Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Isolamento Social: Oportunidade Perdida para o BG Nacional

Isolamento Social: Oportunidade Perdida para o BG Nacional

  • temmesa
    29 mensagens MD
    avatar
    temmesa19/09/22 15:11
    temmesa » 19/09/22 15:11

    iuribuscacio::
    Jetro::
    Eu não entendi. Vc fala que  boardgame nacional perdeu uma oportunidade com o isolamento social? Vc quer dizer lançamentos de jogos de designers brasileiros? 

    Vc fala que perdemos uma oportunidade de fortalecermos o hobby, mas mesmo na pandemia e com a crise, o hobby cresceu muito mais. Quem sofreu na pandemia foram as luderias, mas o mercado online teve aumento de vendas .

    Sobre tiragens, quando se lança um jogo ou tem reprint, a fábrica já imprime para vários idiomas de uma vez só. O que encarece o valor do jogo são os impostos abusivos e real desvalorizado. Não acho que os preços dos jogos estão abusivos, o preço dos jogos estavam caros na pandemia pela alta procura no mundo. Aliás,  sai mais barato comprar aqui do que importar e ser taxado.

    O hobby de boardgames no mundo é um nicho minúsculo. EUA, França, Alemanha, Reino Unido, China, Canadá, Japão e Brasil são mercados em ascensão. Essa onda de boardgames modernos é algo novo ainda no mundo. 

    Enfim, nao é um mercado pequeno e frágil. As editoras lucraram muito e continuam lucrando, apesar da Galápagos ter maior mercado.

    Caro Jetro

    Em momento algum eu disse que o hobby não cresceu. O que eu defendo é que esse crescimento foi muito aquém do que poderia ter sido. considerando todo o nosso potencial enquanto um país de com 212 milhões de habitantes. 

    No caso do preço dos jogos, você só está considerando os jogos mais caros, quando na verdade eu estava me referindo aos jogos mais baratos, na faixa de R$ 50,00. Além disso, quando você diz que é mais caro comprar aqui do que importar e ser taxado, eu discordo porque claramente isso não está correto. Se fosse assim, não haveria motivo para as pessoas ainda comprando as versões nacionais dos jogos, quando simplesmente poderiam importar, sem passar pelo dissabor dos diversos erros de tradução. Isso pode ser verdade em relação a alguns jogos, mas esses casos são a exceção e não a regra.

    Dizer que EUA, Alemanha e França são mercados de board games em ascensão, como se eles não fossem os gigantes que são e não gerassem os lucros fabulosos que geram é também um equívoco. Em 2018 a Asmodee foi comprada pela PAI Partners por 1.2 bilhões de euros, e recentemente foi posta à venda por 2 bilhões. Isso sem falar que no mercado internacional (principalmente EUA e Europa) os board games alcançam vendas na base de milhões de cópias. Não me parece que isso sejam características de uma mercado em ascensão, a menos que se esteja pensando que todo mercado, por maior que seja, sempre pode crescer mais. Só que nesse caso, todos os mercados em todos os setores também seriam apenas mercados em ascensão. E pelo que eu entendi, não foi isso que você quis dizer. 

    Quanto à questão do board game como novidade, isso pode até ser real em alguns países, mas certamente não se aplica àqueles que você citou. Basta dizer que o prêmio Spiel de Jahres existe desde 1978 e em breve completará 50 anos, e o lançamento do Catan que iniciou a Era dos Jogos Modernos, ocorreu em 1995 (27 anos atrás), para ficar só na Alemanha. O As d'Or, um dos mais prestigiados prêmios para jogos da França existe desde 1988. No caso dos EUA, a Gen Con a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo, existe desde 1968, o "Charles S. Roberts Award" para jogos de tabuleiro existe desde 1974 e o prêmio MENSA para jogos desde 1990. Assim, mesmo que os jogos modernos só tenham entrado em cena quase 30 anos atrás, certamente não é de uma novidade que estamos falando, no caso desses países citados no seu comentário.   

    No caso desse lucro enorme que você diz que as editoras nacionais têm, isso não faz o menor sentido, nem condiz com a realidade, tanto que excluindo Galápagos e Devir, em todos os outros casos os sócios das editoras não conseguem viver exclusivamente de board games, e praticamente todos eles têm outras ocupações profissionais.   

    Por fim, dizer que um mercado de board games como o nosso, que vende entre 1.000 e 1.500 cópias de cada jogo, quando muito, não é um mercado pequeno e frágil, é um equívoco sem tamanho. Tanto assim é, que diversos lançamentos internacionais não enviam para o Brasil, simplesmente porque nós não somos um mercado de jogos suficientemente relevante. Se não fosse assim, mesmo com os graves e crônicos problemas de desvio de encomendas e altas taxações, ainda assim as editoras gringas se preocupariam em ter como foco o mercado brasileiro de jogos, o que efetivamente não acontece.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio       
                 


    Cara, calcula ae quantos prints e reprints de centenas de títulos são feitos por ano e lançados e relançados no Brasil? Varios jogos estão sendo lançados simultaneamente no mundo e  Brasil. Tem jogo esgotado que a galera está querendo desesperadamente. As luderias voltaram a lotar.  Nâo sei que mercado frágil é esse que você fala.

    E o mercado de boardgames modernos, é sim um nicho do nicho no mundo. Agora sim, jogos de tabuleiro da Hasbro e Mattel é que vendem dezenas de milhões. 

    0
  • iuribuscacio
    3184 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio19/09/22 15:17
    iuribuscacio » 19/09/22 15:17

    Raphael Lohan::Deixa eu comentar outra coisa então.
    Vamos usar a Galápagos como exemplo, blz?
    Qual jogo ela vai utilizar para investir em marketing, ativação e tudo mais para tentar fomentar o mercado, o Eurozão cabeça de 500-600 reais, o Ameritrash cheio de mini de 600-700 ou o Double de 70? Óbvio que o Double. 
    Mano, não sei a sua coleção mas eu não gasto dinheiro com Double. Já comecei no Eldritch Horror. Conseguiu sacar? Não?
    Pra fomentar mercado novo, quem acha que BG é Ludo e Cara a Cara, tem que incentivar a venda de jogos que potencialmente, vc, nem eu nos interessamos mais. 
    Por isso reintero, demanda quem dá é o mercado. E hoje, a Galápagos, por exemplo, atende tanto quem já tá nichadão no hobby tipo eu, que quero todo o LCG que vejo pela frente, tanto quem começou. Mas pode ter certeza, Double, ticket to ride, king of Tokio, sempre vão ser mais baratos que LCGs e é aí que tá a oferta e a demanda. 
    Quem sabe daqui a 10 anos isso mude, não sei, vai depender de mim emprestar minha coleção pro meu filho levar pra escola e difundir entre a molecada da sala dele. Vou torcer pra que eles gostem. 
    Tmj aí.

    Caro Raphael Lohan

    Mas é justamente isso que eu estou dizendo. Os esforços para a popularização do hobby e que é uma necessidade que eu tanto defendo, não será feita através de euros de R$ 600,00, nem de dungeon crawlers de R$ 900,00. A única forma de fazer isso e justamente através dos party games que custam abaixo de R$ 100,00, e alguns na faixa de R$ 50,00.

    Quando o seu filho leva o Dobble para a escola, todos os amigos dele gostam, chegam em casa e pendem para seus respectivos pais comprarem, há uma grande possibilidade de que esse pai chegue na loja de board games, para comprar o Dobble e talvez se interesse por outros jogos até mais caros e mais complexos. Obviamente ninguém chega a uma loja sem saber nada sobre board games, querendo comprar o Dobble por R$ 50,00 e sai logo de cara com um Descent: Lendas da Escuridão que é muito mais complexo e que custa R$ 1.200,00. Porém é perfeitamente possível que ele saia com um Kingdomino que custa R$ 100,00, com um Carcassonne que custa R$ 200,00, ou até mesmo, quem sabe, com um Ticket to Ride que custa R$ 300,00.

    É por isso que eu defendo que, cada vez mais, nossas editoras deveriam investir em designers nacionais, cujos jogos poderiam ser produzidos localmente. Isso devido à ausência das condições contratuais impostas pelas editoras gringas, e porque os baixíssimos preços das gráficas chinesas só se aplicam para tiragens de mais de um milhão de unidades, o que não é o caso de um jogo nacional, sem apelo mundial.

    Além disso, eu defendo que mesmo no caso dos jogos estrangeiros seria fundamenta que se investisse mais nos jogos mais baratos, que certamente são muito mais capazes de atrair novos jogadores, do que os jogos que custam meio salário mínimo. Nesse aspecto é fundamental destacar não apenas a Papergames, que investe pesado na sua linha pocket e na MS Jogos do Marcos Macri, que procura sempre lançar jogos com boas mecânicas e componentes honestos, e a preços acessíveis como é o caso do Jester e do Chaparral, que inclusive a 2ª edição está em financiamento coletivo no Catarse até 01/10/2022.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio         

    0
  • iuribuscacio
    3184 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio19/09/22 15:36
    iuribuscacio » 19/09/22 15:36

    temmesa::

    Cara, calcula ae quantos prints e reprints de centenas de títulos são feitos por ano e lançados e relançados no Brasil? Varios jogos estão sendo lançados simultaneamente no mundo e  Brasil. Tem jogo esgotado que a galera está querendo desesperadamente. As luderias voltaram a lotar.  Nâo sei que mercado frágil é esse que você fala.

    E o mercado de boardgames modernos, é sim um nicho do nicho no mundo. Agora sim, jogos de tabuleiro da Hasbro e Mattel é que vendem dezenas de milhões. 

    Caro temmesa

    Com rodo o respeito, nossa divergência deve decorrer de uma diversidade de parâmetros. 

    O mercado nacional de board games é um mercado com vendas de 1.000 a 1.500 unidades por jogo, e cujos sócios da maioria esmagadora de editoras, não conseguem sequer viver exclusivamente do lucro de suas empresas. E não sou isso quem diz isso, mas eles próprios, em diversas lives e entrevistas. Apenas Galápagos e Devir (que não atua somente no mercado de board games) têm lucros mais altos e consideráveis, o que não ocorre, com as demais editoras. Conforme o link que você informou, em um comentário anterior, a Galápagos já vendeu algo em torno de 1,3 milhão de unidades de jogos. E isso pode até parecer muito, mas para conseguir essa marca ela teve de lançar mais de 900 jogos. Claro que os jogos têm desempenho de vendas muito diferentes, mas só para ilustrar meu argumento, se essa quantidade de jogos vendidos for dividida pela quantidade de jogos lançados, o número alcançado é de 1.444 cópias vendidas por jogo. E isso nós estamos falando da maior editora de jogos modernos do país, detentora de uma fatia do mercado muitíssimo mais alta que as demais empresas.    

    Fora isso, as luderias que você também citou, tiveram que começar a diversificar e apostar em serviços e oferecimento de bebidas e comidas, bem como aluguel de jogos, porque apenas com o lucro com das vendas dos board games, a conta simplesmente não fecha, e deixa a empresa no vermelho. 

    Se para você isso representa um mercado forte, ou até mesmo mediano, eu só posso concluir que nós dois realmente temos parâmetros, métricas e visões totalmente diferentes a respeito do tamanho e da relevância econômica e empresarial de um mercado de board games.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    0
Responder
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6(current)
Isolamento Social: Oportunidade Perdida para o BG Nacional
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.