Marco Polo é um jogo de alocação de dados para 2 a 4 pessoas, com duração média de 1 hora e independente de idioma.
O jogador que viajou recentemente começa o jogo, então ele começa com 7 moedas e 2 camelos, no sentido horário, o jogador a esquerda ganha 1 moeda a mais. Exemplo: Em um jogo com 4 pessoas, os jogadores receberão 7, 8, 9 e 10 moedas respectivamente E 2 camelos.
Além disso, cada jogador ganha um contrato com fundo azul que é sorteado entre os jogadores, esse será seu contrato inicial.
Tabuleiro Individual do Jogador
Cada jogador recebe também 2 cartas de locais, caso vc consiga colocar um posto de comercio nesses locais, ganha ponto no final da partida. Mecânica parecida com Ticket to Ride.
No começo da rodada rola-se 5 dados, se o valor da soma dos 5 dados for menor do que 15, você ganha a diferença entre moedas ou camelos. Por exemplo: Você rolou os 5 dados e a soma foi 13, então você pode pegar 2 moedas, 2 camelos, ou 1 moeda e 1 camelo.
No jogo há principalmente 2 formas de ganhar pontos, cumprindo os contratos e viajando pelo mapa.
Pegar 5 moedas: O jogador coloca exatamente um dado de qualquer valor sobre o espaço de ação disponível e pega 5 moedas.
Mercado: Aqui é onde os jogadores pegam as mercadorias e camelos para finalizar os contratos. O jogodor coloca os dados no espaço de ação e determina quanta mercadorias vai receber de acordo com o dado de menor valor.
Favor de Khan: O jogador coloca exatamente um dado sobre o espaço de ação, então ele ganha 2 camelos e uma mercadoria a sua escolha. O próximo jogador deverá colocar um dado de valor igual ou maior ao anterior. Essa mecânica é parecida com o a ação de coletar minérios em Alien Frontiers.
Pegar Contratos: O jogador coloca exatamente um dado sobre o espaço de ação. Então ele pode pegar 1 ou 2 tiles de contrato das colunas igual ou menor do dado alocado.
Se o jogador colocar um dado de valor 1, então ele só pode pegar 1 tile de contrato da 1ª coluna.
Se um jogador pegar uma tile de contrato da 5ª coluna, ele também leva 1 moeda ou 1 camelo do suprimento.
Se ele tem pegar uma tile de contrato da 6ª coluna , ele ganha 2 moedas ou 2 camelos.

Para fazer os contratos é necessário pagar as matérias primas descritas nos tiles. As matérias primas são: Ouro, Seda e Pimenta. Ao cumprir os contratos (que você pode fazer a qualquer tempo no seu turno), vc ganha geralmente pontos de vitórias e moedas, alguns tiles te dão outros benefícios, como uma viagem grátis, 1 dado preto ou contratos novos para fazer.
Essa mecânica é parecida com as missões de Lords of Waterdeep.
Viajar: O jogador coloca exatamente dois dados sobre o espaço de ação. O jogador deve pagar o custo da viagem em moedas, assim como quaisquer custos adicionais em moedas ou camelos mostrados no mapa. Então ele move seu meeple pelo mapa e coloca uma Posto Comercial na cidade.


