Copan: Dying City (Eric Dubus e Olivier Melison, 2023)
Estamos na cidade maia de Copan. Somos influentes famílias que estão no comando. Ao contrário do habitual, começamos o jogo no ápice e vamos caminhando para o declínio. Esse aspecto temático me agradou muito, para além do cenário mesoamericano. Gostei de como o tema foi implementado nas mecânicas, que impõe aos jogadores escassez de recursos e diminuição de opções ao longo da partida.
Trata-se de um euro médio. No seu turno você fará duas coisas. Primeiro colocará uma das peças de geração de recursos na pirâmide. Existe quatro recursos diferentes. Você gerará não apenas de acordo com a peça que colocou, mas também pelas peças adjacentes. Além disso, não alguns locais que se forem alocados geram outros efeitos. A quantidade de recursos gerados é ditada por uma trilha. Inicialmente são 3, mas sempre que uma peça é colocada, a trilha correspondente avança, o que faz com que esse valor diminua, podendo chegar no zero. Nas últimas rodadas é provável que você não consiga produzir recursos dessa forma. A segunda etapa do turno é a seleção de ação. Existem 4 ações diferentes, se você escolher repetir a ação da rodada anterior você ganhará recursos ou pontos de vitória. Há assim um grande incentivo à especialização. O jogo ainda tem uma leve construção de motor e uma pontuação final baseada no avanço em 4 trilhas de pontuação, que reforçam a necessidade de especialização.
Eu gostei de Copan. É bem resolvido no tema e na mecânica. O ponto baixo na minha opinião é a forma como os desastres acontecem. Eles ocorrem quando o marcador na trilha de recursos chega em determinados pontos, o que é legal. Contudo, o efeito do desastre é definido por um rolamento de dado. O desastre incidirá sobre todos os jogadores, mas poderá prejudicar mais os que estão se especializando em determinado caminho. Acredito que seria mais interessante, se os jogadores disputassem esses efeitos. Mas de qualquer forma, não é dada destruidor. Recomendo para quem goste de jogos nessa linha.
_________________________________
Fiquei muito feliz de ver o Dino Escape entrando na lista de recomendações do Aftermatch no Dia das Crianças. Dá uma olhada: