Riftforce (Carlo Bortolini, 1MoreTime Games)
Tenho uma tendência a prestar atenção em jogos premiados. Se, além disso, forem jogos rápidos, portáteis e bons para duas pessoas minha atenção redobra.
Foi assim que eu fui atrás de Riftforce, um jogo de cartas somente para 2 jogadores, que foi recomendado no último Kennerspiel des Jahers. Nele, competimos para baixar elementais de diferentes tipos e habilidades em 5 locais diferentes, tomar posse destes locais e destruir os invocados pelo adversário.
Preparação
O objetivo do jogo é fazer 12 pontos. Geralmente você ganha um ponto por elemental inimigo destruído e um ponto por local onde só você tem elementais ao fazer uma ação específica.
No setup, os jogadores selecionam sucessivamente os elementais que vão compor seu deck – cada um escolhe um tipo por vez, até que ambos tenham quatro tipos.
Os tipos funcionam como naipes, cada qual com uma habilidade específica e com 9 cartas - quatro elementais com vida 5, três com vida 6 e dois com vida 7.
Os jogadores misturam suas 36 cartas dos 5 tipos selecionados para formar seu deck e compram sete cada um.
Jogo montado. As duas últimas cartas de "local" (essa linha que divide os elementais) são pra marcar os pontos
O jogo
Na sua vez, você tem três opções de ação:
a) “Jogar”: Baixar até três elementais que tenham ou o mesmo tipo ou o mesmo número, todos no mesmo local ou em 3 locais adjacentes cada um;
b) “Ativar”: Descartar uma carta da sua mão e ativar o poder de até 3 elementais do mesmo tipo ou do mesmo número da carta descartada;
c) “Checar e comprar”: você ganha um ponto por cada local onde só você tem elementais. Depois, compra até ter 7 cartas na mão novamente.
Mecanicamente, o jogo é bastante simples. O que dá o tempero são as habilidades dos diferentes elementais e as estratégias que as combinações dessas habilidades permitem – são 10 tipos de elementais, 4 entram em jogo de cada lado em cada partida – dois ficam de fora. Isso permite nada menos que 210 combinações possíveis de tipos num deck com 4 deles.
Alguns são fortes no ataque, outros na própria mobilidade, uns permitem mover elementais adversários e por aí vai. São muitas estratégias possíveis.
Os elementais do tipo “cristal”, por exemplo, dão muito dano (4 ao primeiro elemental adversário do local onde estão cada vez que sua habilidade é ativada), mas concedem 2 pontos de vitória ao adversário (ao invés de 1) ao serem destruídos. São os famosos canhões de vidro.
Uma abordagem prudente seria fazer um deck que combine os “cristais” com os elementais do tipo “luz”, que tem uma habilidade de cura. Uma mais ousada seria combiná-los com o tipo “trovão”, que dão 2 de dano e mais 2 se destruírem o primeiro alvo.
Elementais do tipo "cristal"
Minha opinião
Gostei muito de Riftforce por todas as características que eu mencionei no começo: é portátil, é pra 2 e as partidas são curtas. Acho um jogo bastante interessante pro mercado nacional porque, como são só cartas, ele não tem um custo de produção alto. E há pouquíssimo texto (só as habilidades dos elementais, que poderiam até se beneficiar de uma iconografia), portanto traduzir também não deve ser um problema pras editoras.
O jogo já tem uma expansão pra sair (Riftforce: Beyond) que vai adicionar 6 novos tipos de elementais.