Saint Petersburg é um jogo para 2 a 4 jogadores, lançado em 2004 por Bernd Brunnhofer, também autor do famoso Stone Age (Brunnhofer assina ambos os jogos com o pseudônimo Michael Tummelhofer). Suas principais mecânicas são colecionar componentes (set collection) e seleção de cartas. A versão avaliada é a primeira edição da Rio Grande Games.
Tema: Como muitos eurogames, o tema não é o forte de Saint Petersburg: os jogadores participam do crescimento da gloriosa cidade russa, também conhecida como “Paris do Leste”. Para isso eles devem contratar trabalhadores (cortadores de lenha, mineradores, pastores, etc.), erguer edifícios (mercados, bibliotecas, a Catedral de Santo Isaac, etc.) e influenciar nobres (secretários, juízes, o Patriarca da Igreja Ortodoxa russa, etc.).
Componentes: Os componentes seguem o padrão de qualidade dos demais jogos europeus: peças de madeira, tabuleiro e cartas resistentes. O dinheiro são notas de papel, como ocorre na maioria dos jogos que adotam esse tipo de componente. Destaca-se a arte elegante de Doris Matthäus, imitando o estilo medieval cultivado pela Igreja Ortodoxa russa.
Regras: Vence o jogo quem obtiver mais pontos de vitória após um número indeterminado de rodadas (o fim do jogo é “disparado” quando um dos quatro baralhos terminar). O jogo segue um ciclo de quatro rodadas: a rodada dos trabalhadores, dos edifícios, dos nobres e das cartas de troca. Cada rodada é sinalizada por um baralho de mesmo nome e possui uma sequência de fases semelhante. Na primeira fase, os jogadores realizam uma entre quatro ações: comprar uma carta do tabuleiro (o jogador paga o valor de uma carta e coloca-a em sua área de jogo); reservar uma carta do tabuleiro (o jogador pega uma carta e coloca-a em sua mão, guardando no máximo três cartas); comprar uma carta da mão (o jogador paga o valor de uma carta reservada e coloca-a em sua área de jogo); e passar (o jogador não passa definitivamente, podendo jogar em sua próxima vez). Alguns detalhes importantes: quando um jogador compra uma carta que já possui, ele paga mais barato; quando um jogador compra uma carta de troca, ele deve substituir uma carta de mesmo tipo e pagar a diferença de valores. Quando todos os jogadores passarem em sequência, a primeira fase termina. Na segunda fase, dependendo da rodada, há uma contagem de trabalhadores (cartas que oferecem dinheiro), de edifícios (cartas que oferecem pontos de vitória) ou de nobres (cartas que oferecem dinheiro e/ou pontos de vitória). Não há contagem na rodada das cartas de troca. Na terceira fase, novas cartas do baralho da próxima rodada são adicionadas, totalizando oito cartas no tabuleiro (entre novas e antigas). No final de um ciclo de rodadas, as cartas recentes tornam-se mais baratas e as cartas antigas saem de jogo. Também são trocados os primeiros jogadores de cada rodada. No final do jogo, além dos pontos conquistados ao longo da partida, três quesitos são pontuados: cartas de nobres diferentes, dinheiro restante e pontos negativos por cartas que sobraram na mão.
Gameplay: Saint Petersburg é um clássico jogo de economia “bola de neve”, ou seja, os jogadores começam pobres, mas vão enriquecendo exponencialmente ao longo da partida. Isto porque as cartas sempre pontuarão a partir do momento em que são compradas – é claro que não em todas as rodadas, o que exige uma diversificação equilibrada. Esse tipo de mecânica exige um planejamento cuidadoso, mas que se resume no seguinte: Quanto e quando devo pagar por uma carta para conseguir sua pontuação constante? Vale a pena se descapitalizar no início da partida, mas garantir uma boa pontuação constante até o final do jogo? Ou vale a pena segurar o dinheiro e esperar por cartas melhores, correndo o risco de restarem poucas rodadas para elas contabilizarem?
Considerações: Saint Petersburg é um jogo de regras simples, mas difícil de dominar. Trata-se daqueles jogos que, ao final da partida, os jogadores compreendem perfeitamente as mecânicas do jogo, mas mesmo assim percebem que deixaram escapar algo: Onde eu errei? Onde eu posso melhorar? Isto faz de Saint Petersburg um jogo que se torna melhor a cada partida, mas que também pode frustrar já na primeira. Certamente um jogador experiente se diverte mais, pois, por conhecer as cartas do jogo, ele sabe como se planejar – e planejamento é alma de Saint Petersburg! Entretanto, isto não deve desapontar os jogadores novatos, pois o próprio processo de aprendizagem é gratificante (ao contrário de outros jogos que exigem uma “iniciação” maçante caso os jogadores queiram aproveitá-los devidamente).
Avaliação final: Bom