"E agora, Sua Alteza, vamos discutir a localização de sua base rebelde escondida."
-Darth Vader
Este é um bom ano para ser um fã de Star Wars.
Star Wars está maior do que nunca. Novos capítulos estão sendo adicionados ao universo Star Wars. E
Star Wars: Rebellion em breve permitirá aos jogadores voltarem com força total para os personagens e eventos que fez a trilogia original de Star Wars um fenômeno mundial.
Como mencionado no
artigo de visão geral,
Star Wars: Rebellion é ao mesmo tempo pessoal e épico. Ele permite que comande heróis e vilões icônicos como Luke Skywalker, Darth Vader, Princesa Leia, Han Solo e o Imperador Palpatine, e as ações que eles tomam influenciam diretamente o curso da sua Guerra Civil Galáctica. Você pode lançar ataques contra o império, construir estaleiros ou construir a Estrela da Morte e explodir planetas. Pode treinar o seu herói no caminho Jedi, ou capturar heróis rebeldes e congelá-los em carbonite.
Em suma,
Star Wars: Rebellion fornece uma entrada para a Guerra Civil Galáctica e para todo o universo de Star Wars, que é totalmente sem precedentes na forma de jogo de tabuleiro...
Este artigo traz um olhar mais atento para as diferentes condições de vitória para o Império Galáctico e Aliança Rebelde.
Vasculhar a galáxia
"Eu acho que temos alguma coisa, senhor. O relatório é apenas um fragmento de uma sonda droide no sistema Hoth, mas é a melhor pista que já tivemos."
- Capităo Piett
Como o jogador Imperial em
Star Wars: Rebellion, você precisa encontrar e destruir a base rebelde. Faça isso e você ganha. A condição de vitória imperial não deixa espaço para confusão, mas abre o valor de uma galáxia inteira com sua jogabilidade.
Primeiro, tem que encontrar informações. Há trinta e dois sistemas representados no tabuleiro de
Star Wars: Rebellion, e todos eles, além de Coruscant, estão representados no jogo. Ao longo do jogo, as sondas droides vasculham a galáxia, e você compra cartas do deck, eliminando os sistemas ali representados como possíveis localizações da base rebelde.
O deck de planetas entra em jogo durante o setup. Como jogador imperial, ganhe controle de Coruscant e outros cinco sistemas, dois dos quais que foram subjugados por suas forças imperiais e mais três que são leais a sua causa. As cartas para cada um desses sistemas são removidas a partir do deck de planetas, e ficam em sua mão. Em seguida, pode carregar os sistemas associados com Destroiers, Andarilhos AT-AT, Stormtroopers, caças, naves de transporte e uma Estrela da Morte totalmente operacional.
Em seguida, o jogador rebelde ganha o controle de três sistemas e embaralha as cartas no deck de planetas. O jogador rebelde escolhe um sistema para abrigar sua base, pega essa carta do deck de planetas, e esconde sob o tabuleiro, em seguida embaralha o deck de planetas.
Assim, o jogador rebelde esconde uma informação crítica que é a localização de sua base no início do jogo. Isso pode levar a todos os tipos de blefes com os rebeldes escolhendo o mais improvável dos lugares, como um sistema próximo de Coruscant, ou acabar defendendo outros sistemas para chamar a atenção, levando suas frotas para longe da localização real da base.
O jogador rebelde espera atrair o Império para longe da base rebelde cercando Dantooine
com forças de proteção, realizando um blefe.
Os rebeldes não são os únicos com informações ocultas, no entanto. O jogador imperial segura todas as cartas com os planetas já sondados e, portanto, só ele sabe quais os sistemas que seu Império Galáctico eliminou como possíveis locais para a base rebelde. Uma vez que os rebeldes nunca sabem quais as cartas de planeta que o Império possui, o jogador imperial pode muito bem ser capaz de usar as informações para ver através de qualquer um dos blefes rebeldes ou mesmo para capturá-los em uma armadilha.
Infelizmente para os rebeldes, o jogador imperial já pegou a carta de planeta de Dantooine e reconhece o blefe!
Depois de ter identificado o local da base escondida dos Rebeldes, ainda deve destruí-la, e isso leva a outra camada satisfatória de jogabilidade de combate. Vamos olhar mais de perto para o combate em previews futuros, mas vale a pena notar neste ponto que o combate incorpora mais de 150 miniaturas de plástico junto com dados personalizados e cartas táticas.
Cada unidade está associada a um conjunto de dados, e quando descer sobre a base escondida dos Rebeldes, vai querer fazê-lo com naves suficientes, tropas e veículos para deixar os rebeldes sem chance de sobrevivência. Tudo isso significa que a destruição da base Rebelde comece várias rodadas antes. Você precisa manobrar a sua frota com cuidado em todas as regiões adjacentes ao planeta para que suas forças fiquem na posição correta no momento adequado.
Convencido de que a base rebelde está em Hoth, o jogador imperial prepara suas forças para um assalto.
Restauração da Galáxia
"Quanto mais você apertar, Tarkin, mais sistemas estelares vão escorregar por entre seus dedos."
-Princesa Leia
Como jogador Rebelde, sua condição de vitória é um pouco mais abstrata. Afinal de contas, o Império Galáctico supervisiona inúmeros sistemas, que são governados por governadores regionais espalhados por toda a galáxia. Suas frotas consistem em Destroiers espalhados pelas estrelas, cada um com poder de fogo suficiente para manter um sistema inteiro através do medo. Uma vitória militar não impedirá o Império de vencer a guerra. Não há uma única base imperial que possa ser destruída, que fará com que o império entre em colapso.
No entanto, os rebeldes têm esperança. A tirania do Império Galáctico trabalha contra ela nas mentes e nos corações daqueles que estão oprimidos. Se a Aliança Rebelde conseguir reunir apoio suficiente, demonstrar liderança suficiente, e causar golpes críticos contra o Império, poderá ser capaz de inspirar os cidadãos da galáxia para se levantarem em revolta contra o regime do mal que os oprime. O Império pode ser capaz de parar uma pequena revolta militar, mas não pode suprimir uma rebelião galáctica em grande escala.
Assim, em
Star Wars: Rebellion, o jogador Rebelde procura avançar o marcador de reputação Rebelde até encontrar um local específico na trilha de reputação. Isto significa, com efeito, que os rebeldes devem sobreviver tempo suficiente e ter sucesso com frequência suficiente para inspirar outros a ação.
No momento em que o jogo prossegue para a quarta rodada, os rebeldes marcam três pontos para mover o marcador de reputação de "14" para "11". Se o marcador de tempo e o marcador de reputação convergem para o mesmo número, os rebeldes ganham.
Eles fazem isso através do cumprimento de vários objetivos, cada um dos quais vale um determinado número de pontos que compra em seu deck de objetivos. Notavelmente, esta etapa é realizada em três fases, numeradas de I, II e III. Primeiro, embaralha todos os objetivos III e os coloca virados para baixo. Então embaralha todos os objetivos II e os coloca virados para baixo em cima dos objetivos III. Finalmente, embaralha todos os objetivos I e coloca virados para baixo em cima dos objetivos II.
Durante todo o jogo, você compra 1 objetivo a partir deste baralho, sempre no final de cada rodada, e assim como existem maneiras para que o jogador Imperial receba cartas de sondagem de planetas adicionais existem maneiras para seus rebeldes ganharem objetivos adicionais. Isto é importante porque alguns objetivos serão decididamente mais difíceis do que outros, dependendo das circunstâncias de seu jogo. Além disso, se comprar objetivos como Os Planos da Estrela da Morte ou O Retorno de Jedi, você pode potencialmente usá-los para interferir com os planos do império de uma forma mais tangível.
Claro, sua sobrevivência é também um componente crucial da sua vitória, então não pode jogar suas forças em seus objetivos de forma imprudente. Assim como nos filmes, a Aliança Rebelde precisa considerar suas ações com cuidado e as construir em sigilo. E se o Império já a expôs, a Aliança Rebelde precisa capitalizar esse erro.
Junte-se a nós
"Você sabe algo sobre a rebelião contra o Império?"
-Luke Skywalker
Nunca houve outro jogo de tabuleiro como
Star Wars: Rebellion. Mais de trinta anos depois de O Retorno de Jedi e resolvidos os conflitos entre o Império Galáctico e os heróis da Aliança Rebelde, Star Wars: Rebellion permite que você se envolva na Guerra Civil Galáctica mais heroicamente do que nunca.
O Imperador Palpatine ativa o sistema Hoth, permitindo que todas as forças do Império em sistemas adjacentes avancem sobre a base rebelde. Parece ruim para os rebeldes, mas se eles conseguirem sobreviver ao ataque inicial, podem ser capazes de se retirar para uma nova base!
Fonte: Fantasy Flight Games
Traduzido por mgstavale