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  3. Petição sobre a Galapagos

Petição sobre a Galapagos

  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira22/03/16 10:34
    rafa.soliveira » 22/03/16 10:34

    Na verdade a Galápagos apenas colocou em pratica algo que está para acontecer nos EUA, a Asmodee NA está para fazer algo parecido a respeito dos descontos, lojas físicas e virtuais terão preços diferenciados. O motivo disso é que lojas físicas ajudam a aumentar o hobby muito mais que lojas virtuais, segundo eles. Além disso o foco da feira GAMA foi exatamente isso, como aumentar o hobby usando lojas físicas, praticamente todas as editoras grandes estão começando a investir em jogatinas organizadas.

    O grande problema que vejo é a questão desconto, nunca vi empresas proibir descontos, talvez o problema seja pq a margem é muito pequena e se alguém sair dessa margem, provavelmente acabaria com o lucro, enfim isso é uma questão econômica que não tenho os dados para analisar apropriadamente.

    Por ultimo, isso não é uma questão para consumidor final e sim para lojistas, você que deveriam se juntar e começar a exigir uma melhor negociação. Eu como consumidor, apenas vou procurar aonde vou gastar menos e se tiver muito acima do que acho um preço aceitavel, simplesmente não compro. Por exemplo, se Abyss estive por um R$ 240,00 eu poderia ter comprado, se CV custasse R$ 140,00 eu compraria. Enfim, eu como consumidor não tenho que me preocupar com essas questões, pois não sou eu que realmente lucra com ela e sim as editoras e os lojistas, vocês sim que devem pensar no crescimento do hobby, pois isso é muito mais benéfico para vocês do que é para gente.

    0
  • fanl
    217 mensagens MD
    avatar
    fanl22/03/16 10:44
    fanl » 22/03/16 10:44

    rafa.soliveira::Na verdade a Galápagos apenas colocou em pratica algo que está para acontecer nos EUA, a Asmodee NA está para fazer algo parecido a respeito dos descontos, lojas físicas e virtuais terão preços diferenciados. O motivo disso é que lojas físicas ajudam a aumentar o hobby muito mais que lojas virtuais, segundo eles. Além disso o foco da feira GAMA foi exatamente isso, como aumentar o hobby usando lojas físicas, praticamente todas as editoras grandes estão começando a investir em jogatinas organizadas.

    O grande problema que vejo é a questão desconto, nunca vi empresas proibir descontos, talvez o problema seja pq a margem é muito pequena e se alguém sair dessa margem, provavelmente acabaria com o lucro, enfim isso é uma questão econômica que não tenho os dados para analisar apropriadamente.

    Por ultimo, isso não é uma questão para consumidor final e sim para lojistas, você que deveriam se juntar e começar a exigir uma melhor negociação. Eu como consumidor, apenas vou procurar aonde vou gastar menos e se tiver muito acima do que acho um preço aceitavel, simplesmente não compro. Por exemplo, se Abyss estive por um R$ 240,00 eu poderia ter comprado, se CV custasse R$ 140,00 eu compraria. Enfim, eu como consumidor não tenho que me preocupar com essas questões, pois não sou eu que realmente lucra com ela e sim as editoras e os lojistas, vocês sim que devem pensar no crescimento do hobby, pois isso é muito mais benéfico para vocês do que é para gente.

    Li rapidamente o que você escreveu e, embora seja um comentário feito às pressas e curto, sinto que devo fazê-lo: discordo de que isso não é um problema do consumidor final. Se uma empresa te vende um produto que você não gosta ou se sente lesado ao recebê-lo, a sua próxima ação deveria ser entrar em contato com esta empresa e tentar resolver o problema. Talvez não seja a melhor comparação, mas ilustra bem o fato de que se nós (consumidores finais) não nos importarmos com o que acontece nas outras etapas do processo econômico, veremos a nossa influência e poder de mudança sobre o mesmo se tornar inexistente.

    3
  • kjones
    2 mensagens MD
    avatar
    kjones22/03/16 11:07
    kjones » 22/03/16 11:07

    Falei que não ia prolongar a discussão mas fica difícil com alguns comentários que leio. :(

    A Asmodee NA (que já é na verdade, apenas um conjunto de investidores das maiores editoras, visando lucro de um mercado praticamente estabelecido) está fazendo um sistema "parecido", mas com uma grande diferença: vender os produtos deles online será PROIBIDO (com raras exceções).

    Está sendo extremamente mal recepcionado pelo público, com comentários de "vamos ver o quanto vai durar" até "o império do mal está abusando do seu poder". Além de especulações dizendo que eles fizeram isso pois querem começar a vender online e não querem ninguém com preços mais baixos que eles. Outros dizem que será uma ótima oportunidade de editoras menores que vendem seus produtos online ganharem destaque e acabarem com eles no futuro. Outros dizendo ser um ataque à comunidade boardgamer, e prevendo a falência da empresa.

    Então, "a Galápagos apenas colocou em pratica algo que está para acontecer nos EUA" está um pouco equivocado e não é sinal para aceitarmos e de que tá tudo bem, né?

     rafa.soliveira::
    [...] Enfim, eu como consumidor não tenho que me preocupar com essas questões, pois não sou eu que realmente lucra com ela e sim as editoras e os lojistas, vocês sim que devem pensar no crescimento do hobby, pois isso é muito mais benéfico para vocês do que é para gente.

    Eu queria poder "desler" isso. Sério.

    "Simplesmente" não compra, fica sem o jogo, e não faz nada pra mudar isso, pois o "problema" não é seu? Não consegue enxergar o paradoxo aí?

    Concordo com o alto valor de, Abyss, por exemplo. E te garanto que na minha loja, se eu vendesse produtos da Galápagos, ele não estaria neste valor. Obrigar o cliente a pagar este valor não é certo, até porque, só estaria "obrigando" alguns: os que podem pagar. Eu preferiria tirar do meu lucro (se eu tivesse algum, a princípio) pra que mais clientes pudessem comprar, mas eu não posso, pois a Galápagos não permite.

    7
  • Jota
    63 mensagens MD
    avatar
    Jota22/03/16 11:16
    Jota » 22/03/16 11:16

    kjones::Concordo com o alto valor de, Abyss, por exemplo. E te garanto que na minha loja, se eu vendesse produtos da Galápagos, ele não estaria neste valor. Obrigar o cliente a pagar este valor não é certo, até porque, só estaria "obrigando" alguns: os que podem pagar. Eu preferiria tirar do meu lucro (se eu tivesse algum, a princípio) pra que mais clientes pudessem comprar, mas eu não posso, pois a Galápagos não permite.

    Kd o emoticon de aplauso aqui???
    Bom, eu sempre tento praticar os melhores preços e retiro do meu lucro sim. Mas como dito, se eu fizesse isso com a Galápagos, não teria lucro algum, além de ser proibido.

    2
  • Ikaro
    18 mensagens MD
    avatar
    Ikaro22/03/16 11:28
    Ikaro » 22/03/16 11:28

    Achei os pontos bem válidos e já assinei, tomara que chegue na meta.

    1
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira22/03/16 11:41
    rafa.soliveira » 22/03/16 11:41

    fanl::
    rafa.soliveira::Na verdade a Galápagos apenas colocou em pratica algo que está para acontecer nos EUA, a Asmodee NA está para fazer algo parecido a respeito dos descontos, lojas físicas e virtuais terão preços diferenciados. O motivo disso é que lojas físicas ajudam a aumentar o hobby muito mais que lojas virtuais, segundo eles. Além disso o foco da feira GAMA foi exatamente isso, como aumentar o hobby usando lojas físicas, praticamente todas as editoras grandes estão começando a investir em jogatinas organizadas.

    O grande problema que vejo é a questão desconto, nunca vi empresas proibir descontos, talvez o problema seja pq a margem é muito pequena e se alguém sair dessa margem, provavelmente acabaria com o lucro, enfim isso é uma questão econômica que não tenho os dados para analisar apropriadamente.

    Por ultimo, isso não é uma questão para consumidor final e sim para lojistas, você que deveriam se juntar e começar a exigir uma melhor negociação. Eu como consumidor, apenas vou procurar aonde vou gastar menos e se tiver muito acima do que acho um preço aceitavel, simplesmente não compro. Por exemplo, se Abyss estive por um R$ 240,00 eu poderia ter comprado, se CV custasse R$ 140,00 eu compraria. Enfim, eu como consumidor não tenho que me preocupar com essas questões, pois não sou eu que realmente lucra com ela e sim as editoras e os lojistas, vocês sim que devem pensar no crescimento do hobby, pois isso é muito mais benéfico para vocês do que é para gente.

    Li rapidamente o que você escreveu e, embora seja um comentário feito às pressas e curto, sinto que devo fazê-lo: discordo de que isso não é um problema do consumidor final. Se uma empresa te vende um produto que você não gosta ou se sente lesado ao recebê-lo, a sua próxima ação deveria ser entrar em contato com esta empresa e tentar resolver o problema. Talvez não seja a melhor comparação, mas ilustra bem o fato de que se nós (consumidores finais) não nos importarmos com o que acontece nas outras etapas do processo econômico, veremos a nossa influência e poder de mudança sobre o mesmo se tornar inexistente.


    Então eu concordo com você, se você se sente lesado você deve reclamar, mas neste caso quem está sendo lesado é o lojista e não o consumidor final. A única questão relevante para o consumidor final é a questão do desconto, mas falta uma melhor elaboração nisso.

    Na minha opinião, o consumidor deve se preocupar com o valor e qualidade do produto adquirido, basicamente. Neste caso aqui, a questão é muito mais um problema entre editorasxlojistas, que como eu disse, deveriam resolver entre eles.

    Isso não quer dizer que não devemos saber o que acontece nas outras etapas, você está certo nisso, devemos saber e avaliar se isso está nos impactando ou não. Por exemplo, um cartel ou um monopólio exigiria uma ação do consumidor final. O grande poder do consumidor é dizer não, se você vende caro, faz um produto ruim, presta um serviço ridículo, não cumpre prazos, você perderá vendas de uma forma ou de outra.

    Muito mais que comprar, nossa contribuição no hobby é mais essa, julgar o que esperamos dessas empresas, se elas não entendem a mensagem, elas que sofreram mais, perderam o capital investido, não terão o lucro esperado e terão todo seu trabalho jogado fora. E o consumidor? Bem, ninguém é obrigado a comprar nada, se eu não gasto com jogos, sobra pra outras coisas, outras formas de lazer, pois no final a gente compra jogos para o nosso prazer, se o que me vendem não é compatível com o valor que estão pedindo quem perde são eles.

    0
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira22/03/16 11:57
    rafa.soliveira » 22/03/16 11:57

    kjones::Falei que não ia prolongar a discussão mas fica difícil com alguns comentários que leio. :(

    A Asmodee NA (que já é na verdade, apenas um conjunto de investidores das maiores editoras, visando lucro de um mercado praticamente estabelecido) está fazendo um sistema "parecido", mas com uma grande diferença: vender os produtos deles online será PROIBIDO (com raras exceções).

    Está sendo extremamente mal recepcionado pelo público, com comentários de "vamos ver o quanto vai durar" até "o império do mal está abusando do seu poder". Além de especulações dizendo que eles fizeram isso pois querem começar a vender online e não querem ninguém com preços mais baixos que eles. Outros dizem que será uma ótima oportunidade de editoras menores que vendem seus produtos online ganharem destaque e acabarem com eles no futuro. Outros dizendo ser um ataque à comunidade boardgamer, e prevendo a falência da empresa.

    Então, "a Galápagos apenas colocou em pratica algo que está para acontecer nos EUA" está um pouco equivocado e não é sinal para aceitarmos e de que tá tudo bem, né?


     rafa.soliveira::
    [...] Enfim, eu como consumidor não tenho que me preocupar com essas questões, pois não sou eu que realmente lucra com ela e sim as editoras e os lojistas, vocês sim que devem pensar no crescimento do hobby, pois isso é muito mais benéfico para vocês do que é para gente.

    Eu queria poder "desler" isso. Sério.

    "Simplesmente" não compra, fica sem o jogo, e não faz nada pra mudar isso, pois o "problema" não é seu? Não consegue enxergar o paradoxo aí?

    Concordo com o alto valor de, Abyss, por exemplo. E te garanto que na minha loja, se eu vendesse produtos da Galápagos, ele não estaria neste valor. Obrigar o cliente a pagar este valor não é certo, até porque, só estaria "obrigando" alguns: os que podem pagar. Eu preferiria tirar do meu lucro (se eu tivesse algum, a princípio) pra que mais clientes pudessem comprar, mas eu não posso, pois a Galápagos não permite.


    Então desleia, amigo. E não existe nenhum paradoxo, não sou obrigado, a comprar. Alias, ninguém é obrigado a comprar jogos de tabuleiros,  se for caro para o meu bolso, tem outras coisas que meu dinheiro pode ser gasto. Vocês não vendem remédios, o comida, esses merecem a minha completa atenção.

    Vai tirar seu lucro, mas o lucro já não é baixo? Vai tirar sua margem para ficar abaixo da inflação? Até aonde entendo de negócios, se você não tem um determinando lucro você fali, pois não vai ter poder de investimento, para garantir o crescimento do negocio.

    Enfim, você falhou na sua deliberação e não conseguiu meu apoio, mas vai conseguir de outros, não tem problema nisso.

    0
  • pablogbo
    801 mensagens MD
    avatar
    pablogbo22/03/16 13:28
    pablogbo » 22/03/16 13:28

    Qualquer acordo comercial me interessa, pois tem impacto direta ou indiretamente em mim. Ok uns interessam mais do que outros, muito mais aliás, mas todos são relevantes e se fico sabendo que há algo nesse acordo que pode lesar o consumidor final, minha posição evidentemente será contrária a este acordo, até para que não se abra precedentes...

    Sobre os valores dos Boards, eu esperava que os preços melhorassem, a final, era uma tentativa das editoras nacionais, haviam muitos riscos envolvidos, as chances dos negócios darem certos realmente eram pequenas, as tiragens eram baixas (isso creio eu, eleva os custos de produção), mas hoje, ainda que se trate de um mercado de "nicho", acredito que esse nicho esta bem estabilizado e "custo-risco-baixatiragem" poderia desaparecer do valor final.

    Se o preço continua inflado e nada muda, é há quem pague. Certamente esse há quem pague deve-se em alguma medida a alta do dólar (ta osso importar) e ao hype por ver as coisas aparecendo no Brasil. Não creio que o hype e o dólar mantenha-se como estão por muuuito tempo, então tenho esperança de ver mudanças no mercado de jogos.

    Uma coisa que me deixou desapontado foi verificar recentemente que as gigantes do varejo on-line (lojas americanas e o submarino) estão comercializando jogos da Galapagos, porém compreços bem salgados (acho que são os mais careiros). Poxa se nessas lojas gigantes que sempre conseguem dar super descontos os Boards não tem bom preço, então a coisa ta preta.

    Em tempo, o cabe na mala e o aliexpress são boas alternativas. Várias lojas do aliexpress estão utilizando um serviço que envia as encomendas à partir da Suécia (é rastreável e o rastreamento funciona) e as coisas costumam chegar bem rápido por aqui, para ter uma ideia de como pode ser uma boa pedida, mesmo com o dólar alto: http://pt.aliexpress.com/item/Power-Grid-Power-grid-2-factory-manager-1-pcs-set-Boxed-for-2-6-player-Board/32620643007.html?spm=2114.02010208.3.10.9a4BHK&ws_ab_test=searchweb201556_7,searchweb201602_2_10036_10035_10034_507_10020_10001_10002_10017_10010_10005_10011_10006_10003_10021_10004_10022_10009_10008_10018_10019,searchweb201603_9&btsid=0b458c15-c4a9-447c-8428-12119ad8ebc3

    Mas ainda confio bastante no mercado nacional. Principalmente nas pequenas editoras e nos financiamentos coletivos.

    2
  • alexgama
    128 mensagens MD
    avatar
    alexgama22/03/16 15:05
    alexgama » 22/03/16 15:05

    kjones::A petição é minha. Sou um lojista recente e nem me importei em fazer parceria com a Galápagos, quando soube das condições. Mas sou jogador e colecionador também, e depois de ver 3 lojistas amigos, meus favoritos e de confiança, dizerem que não vendem mais produtos da Galápagos devido a estas condições, e depois de já ver e-mails deles tentando conversar com a empresa sobre isso e tendo a porta fechada na cara, resolvi que algo devia ser feito, e estou tentando fazer.

    --------------------------

    Mas o motivo que me registrei aqui após ver esse tópico foi outro, quero só explicar um pouco mais sobre os valores diferenciados, pra tentar "iluminar" a cabeça de vocês.

    O valor mais baixo para lojas físicas NÃO É UM DESCONTO.

    Ponto nº 1:
    Alguns fazem parecer como se a Galápagos estivesse sendo boazinha "oh, lojistas físicos possuem muito mais gastos, vamos cobrar menos deles", quando na verdade, o que fazem é cobrar A MAIS de lojistas virtuais. A margem padrão da indústria é 40%, a Galápagos é a única que tem essa margem para uma parte, e para outra apenas 20%.

    Ponto nº 2:
    Os custos de uma loja física devem partir do planejamento e do lucro do lojista, não é o fornecedor quem define isso. Uma loja física com um pequeno salão para vendas e jogatinas, gerenciada pelo próprio dono, pode gastar bem menos do que uma grande loja virtual com espaço alugado para o estoque e funcionários para embalagem, etc. "Lojas físicas devem comprar mais barato pois gastam mais" é um absurdo sem tamanho.

    Ponto nº 3:
    Além disso, se uma loja física compra mais barato, e vende virtualmente, competindo com aqueles que pagam mais caro, o que isso faz dessas lojas? Estão, tecnicamente, burlando o sistema. Pense nisso.

    ---

    E quanto a não poder dar descontos, sabemos tanto quanto vocês.

    Na petição tem o texto informado nos e-mails da Galápagos sobre lançamentos: 
    "...o preço para esses jogos deverá seguir os preços sugeridos em todos os meios virtuais. As Lojas que não cumprirem com essas condições poderão ter seus pedidos cancelados."

    E já disseram para um dos lojistas, via e-mail, que o desconto para pagamento a vista e frete grátis pode, mas deve-se "usar o bom senso". Espera, desconto de quanto? 5%? 10%? A empresa nem ao menos tem suas próprias regras bem definidas. 

    --------------------------

    Uma coisa é certa: essa discussão, pelo menos por minha parte, não se prolonga mais. É bem simples: concorda? Assine e ajude a mudar isso! Não concorda? Não assine. O cliente em si não tem nada a perder, só a ganhar.

    Entendo a posição da Galapagos de tentar exercer o controle no mercado, mas de fato cabe aos lojistas e aos consumidores lutarem por condições mais equilibradas. Nenhum mercado desequilibrado tem vida longa. Mais cedo ou mais tarde, faltarão presas aos predadores.
    Sou relativamente novo no hobby e posso estar falando alguma incongruência, mas a Galapagos sempre me pareceu uma tradutora de luxo. Desconheço qualquer iniciativa deles em, por exemplo, desenvolver componentes nacionais. Neste sentido, 40% de margem me parecem exorbitantes, para não usar o termo abusivo.
    Talvez o que realmente falte para impulsionar nosso mercado seja uma grande editora local, agrupando sob o mesmo selo nossos ótimos game designers nacionais e que tivesse musculatura para desenvolver subfornecedores locais em condições de custo mais competitivas.
    Sem um verdadeira indústria local associada aos board games, entendo que será muito difícil termos um mercado pugente, diversificado e equilibrado.

    1
  • pablogbo
    801 mensagens MD
    avatar
    pablogbo22/03/16 15:34
    pablogbo » 22/03/16 15:34

    Entendo a posição da Galapagos de tentar exercer o controle no mercado, mas de fato cabe aos lojistas e aos consumidores lutarem por condições mais equilibradas. Nenhum mercado desequilibrado tem vida longa. Mais cedo ou mais tarde, faltarão presas aos predadores.
    Sou relativamente novo no hobby e posso estar falando alguma incongruência, mas a Galapagos sempre me pareceu uma tradutora de luxo. Desconheço qualquer iniciativa deles em, por exemplo, desenvolver componentes nacionais. Neste sentido, 40% de margem me parecem exorbitantes, para não usar o termo abusivo.
    Talvez o que realmente falte para impulsionar nosso mercado seja uma grande editora local, agrupando sob o mesmo selo nossos ótimos game designers nacionais e que tivesse musculatura para desenvolver subfornecedores locais em condições de custo mais competitivas.
    Sem um verdadeira indústria local associada aos board games, entendo que será muito difícil termos um mercado pugente, diversificado e equilibrado.


    Uma editora nacional tal qual você falou seria uma sonho maravilhoso!

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