Pes Soberbos::O foda é que sempre alguém, mesmo que queira contestar, fica esperando outro contestar primeiro. Aí fica um olhando pra cara do outro: “e aí, alguém vai contestar?”.
Alguma regra teria que ter pra isso, como seguir a ordem de turno pra cada um ir falando “sim ou não” ou um tempo específico (tipo uns 5 segundos) pra alguém contestar logo após a ação.
Coup é um jogo pra ser jogado rápido, e não pra alguém ficar parado pensando várias hipóteses se vai contestar ou não a ação de alguém.
Então, quando tem jogador iniciante, o que ocorre com alguma frequência, já que Coup é um jogo bem leve, eu faço o seguinte: sempre que alguém faz uma ação contestável, eu pergunto "alguém vai contestar?" e aguardo coisa de 5 segundo e segue o jogo, até os novos jogadores se habituarem na mecânica do jogo.
Se todo mundo já sabe bem, basta ir jogando o jogo, sem pausa alguma, visto que "contestar" não é uma fase do jogo, é algo eventual que depende dos jogadores se manifestarem nesse sentido, não é obrigatório, podendo acontecer nenhuma vez durante a partida (algo bem improvável) ou em todas as ações.
Ou seja, basta ir jogando como se não existisse a contestação, pois ela não faz parte das etapas obrigatórias do jogo e do turno dos jogadores. Se alguém for contestar, a pessoa interrompe o andamento do jogo dizendo que vai contestar a ação do coleguinha, após ele realizar uma ação. Se for ficar parando pras pessoas pensarem se vão contestar cada ação o jogo vai ficar muito travado, com as pessoas olhando umas para as outras, como você disse, e aí esse jogo, pra mim, perde um pouco o seu propósito.