3000 Scoundrels é um dos jogos mais recentes de Corey Konieczka, muito conhecido por seus grandes sucesso como Twilight Imperium, Star Wars Rebellion, Battlestar Galactica, e mais recentemente por jogos de sua própria editora, a Unexpected Games, com A Iniciativa, Voices in My Head, e agora o 3000 Scoundrels. Esses 3 jogos estarão disponíveis aqui no Brasil pela Galápagos.
3000 Scoundresl, ou 3000 Canalhas (tradução minha), se passa num velho oeste tradicional, mas que recebeu uma visita de um estranho chamado "O Viajante" e que carregava utensilhos do futuro. Num dado momento o Viajante sumiu, deixando todos seus apetrechos para trás, causando um rebuliço nos bandidos da região, querendo por as màos nessas tecnologias. E assim começa nosso jogo.
Cada jogador é o líder de um grupo de bandidos, e ao longo da partida deverá recrutar CANALHAS para seu bando, e executar roubos aos cofres que guardam essas tecnologias.
O fluxo da partida é bem simples: jogue uma carta, e realize as ações correspondendos, podendo ativar ações extras fornecidas pelos canalhas recrutados..
No fim do turno, vc poderá gastar dinheiro pra recrutar mais canalhas.
BLEFE
- blefe é um ponto chafe do jogo: cada ação que vc realiza é feito usando cartas de baralho: 0, A, 1, 2, 3, 4 ,5, 6, e 0. Mas as cartas são jogadas FECHADAS, ou seja, vc pode jogar qualquer carta em qualquer ação. Vc sempre realiza a ação, mas seus oponentes podem duvidar. Se vc for pego na mentira, vai perder uma valiosa reputação (pontos), ao passo que seu oponente GANHA reputação. E como a cada rodada vc só tem 4 cartas pra usar, em certos momentos vc será obrigado a blefar.
- um outro ponto de blefe é nos roubos dos cofres. Os roubos não acontecem com muita frequência, vc caba fazendo de 2 a 4 em todo o jogo, então vc deve fazer roubos certeiros. Todos os cofres são fechados, e antes de roubá-los efetivamnte, vc pode fazer uma ação de espiar pra ver seus valores (de 2 a 7 pontos). Sempre que espia, vc deve por uma ficha indicando seu valor. E claro, pode blefar. O lance das fichas é que no fim do jogo, se vc roubou um cofre e a ficha tem o mesmo valor do cofre, vc recebe um ponto adicional. E como os pontos são apertados, faz diferença. Mas vc pode meter o louco e roubar cofres às cegas tbm, sem problema.
CARTAS TRANSPARENTES:
Um outro diferencial do jogo são as cartas dos CANALHAS, que são compostas de 3 elementos: um sleeve, uma carta base com o personagem, e outra carta transparente com uma "roupinha". Juntando tudo, vc tem o CANALHA completo, combinando a condição de ativação, o benefício, e o custo da carta. Além de ser um sistema muito inteligente, ainda compõem cartas lindíssimas. E é daí que vem o nome do jogo tbm: são 50 cartas de um tipo, e mais 60 de outro, resultando em 3000 possibilidades de cartas diferentes.
Opiniões gerais:
O jogo funciona muito bem e trás muitas idéias boas. Tudo parece bem original. As cartas transparentes são um show à parte e sempre encanta os jogadores. É bem divertido montar os personagens, e ver o que pode aparecer a cada turno.
Todo o jogo gira em torno do blefe, mas vai muito além de papéis fechados e acusações simplestas. É um blefe mais "refinado"... demanda mais malícia em saber os momentos certos de mentir.
Todas as ações são bem limitadas, então tudo tem que ser bem pensado: não vale a pena fazer roubos às cegas, nem fazer acusações sem sentido. Tem q ser certeiro.
Gostei bastante de como vc pode montar seu tableau de canalhas, e criar seus combos de ações, tornando suas ações básicas mais fortes, e criando novas oportunidades de surpreender seus oponentes.
Pra conhecer mais sobre o jogo, criamos uma série de videos com unboxing, regras, e gameplay. Dá um confere aí embaixo e depois nos diga o que achou tbm