostmarch-d

    O que começou em 1983 como uma ideia interessante para um jogo de tabuleiro tornou-se um dos meus jogos favoritos neste século. Eu amo Talisman (bem, todos, mais a 3ª edição). Eu joguei a 1ª edição uma ou duas vezes, já a 2ª edição joguei horas e horas, mas quando descobri a 3ª edição desisti de jogar a segunda. Quando tive que fazer algumas escolhas de vida difíceis, minha 2ª edição dirigiu-se para o Ebay e fiquei muito triste. Felizmente, esta pequena empresa chamada Black Isle publicou a 4ª edição do Talisman e me enviou uma cópia para revisão. Fiquei em êxtase! Em seguida, eles saíram do negócio. Depois a Fantasy Flight Games comprou a licença e fizeram um trabalho excelente! O que segue é uma revisão da Talisman (Revised 4th Edition), com cada expansão disponível misturadas, jogado por 6 jogadores.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/49735_m.jpg


    Talisman é um daqueles jogos que são malditamente divertidos de jogar. É simples o suficiente para que qualquer um que goste de jogos possa pegá-lo e desfrutar dele. É complexo o suficiente para que possa se implementar estratégias reais, dependendo de com qual personagem você está jogando em sua busca para dominar o mundo. É uma reminiscência de muitos RPGs baseados em fantasia, no entanto, é um jogo de tabuleiro. Tem personagens específicos, dados, e várias cartas para você fazer coisas diferentes e para os outros jogadores. Pode-se cortar uma garganta aleatória com alegria também. Além disso, pode se transformar em um sapo, uma característica que eu gosto muito. Tive a chance de sentar com outros cinco jogadores e desfrutar de um grande, longo e agradável jogo de Talisman neste fim de semana passado. Aqui estão os detalhes.

    Então o que exatamente pode-se fazer neste jogo? É, como eu disse, bastante simples. Você começa em um tabuleiro de jogo com três regiões. A região externa (onde as coisas são relativamente fáceis), a região central (fica mais difícil aqui), e a região interna (corram gritando). Para iniciar o jogo, você escolhe um dos 14 personagens que vêm com o jogo base. Sua carta de personagem dirá onde começará no reino externo e, em seguida, tem mais dois objetivos neste jogo. O primeiro é o de reunir um Talisman, para isso você precisa entrar na região interna. O segundo objetivo é entrar nessa região, alcançar a coroa de Comando e, em seguida, usar isso para chover morte em seus adversários até que destrua todos e torne-se dono do mundo! Mwahahaha!

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/451/rp1mu9.jpg


    Cada um dos personagens possuem diferentes características e habilidades, algumas são compartilhadas e algumas são exclusivas para esse personagem. Cada personagem tem várias estatísticas - Força, Ofício, Destino e Vida. Estas estatísticas determinam o quão bem você se sairá em uma luta (Força) ou num teste de vontade (Ofício) e quantas vidas pode perder (geralmente 4) antes que seu personagem morra. Pontos de destino podem ser descartados para voltar a rolar um dado e há esperança para escolher um resultado melhor. Cada personagem também começa com uma peça de ouro. O ouro pode ser usado para comprar itens no jogo, reabastecer pontos de destino, curar vidas, ou quaisquer outras coisas.

    Para jogar, role um d6 e prossiga em qualquer direção no mundo externo. Quando parar em um espaço que instrui você a comprar uma carta de aventura, deve fazê-lo a partir do (agora enorme, graças às expansões) deck de Cartas de Aventuras. Cartas de Aventura vêm em uma quantidade deliciosa. Estranhos, seguidores, inimigos, eventos, itens e, claro, sacos de ouro.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/422/q1331m.jpg

    Tabuleiro


    No início da sua rodada, o seu personagem passa pelo tabuleiro coletando itens e derrotando (ou sendo derrotado) inimigos e descobrindo eventos que mudam a natureza do jogo para todos. As cartas de aventura são numeradas de 1 a 6 e quando compradas, são sempre reproduzidas do número mais baixo para o mais alto. Geralmente os inimigos vêm em primeiro lugar, eles têm que ser derrotados primeiro e não existe nada de bom neles. O combate é simples e direto. Se comprar um lobo, com uma força 2, outro jogador, em seguida, rola um d6 para esse lobo e adiciona 2 (a força do lobo) para o total de pontos do dado. Faço o mesmo, acrescentando a sua força para o total de seus pontos de vida. O maior número ganha, os empates levam a novas compras. Batalhas de ofício funcionam da mesma maneira. Claro que, sendo um mago, há alguns feitiços nas mangas altamente decorativas.

    Magias neste jogo estão também disponíveis sob a forma de cartas. Elas são sorteadas a partir do deck por qualquer um que queira começar o jogo com elas, ou tê-las sempre. Precisa ter uma pontuação de ofício 3 para ter um feitiço, 4 para ter dois feitiços e 6 para ter três feitiços, o número máximo. Magias podem fazer qualquer número de coisas mágicas, por exemplo, deixar você invisível para roubar itens e seguidores de outros jogadores. Elas são muito divertidos, exceto quando alguém as usa para roubar seus seguidores.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/666/57tflw.jpg


    Então, como avançar neste jogo? Ao contrário dos RPGs padrões, não há pontos de experiência. Em vez disso, trabalha-se para aumentar sua pontuação de força e de ofícios através de uma série de métodos. Cada vez que derrotar um inimigo fica com a carta de aventura do inimigo como um troféu. Quando tiver armazenado até 7 pontos no valor de força ou de ofício - ou seja, se matar uma criatura com uma força de 4 e outra com uma força 3 soma-se 7; então pode descartá-las e adicionar um ponto a sua própria pontuação de força. O mesmo vale para o ofício. Além disso, há um monte de itens que aumentam tanto sua pontuação de força quanto a de ofício. Também existem meios mágicos para aumentar suas estatísticas. Alguns personagens, como o temido e obscuro Cultista têm habilidades que lhes permitem fazê-lo em determinados momentos. 

    Falando de objetos, cada personagem é permitido transportar até quatro objetos - um número maior se eles têm um objeto especial que lhes permite fazê-lo, como um cavalo, carrinho ou um saco de exploração. Além disso, pode ganhar seguidores em suas aventuras. Estas são pessoas ou bestas que aumentam ou ocasionalmente dificultam suas habilidades e também podem lhe dar habilidades especiais.

    Há muitas outras coisas acontecendo também. Por exemplo, se parar junto com outro personagem, pode escolher atacá-lo e tomar seu ouro, item, seguidor ou vida. Outras pessoas também estão vagando pelos reinos, fazendo com que coisas aconteçam que podem afetá-lo também. Logo no início do nosso jogo eu comprei um evento que causou a cada personagem a perda de todos os seus marcadores de destino.

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    Como seus personagens ganham força e ofício, itens e seguidores, você se aventurará para os reinos do meio onde as coisas ficam mais difíceis, mas as recompensas podem vir mais rápidas. Eventualmente, você estará pronto para enfrentar os desafios do reino interior. Primeiro, vai precisar de um Talisman até mesmo para entrar no reino interior (há quatro no jogo base). Sem este item você não pode vencer a partida. Em seguida, vai enfrentar uma série de desafios projetados para tornar difícil o alcance da coroa de comando. Depois de fazer isso, porém, tem uma chance de 50% de remover uma vida de cada personagem por turno. A pessoa com a coroa de comando faz isso até que seja derrotada por outro personagem, que também tem um talisman e foi para o reino interior, ou até que ganhe o jogo.

    Esta é a essência do jogo. Agora que sabe como jogar, vamos descobrir o que está incluído quando obtiver o conjunto base e as expansões!

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    O jogo básico vem com um tabuleiro, um livro de regras, 14 cartas de personagens, 104 cartas de aventuras, 24 cartas de magia, 40 contadores de força, 40 contadores de ofício, 40 contadores de vida, 30 moedas de ouro, 36 marcadores de destino, 28 cartas de compra, 4 cartas de talismãs, 4 cartas de sapo, 4 cartas de alinhamento, 18 figuras de plástico e seis dados de 6 lados.

    Os personagens são (em nenhuma ordem particular) Troll, Guerreiro, Monge, Assassino, Profetisa, Bardo, Elfo, Clérigo, Ladrão, Invocador, Druida, Ghoul, Mago e Anão. Cada personagem tem diferentes estatísticas, e cada um tem habilidades únicas que lhes permitem fazer coisas legais. Por exemplo, o Guerreiro pode rolar dois d6 na batalha e usar o ataque mais elevado, o monge pode adicionar seu ofício a sua força durante a batalha, e assim por diante.

    O jogo em si é maravilhosamente concebido e tem muito boa produção. O tabuleiro de jogo é grande e parece ótimo. As cartas de personagens são maravilhosamente ilustradas, as moedas de ouro parecidas com moedas de ouro - é tudo de bom. Tenho apenas duas queixas, e são pequenas queixas, os personagens são de plástico em vez de minis de chumbo reais (mas o plástico é uma visão maldita melhor do que os antigos trabalhos de papelão dobrado) e os marcadores de vida, força e ofício são um pouco difíceis de compreender. Eles ocasionalmente caem das mãos dos jogadores, para a alegria do meu gato.

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    Este conjunto básico tem tudo que é preciso para desfrutar um jogo decente de Talisman. Espera-se que um jogo com quatro jogadores leve cerca de 2-4 horas, dependendo de quanto astuto e disposto a cortar a garganta dos outros você esteja. Tenho uma doença quando se trata de elogiar as coisas de Talisman, porém, vamos dar uma olhada nas expansões!

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    Vou começar com a primeira expansão que comprei. Talisman (fourth edition): The Reaper Expansion. 90 Cartas de aventura, 28 cartas de magia, 12 cartas de missão de feiticeiro, 1 Miniatura de um Grim Reaper, e 4 personagens e minis adicionais.

    O próprio Grim Reaper é um elemento interessante para adicionar ao jogo. Honestamente, não acho que gostaria dele em primeiro lugar porque há uma chance da Morte simplesmente destruir um personagem. Mas depois de jogar com essa expansão, o amei tanto quanto o jogo base. O Ceifador começa o jogo fora da região interna. Quando qualquer jogador rola 1 para o movimento, terá de rolar o dado de novo e mover o Grim Reaper. Se o Reaper parar junto com outro personagem (geralmente) coisas ruins acontecem com nova rolagem de dados. Os efeitos vão desde "Está na hora", onde seu personagem é apenas retirado do jogo, até "Eu tenho planos para você", onde pode ganhar força, ofício, vida, ouro, mágica, destino ou se teletransportar para qualquer outro espaço nessa região.

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    Os quatro personagens que essa expansão adiciona são o Comerciante, o Cavaleiro, o Sábio e o Cultista das Trevas. Oh o Cultista das Trevas. Acho que ela é um dos personagens mais poderosos em todo este jogo. Por quê? Sempre que derrotar um inimigo ou outro personagem, recebe um destino, ouro, vida, força, ofício ou feitiço. À medida que o jogo continua e os personagens se tornam mais poderosos, ganhando mais brigas, os poderes dos Cultistas das Trevas "crescem exponencialmente”. Pode ser um efetivo desequilíbrio, se não for combatida no início do jogo. E por combatida, quero dizer retirada pelos outros personagens.

    Vai notar que todas essas expansões também vêm com cartas de aventura, que são jogadas no jogo base, o mesmo se aplica às cartas de magia.

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    Em seguida, vamos olhar a expansão Talisman (fourth edition): The Frostmarch Expansion. A expansão Frostmarch apresenta 4 novas cartas de personagens e figuras de plástico, 84 cartas de aventura, 20 cartas de magia, 24 cartas de missões de feiticeiro, e 3 cartas de final alternativo.

    Aqui está a primeira expansão que realmente mudou a forma como o jogo base é jogado. Para começar, existem missões de feiticeiro adicionais. O jogo base na verdade apresenta o feiticeiro na região média e há algumas missões que pode tentar completar para receber um Talisman como recompensa. Com a expansão Frostmarch, estas missões tem um pouco mais de detalhes e entusiasmo. Elas variam de sacrificar um item mágico, até tirar a vida de outro jogador. Qualquer coisa para conseguir esse Talisman!

    Frostmarch vem com um Ogro Chefe, Feiticeiro, Necromante, e os personagens Leprechauns.

    Além disso, esta expansão apresenta a adição de finais alternativos. Uma das coisas que eu mais gostei na 2ª edição foram os finais alternativos, e esta expansão os trouxe de volta. Estes dois finais podem ser escolhidos aleatoriamente e um terceiro pode ser de uso acordado. São colocados no centro do tabuleiro no lugar da coroa de comando e oferecem aos jogadores diferentes maneiras de ganhar o jogo.

    Se acordado, as missões de feiticeiro podem ser usadas para terminar. Cada personagem começa o jogo com 4 missões de feiticeiro selecionadas aleatoriamente. Ganha o primeiro personagem que completar todas as quatro e alcançar a coroa de comando. Os dois finais sorteados são a Coroa e o Cetro da Rainha do Gelo.

    A Coroa e o Cetro são variantes da Coroa de Comando padrão, exceto que em cada turno todos os jogadores perdem 1 ponto de vida. Se há outro jogador na coroa de comando, em vez de lançar o feitiço de comando, eles devem lutar entre si até a morte. Uma vez iniciada a luta, não há cura permitida.

    Se a Rainha do Gelo é encontrada, o personagem que alcançar a coroa de comando deve optar por atacar a rainha do gelo com força ou ofício. Ela tem 12 em ambos, e quatro vidas. Se a Rainha do Gelo é derrotada, o jogo termina. Se ela não é, todos são curados ao máximo e o jogo continua.

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    Talisman (fourth edition): The Dungeon Expansion é a próxima expansão que vamos examinar, e aquela que estava mais ansioso para adquirir. Tinha passado muitas sessões de jogo na Dungeon da 2ª edição de Talisman e estava ansioso para ver se essa expansão viria. Felizmente, ela veio! Esta é a primeira expansão que adiciona um novo tabuleiro para o jogo, além do tabuleiro do jogo base. Inclui 1 Tabuleiro de Calabouço, 128 cartas de calabouço, 20 cartas de magia, 10 cartas de aventura, 10 cartas de tesouro, 5 cartas de personagem, e 5 figuras de plástico.

    O calabouço é (opcionalmente) uma viagem, e pode ser muito duro com seus personagens em um bom caminho. Uma vez que entrar no calabouço, não pode voltar atrás e deve prosseguir até o final, onde vai encontrar, e espero, derrotar o Lorde das Trevas, pegando alguns itens legais. Há uma mudança a partir do jogo original com essa expansão, onde pode optar por voltar. Temos em casa a regra do original, mas no próximo jogo vamos tentar com a "oh tremendamente ruim!" regra maricas e ver como ela funciona.

    Ao viajar através do Calabouço, não se compra cartas de aventura como normalmente faria, mas sim cartas de calabouço que apresentam todos os tipos de coisas novas que não são normalmente encontradas no tabuleiro do jogo base. No final, se você derrotar o Lorde das Trevas (Força 12, Ofícios 12), terá de escolher entre um dos 10 poderosos tesouros para levar com você. Ah, também pode obter diretamente a Coroa de Comando, para se certificar que não precisa de um Talisman!

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/49749_l.jpg


    The Dungeon introduz um novo tabuleiro! Isto se encaixa perfeitamente com o tabuleiro do jogo base, colocando as ruínas e acaba dando uma maneira agradável para seus personagens passarem para a desgraça iminente. Uma nota sobre o novo tabuleiro da expansão: é grande. Quando adicionado ao jogo base, torna o tabuleiro de jogo enorme, que mal cabe na nossa mesa de jantar. Isso não quer dizer que não vale a pena, certamente vale!

    The Dungeon introduz o Filósofo, Amazona, Gladiador, Swashbuckler e Cigano como novos personagens.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/49752_m.jpg


    A última expansão que eu comprei foi a Talisman (fourth edition): The Highland Expansion. Aqui temos outro tabuleiro adicionado ao tabuleiro de jogo base de forma semelhante como The Dungeon, é uma viagem mais fácil para esses personagens não completamente prontos para o Calabouço ainda. Além disso, traz 6 novos personagens, três novos finais alternativos, cerca de 80 cartas das montanhas, uma nova aventura e cartas de magia.

    Eu, particularmente, gosto das três novas cartas de final alternativo. Elas são o Battle Royale, onde todos os personagens que não têm um Talisman perdem e todo aqueles que o tem começam uma briga. Há também a Hand of Doom em que um dado é lançado e coisas ruins acontecem todo o tempo (o meu favorito é o número menor, mas ainda assim é divertido). Por último, existe o Eagle King terminando quando um personagem derrotar o Rei Águia que tem Força 12, ofício 12 e 4 vidas.

    A configuração é muito parecida com o calabouço, mas com a capacidade inerente de ir e vir, as Highlands adicionam um pouco de espaço para o jogo quando um grande número de pessoas estão jogando. Ele também adicionam o desafio de derrotar o Rei Águia (Força 8, Ofício 8 neste modo de jogo) para obter alguns itens mágicos de nível inferior. O Highland também introduz Trinkets, itens mágicos pequenos que não ocupam espaço como um dos seus quatro objetos. Eles têm baixa potência, mas como são bijuterias, esperava por isso.

    O Highland é um lugar para personagens menos avançados. Em algum lugar entre a região externa e a região média, oferece um bom lugar para encontrar inimigos e tesouros sem o risco que vem com o calabouço.

    O Highland vem com o Sprite, Alquimista, Valquíria, Highlander, Vampiro e Rogue.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/284/7rl7yz.jpg


    Preciso avisar, eu não posso recomendar este jogo para todos os tipos de grupo. Tive um tempo fantástico jogando-o em grupos que variam de dois a seis jogadores, usando algumas, todas ou nenhuma das expansões. Cada jogo tem a sua própria maneira de jogar e sempre tem algumas surpresas construídas nele.

    Se gosta do jogo, incentivo a olhar para as expansões também. Cada uma delas tem suas próprias forças e mudam a jogabilidade. Descobri que quanto mais expansões incluídas menor o tempo de jogo. Não me interpretem mal quando digo isso, significa que um jogo de quatro horas cai para três. Com todas as expansões, vai encontrar mais cartas do que pode contar. Em algum lugar em torno de 320 cartas de aventura, 32 personagens, muitas magias e missões. É o sonho de qualquer colecionador de jogos de tabuleiro.

    Se eu tivesse que colocá-los em ordem de compra, recomendaria assim:

    * The Dungeon: Esta é a expansão que deve ter. Divertida e torturante. Um novo tabuleiro não magoa ninguém.
    * The Reaper: Adiciona um pouco de caos com o Grim Reaper perambulando. Com 4 novos personagens e um monte de cartas de aventura, funciona bem com o jogo base.
    * O Highland: Mais uma vez, novo tabuleiro! Finais alternativos, 6 novos personagens e um novo conjunto de cartas.
    * O Frostmarch: Finais alternativos e 4 novos personagens. As cartas de aventuras extras são divertidas, com as missões de feiticeiro mais prováveis e insossas que na maioria de todas as expansões.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/413/h357uo.jpg


    Concluindo, se gosta de jogos de tabuleiro e aventuras de fantasia, se está procurando uma ótima maneira de passar uma noite de jogos ou mesmo uma noite fora de sua campanha de RPG regular, eu recomendo esta última edição de Talisman. Vale a pena seu tempo e dinheiro.

    Traduzido por mgstavale
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • fabiocardo
    1314 mensagens MD
    avatar
    fabiocardo01/04/16 06:44
    fabiocardo » 01/04/16 06:44

    Parabéns pelo post, gostei do jogo e queria adquirir, mas meu inglês é péssimo! :'(
    Quem sabe a Galápagos trás esse jogo? 
    Alguém sabe de algum rumor sobre trazerem este jogo?

    1
  • B_crowesbr
    5 mensagens MD
    avatar
    B_crowesbr01/04/16 06:57
    B_crowesbr » 01/04/16 06:57

    O jogo base foi publicado no Brasil pela Devir. As expansões não.

    1
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson01/04/16 08:07
    gebson » 01/04/16 08:07

    Ao contrario da aceitação desse jogo nas comunidades de Board games por ai, eu gosto muito dele, a caixa básica depois que você joga algumas vezes realmente fica muito repetitiva e sem graça de joga, mais quando vc adicionar as exp a ele, deixa o jogo mais legal e aumenta as possibilidades de finais do jogo, eu tenho quase todas as exp dele e ficou muito melhor com elas.

    0
  • fabiocardo
    1314 mensagens MD
    avatar
    fabiocardo01/04/16 08:17
    fabiocardo » 01/04/16 08:17

    B_crowesbr::O jogo base foi publicado no Brasil pela Devir. As expansões não.

    Mas a galápagos tem uma parceria com a Fantasy Flight Games e pelo que entendi no texto ela comprou os direitos do jogo. :)

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  • zickerr
    133 mensagens MD
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    zickerr01/04/16 09:58
    zickerr » 01/04/16 09:58

    Também comprei a caixa básica da Devir e gostei bastante. Depois de um tempo, acabou ficando repetitivo mesmo, daí deixei o jogo no armário. Imagino que as expansões ajudem bastante nesse aspecto, mas não comprei nenhuma pois meu inglês não é tão bom assim.

    Se a Galápagos (ou outra empresa) resolver lançar eu com certeza comprarei algumas expansões.  

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  • B_crowesbr
    5 mensagens MD
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    B_crowesbr01/04/16 12:33
    B_crowesbr » 01/04/16 12:33

    zickerr::Também comprei a caixa básica da Devir e gostei bastante. Depois de um tempo, acabou ficando repetitivo mesmo, daí deixei o jogo no armário. Imagino que as expansões ajudem bastante nesse aspecto, mas não comprei nenhuma pois meu inglês não é tão bom assim.

    Se a Galápagos (ou outra empresa) resolver lançar eu com certeza comprarei algumas expansões.  


    eu tenho  4 expansões. Elas ampliam o conteúdo mas devem ser usadas com cautela. Existem algumas cartas que acabam desequilibrando como aquelas que permitem carregar mais itens ou o próprio Talisman. Além de existirem alguns personagens overpowered. Também senti a necessidade de criar algumas house rules para tornar a experiência mais equilibrada entre os jogadores.

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  • Eduardo Feitoza
    5 mensagens MD
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    Eduardo Feitoza01/04/16 12:46
    Eduardo Feitoza » 01/04/16 12:46

    Um dos jogos preferidos do meu filho. Só fazendo umas adaptações na temática, fica ótimo para jogar com crianças.

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  • romgb
    384 mensagens MD
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    romgb01/04/16 14:19
    romgb » 01/04/16 14:19

    Eu acho que a galápagos não tem uma parceria com tds os títulos da FFG...
    Se por exemplo, a Devir ou a New Order firmar um acordo com a FFG, eles conseguem trazer o jogo para cá.

    Isso é só uma suposição, mas não acho que Z-Man, FFG e Mayfair (essas editoras/publishers grandes) se filiem apenas a uma única editora.

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  • Mariano Gouveia
    62 mensagens MD
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    Mariano Gouveia01/04/16 19:24
    Mariano Gouveia » 01/04/16 19:24

    Sempre achei o visual desse jogo lindo, mas nunca tinha parado pra "ver de perto".
    Com essa resenha me interessei muito pelo jogo, deve ser ótimo!!!

    Abraços

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Talisman: O Mágico Jogo de Aventura – 4ª Edição Revista - Análise: Talisman (Revised 4th Edition)
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