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Esta criação impressionante da Drawlab Entertainment é um jogo tático abstrato para dois jogadores jogado em um tabuleiro quadrado de 5 x 5. As peças são estátuas empilháveis que lembram aquelas encontradas na Ilha de Páscoa e cada uma tem um número na parte de trás de 1 a 5. Os jogadores podem ver apenas os números em suas próprias peças; os números nas peças do oponente permanecem ocultos. Os números superam todos aqueles de valores mais baixos, exceto que o humilde 1 supera o todo-poderoso 5.
Os jogadores começam com todas as suas peças em pilhas de duas em seus cinco espaços da linha inicial. Você tem uma escolha livre sobre como organizar sua preparação inicial, então você sempre mantém seu oponente adivinhando. As peças se movem ortogonalmente, para os lados ou para a frente (nunca para trás). Para vencer, você precisa ter uma pilha de cinco peças na linha da casa do seu oponente.

Na sua vez, você pode fazer dois movimentos: mover uma peça duas vezes ou duas peças uma vez cada. Você pode empilhar peças livremente, simplesmente movendo-se para seus quadrados. Você também pode mover-se para a peça do seu oponente, nesse caso você compara os valores da sua peça com a peça mais alta da pilha para a qual você se moveu. Se houver duas ou mais peças opostas na pilha para a qual você se moveu, você batalha (compara valores) com cada uma por vez. Assim, por exemplo, se você mover um 5 para uma pilha inimiga onde a peça do topo é um 3, o 3 é removido do jogo; você continua a comparar e remover, mas se e quando encontrar uma peça que supere a sua (neste caso, um 1), sua peça será removida. Se a sua batalha encontrar uma peça do mesmo valor, essa peça permanece no lugar, mas é bloqueada até você mover sua peça para fora da pilha ou até que sua peça seja derrotada em um ataque subsequente. Uma peça que foi removida do jogo pode ser reencarnada, mas ao custo de perder suas ações de movimento por um turno.

Essas são todas as regras em poucas palavras, então você pode ver que Gábor Incze projetou um jogo que parece um cruzamento entre
Damas e
Combate. Há um forte elemento de dedução e blefe: é aquela peça 5 que você está avançando e que varrerá tudo em seu caminho, exceto um 1, ou você está blefando? As batalhas revelam o número de peças inimigas que vencem, então há um elemento de memória para acompanhar essas informações. Se você reencarnar uma peça perdida, seu valor não é compartilhado com seu oponente (embora, obviamente, se você reencarnar peças imediatamente após perdê-las, seu oponente saberá seu valor). E note que as peças reencarnam na sua linha inicial, então se você conseguir ocupar todos os cinco quadrados na linha inicial de um oponente, eles não poderão mais reencarnar...
A arte é de Nagy Norbert e, com suas peças de empilhamento robustas,
TacTiki certamente tem uma presença muito forte na mesa! Joga rapidamente, os 20-30 minutos na caixa foram precisos, e isso significa que é curto o suficiente para provocar a frase "
vamos jogar novamente".
E, como se
TacTiki já não fosse viciante o suficiente, a Drawlab Entertainment incluiu duas variantes na caixa. Você pode virar o tabuleiro para jogar em uma grade de 4 x 5, omitindo as peças de valor 5 (e com 1 vencendo 4), tornando um jogo ainda mais curto, e você pode jogar usando quadrados de campo perigoso que bloqueiam o movimento.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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