Fãs de corrida, regozijai-vos! Enquanto está todo mundo no HYPE do HEAT: PEDAL TO THE METAL, eis que pinta no horizonte um jogo de corrida para balançar os alicerces da categoria: POLE POSITION.
Para quem não sabe, POLE POSITION promete ser um simulador de corrida moderna com diversos elementos para entreter tanto players casuais quanto fãs um pouco mais hardcores.
E porque eu digo "promete"? Porque ele ainda NÃO FOI LANÇADO, mas apenas ANUNCIADO no KS para entrar em financiamento ainda esse ano.
Sendo fã de jogos de corrida, tomei conhecimento deste jogo e fui atrás para saber mais. Para minha surpresa o BGG continha um farto material com imagens e vídeos de gameplay pois o jogo já vem sendo testado a uns 2 anos, mas só recentemente o pessoal da DOIT GAMES (empresa espanhola) criou o material oficial que será anunciado no KICKSTARTER ainda este ano.
Usando o material disponível no BGG e nos videos, consegui recriar o jogo no TABLETOP SIMULATOR mas não fui autorizado a publicar, então resolvi imprimir o material "home made" (adoro mexer com gráficos) e testar o jogo com meus amigos, que também são fãzaços de corrida.
E O QUE ELE VAI TER DE BOM?
Qualificação com Q1, Q2 e Q3, DRS, duelos nas ultrapassagens, danos, gerenciamento de recursos, atraso de freada, pit stop, mudança de tempo, 4 pneus diferentes com controle de degradação, trajetórias, curvas com dificuldade variável, 6 habilidades, 6 estratégias, bandeira amarela, eventos e até Safety Car.
Achou pouco? Ainda tem regras para campeonato e BOTS, que virão numa expansão com mais 2 ou 4 pistas, não tem nada muito claro, mas deve ser lançado tudo junto no mesmo financiamento.
Botamos este protótipo HOME MADE na mesa e pisamos fundo em 2 partidas para testar todos estes fundamentos (fotos abaixo).
PRIMEIRA PARTIDA (PISTA DA ESPANHA - 2 VOLTAS)






Nesta primeira partida corremos apenas 2 voltas mas tivemos que parar muito para tirar dúvidas no entanto deu para fazer 1 pit stop e explorar bem algumas habilidades dos pilotos.
SEGUNDA PARTIDA (PISTA DOS EUA - 4 VOLTAS)





Esta segunda partida foi pra testar como o jogo trabalha com PISTA SECA (explorando pneus MACIOS e DUROS). E foi um excelente teste, calibramos as regras e percebemos todas as qualidades do jogo.
Veredito: Aprovado!
POLE POSITION é um jogo desafiador e bastante divertido a despeito de utilizar DADOS para mover o carro. Fãs de simuladores costumam torcer o nariz para jogos "push your luck" e com razão, afinal, dados permitem um baixo controle sobre o carro já que não saber o quanto vai mover a cada jogada torna impossível planejar uma estratégia de corrida.
POLE POSITION se sai muito bem nesse quesito pois oferece recursos (freio, motor e skill points) que podem ser amplamente explorados para se ganhar casas extras em freadas ou retas e até mesmo mitigar rolagens ruins rerolando o dado de movimento e ficando sempre com o melhor resultado - além de não obrigar o jogador a mover todo o valor rolado. Isso tudo nos agradou bastante pois permitiu um alto controle sobre os carros sob qualquer condição de corrida (sol ou chuva, com ou sem tráfego).
O ponto alto do jogo é realmente a MUDANÇA DE TEMPO (e não me refiro aqui a correr com chuva e sim alterância de tempo). A expectativa de ver o tempo mudar de sol para garoa ou chuva é o grande barato desse jogo pois ser pego no meio da pista usando pneu errado é extremamente punitivo e levar o carro até os boxes é uma tortura. Aliás correr na chuva já é divertido pois é preciso usar SKILL POINTS para evitar rodar caso se tire valores muito altos.
Destacamos ainda o excepcional sistema de QUALIFICAÇÃO do jogo, com Q1, Q2 e Q3 nos mesmos moldes de uma corrida moderna, o divertido sistema de DUELOS tornando a ultrapassagem nesse jogo algo bastante difícil (é o que diferencia um SIMULADOR de um jogo casual) e o ótimo sistema de DEGRADAÇÃO DOS PNEUS onde é preciso controlar o tempo de vida útil dos pneus caso o jogador precise reutilizá-los durante a prova (como numa corrida real).
Sendo testado a mais de 2 anos, este jogo tem diversos elementos para agradar em cheio tanto jogadores casuais quantos fãs mais hardcore e, se for financiado, deve fazer bastante sucesso.