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  1. Fórum
  2. Fora da Redoma
  3. Psicologia e Diversão no Mundo dos Board games.

Psicologia e Diversão no Mundo dos Board games.

  • avatar
    Celio Wolff 06/10/22 11:57
    avatar
    Celio Wolff
    06/10/22 11:57
    11 mensagens MD

    Bom Dia a Todos.

    Gostaria de conversar sobre o tema "Board Games e Psicologia podem misturar?"
    Acredito que seria muito interessante o tema tanto para algo mais acadêmico quanto social, onde acredito muito nos benefícios dessa parceria,
    Adoraria ver opiniões e ideias aqui e que possam ir além do Fórum e Redes Sociais. 

    O Que vocês acham? 

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  • frankhiromi
    477 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi06/10/22 14:07
    frankhiromi » 06/10/22 14:07

    Olá! Tema muito bacana.

    Pensando na questão da aplicação prática da Psicologia, existem ferramentas de uso profissional que se assemelham a jogos. 
    Um exemplo: alguns terapeutas clínicos usam o "baralho das emoções" que é composto de cartas estímulo para auxiliar o paciente a entrar em contato com aspectos que às vezes ele tem dificuldade de trazer para a terapia.
    Outro exemplo: o psicodrama possui uma técnica chamada roleplay que é basicamente trabalhar a representação de papéis a fim de ajudar o paciente a perceber o problema a partir de outras perspectivas, além de possibilitar um ensaio comportamental em ambiente seguro. 
    Além disso, existem dinâmicas de grupo que também se parecem com jogos. Você coloca um grupo para cumprir uma tarefa x, depois analisa a forma como cada um elabora e cumpre a tarefa, a fim de avaliar o perfil de cada participante. 

    Porém, uma limitação é que nos exemplos dados a ferramenta em si é apenas secundária em relação ao foco principal que é a leitura dos fenômenos (emoções, Comportamentos, interações) de uma perspectiva teórica dentro da Psicologia. Ou seja, sem essa leitura, a ferramenta muitas vezes fica restrita ao seu caráter lúdico (o que também não é um problema). Na prática psicológica o enfoque é outro, como por exemplo fim terapêutico, ou para seleção de pessoal. 

    Edit: lembrei de uma técnica chamada Sistema de Economia de Fichas que lembra muito um jogo. 
    Você constrói com a criança uma tabela de comportamentos alvo (por exemplo arrumar a cama) e vai registrando toda vez que ela executa aquele comportamento. A cada X fichas ela recebe uma recompensa. Costuma ser muito utilizado com crianças porque elas tem facilidade de assimilar comportamento e recompensa através de pistas visuais (mais ou menos como ganhar uma estrelinha da professora quando faz a tarefa de casa). 

    2
  • Celio Wolff
    11 mensagens MD
    avatar
    Celio Wolff 06/10/22 15:21
    Celio Wolff » 06/10/22 15:21

    Penso que mesmo no uso mais clínico citado acima, o quanto seria importante a criação do hábito e a normalização do seu uso. Em mundo cada vez mais digital, ter a presença de pessoas interagido ludicamente e emocionalmente e uma fonte enorme de Possibilidades e Benefícios.

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  • frankhiromi
    477 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi06/10/22 22:23
    frankhiromi » 06/10/22 22:23

    Celio Wolff ::Penso que mesmo no uso mais clínico citado acima, o quanto seria importante a criação do hábito e a normalização do seu uso. Em mundo cada vez mais digital, ter a presença de pessoas interagido ludicamente e emocionalmente e uma fonte enorme de Possibilidades e Benefícios.

    Sim, com certeza.

    Só complementando, eu entendo que os jogos tem muito a contribuir para saúde mental dos jogadores. 

    Existe um conceito muito em voga que é o de Regulação Emocional. Regulação Emocional é aquilo que fazemos quando queremos nos sentir bem. Tem a ver com o instinto básico de buscar prazer e evitar prazer. Por exemplo, depois de um dia de trabalho estressante, ou após uma discussão familiar, é comum que nós humanos tenhamos diversos comportamentos para tentar sair do estado de frustração, raiva ou tristeza. Tem gente que bebe, tem gente que assiste tv, tem gente que vai pro futebol... e existimos nós, jogadores de boardgames.
    O jogo é um exemplo de atividade que contribui para a Regulação Emocional. Se bem trabalhado, é uma atividade muito saudável (se mal trabalhado pode acarretar vícios como consumismo desenfreado, ou FOMO). Mas é muito interessante porque é uma atividade, assim como o esporte, que permite exercer tanto trabalho competitivo quanto cooperativo dentro de um ambiente controlado. Isso significa, por exemplo, que você pode direcionar um instinto, como agressividade e transformar em espírito competitivo (enquanto na vida real, uma agressividade mal dirigida se transformaria em violência).

    Uma vez vi um depoimento muito interessante de um jogador de RPG, falando sobre como o RPG tinha contribuído para que ele mantivesse a saúde emocional durante a adolescência. Eu me identifico muito com esse depoimento. Na minha juventude o RPG ajudou demais a consolidar meus laços de amizade, exercitar minha criatividade, minha empatia, a pensar sobre resolução de problemas... Os boardgames modernos chegaram bem mais tarde para mim, mas também hoje me ajudam demais a manter a conexão com os amigos, relaxar, pensar estrategicamente. 

    Por fim, apesar de muito se falar em benefício dessas práticas, é difícil pensar num desenho de pesquisa para comprovar esses benefícios. Seria preciso comparar, por exemplo, grupos de jogadores e não jogadores para medir a variável a ser estudada. E mesmo assim não teria como afirmar se a correlação é ou não causal.
    Um exemplo fictício: vamos estudar se existe correlação entre inteligência (QI) e jogos de tabuleiro. Mesmo depois de controlar outras variáveis (gênero, classe social, idade, etc) é difícil poder afirmar que a correlação, seja positiva ou negativa, se dê pela variável estudada. Vamos supor que os jogadores de boardgame apresentem QI maior que o grupo controle (gente, é só um exemplo, não tem nenhuma base empírica!!!), será que é o jogar boardgame que contribui para o QI aumentado ou será que existem outras variáveis não observadas? Como por exemplo, quem joga lê mais, ou dorme melhor, e ao invés do jogo, é esse outro hábito que tem correlação positiva com QI.
    E mesmo assim, não seria possível afirmar se quem joga tem aumento de QI, ou se quem tem QI elevado costuma buscar mais esse tipo de entretenimento (isso daria outro estudo).
    Devido a essas dificuldades (e talvez um certo desinteresse pelo tema do ponto de vista acadêmico), é muito mais fácil encontrar depoimentos do que estudos falando sobre os supostos benefícios de jogar.

    2
  • tpcordeiro
    1668 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro07/10/22 01:50
    tpcordeiro » 07/10/22 01:50

    Esses dois assuntos juntos me remeteram automaticamente à 2 tópicos. Primeiro, o board O Monstro das Cores, um jogo voltado para o público infantil, que fala sobre sentimentos.
    E o segundo é esse tópico "O Que os Jogos de Tabuleiro Revelam Sobre a Mente", que começa fazendo uma análise entre a mente e os jogos de xadrez, oq já é interessante, mas pra mim o texto fica maravilhoso quando chega na seção "Conheça Rhea Zakich". Uma pena esse post ser relativamente antigo, portanto pouco conhecido, então toda oportunidade q posso, tento relembrar esse texto excelente. Vale a pena mesmo ler.

    2
  • RaphaelGuri
    1379 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri07/10/22 02:27
    RaphaelGuri » 07/10/22 02:27

    Complementando o que foi dito acima pelo Frank sobre as dificuldades práticas, falando do ponto de vista acadêmico (sou estudante do curso de psicologia atualmente), existem outras questões a serem consideradas, como:

    1. Tempo: Estes estudos, se feitos com o formato de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso, doutorado, mestrado e afins, tendem a ter pouco tempo hábil para conseguirem validar de fato alguma hipótese sozinhos. Para se ter uma idéia, a própria revalidação de testes psicológicos costuma levar bons anos para ocorrer (sem contar o atraso devido a adaptação regional. Por exemplo, falando de inteligência, no Brasil está sendo usado o WISC duas edições anteriores ao último validado nos EUA);

    2. Origem: Com exceção de universidades, são raras empresas que conseguem voltar sua atenção a um campo tão específico, o que aliado com a pouquíssima quantidade de laboratórios voltados para pesquisa na área e o ridículo apoio governamental e popular, fazem a produção acadêmica ficar quase inteiramente restrita a dificuldade inerente do item acima (1) e limites do item abaixo (3);

    3. Custo: Tais pesquisas são caras. Além do tempo, são necessários espaços, materiais, voluntários, licenças e outros elementos que não tornam viável tamanho esforço devido à ausência de efetiva aplicação prática (item 4);

    4. Aplicação prática: Juntando tudo que escrevi até agora, o ponto central é "finalidade". Não adianta só descobrir que hipotese A ou B estão corretas, é preciso dar um uso para isso (no caso clínico, um uso terapêutico), então pegue tudo que foi pensado em todos comentários da postagem até agora e multiplique as dificuldades ao dobro. Não adianta saber que jiló faz bem, é preciso também se criar receitas para que ele seja gostoso e aceitem comê-lo;

    5. Base bibliografica: Nem só de Huizinga se fala de jogo, tal qual não só de Freud se fala de psicanálise. Existe muito material, e do mais variado, dentro das três forças da psicologia (isso sem contar filosofia que é a base primeira ou debatermos epistemologia), porém a visão de jogo como ferramenta de construção social é uma ideia bem nova (Gestalt Terapia começou originalmente em 1951, mas só ganhou força quase 20 anos depois, por exemplo, então vemos como sequer saímos das fraldas quase), portanto fica até difícil seguir em um caminho, já que ainda é tudo mato (momento do meme)! Certamente temos que começar por algum lugar e em algum momento, mas devido a todos tópicos acima (fora os que minha ingenuidade me fizeram esquecer ou desconsiderar), é bem difícil chegar em um ponto que supere a especulação com base em inferências.

    Enfim, acho muito boa uma iniciativa do gênero, principalmente se contar com pessoas realmente da área com disposição e vontade, mas a verdade é que ciência se faz aos poucos e em locais como o Brasil, também aos trancos e barrancos.


    Obs:notem que os itens que listei acima se complementam, separei apenas para ficar didaticamente mais acessível..


    2
  • isabelateles90
    1 mensagens MD
    avatar
    isabelateles9006/02/23 10:15
    isabelateles90 » 06/02/23 10:15

    Bom dia,
    em relação ao tema jogos de tabuleiro e psicologia eu tenho uma experiência para contar. Sou psicóloga clínica, me especializo em Psicologia Hospitalar e sou coordenadora de Saúde Mental de uma ONG que trabalha com estudantes universitários. Nosso objetivo é fornecer suporte para as necessidades físicas, psicológicas, espirituais e existenciais dos estudantes. Sou responsável por desenvolver o trabalho dessa ONG em uma cidade universitária. Os alunos ficaram dois anos em ensino remoto em virtude da pandemia e, ao retornarem, percebemos que muitos relatavam vivências de solidão, ansiedade social, depressão e dificuldade de se relacionar. Em razão disso, apostamos ano passado em um trabalho que usasse os jogos de tabuleiro como estratégia de promoção de saúde mental e facilitação de vínculos.

    Propomos encontros quinzenais com a utilização de jogos variados. Foi muito interessante a adesão que tivemos, de pessoas que nem eram fãs de boardgames mas que se sentiram muito confortáveis com a proposta dos vínculos e sentiram que foi um ambiente agradável. Tínhamos um grupo fixo e vários estudantes que começaram a se interessar e participar. Pude perceber que alguns estudantes puderam se beneficiar desenvolvendo melhor habilidades sociais, falando melhor, sentido-se menos ansiosos, tendo menos crises depressivas. Nesse sentido, creio que os jogos podem ser instrumentos sim para um desenvolvimento de um grupo social. Se quiserem conhecer um pouco do trabalho, sigam o instagram @ cafédegraca

    1
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