Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Nemesis
  4. Por um mercado nacional de board games mais transparente...

Por um mercado nacional de board games mais transparente...

Nemesis
  • storum
    1088 mensagens MD
    avatar
    storum11/09/22 09:57
    storum » 11/09/22 09:57

    deh_oliveira05 ::
    storum::
    PCSSV::
    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    Excelentes colocações Sergio. Mas veja só, o hobby de bgs é fantástico, o problema esta na infinita exploração econômica de preços em cima dos consumidores que estamos testemunhando durante esses tempos.

    De tempos pra cá, a coisa desandou de maneira absurda. Chegamos ao ponto que, importando alguns bgs, pagando frete e impostos, o bg sai mais barato que comprar por aqui, recomendo todos buscarem alternativas viáveis. Veja o caso de descent, foi lançado por cerca de 1.300,00 nas lojas e hoje está sendo vendido por 700.00, tiveram que dar um jeito nos estoques encalhados. Não só descent mas existem vários outros jogos caros com estoques altíssimos nas mãos dos lojista. Esses jogos precisam circular. Uma bolha está se formando e ninguém tem capital infinito pra suportar. A própria realidade vai se moldando nesse hobby. Em grupos de whatts que participo, o assunto é pnp, TTS, bga e tiendamia. Vários abandonaram a ideia de encher o bolso dos responsaveis em alguns casos mas nem por isso abandonaram o hobby.


    Não quero aqui manifestar minha total indignação contra as editoras nesse aspecto mas gostaria muito de que esse hobby seja mais coerente economicamente falando, sem abusos e explorações, que olhassem mais para seus consumidores caso contrario veremos futuramente inúmeras lojas e editoras fechando suas portas. (se já não esta acontecendo). 

    Já dizia um amigo: esse hobby de plástico e papelão saiu totalmente fora de seus padrões.

    Realmente, essa discussão que o Iuri levantou é interessante e importante.
    Acredito que temos que nos unir para combater certos abusos, algo como boicotar certos jogos mesmo, como esse que você comentou de ter estoque e mesmo assim eles segurarem para vender pelo dobro. (Confesso que fiquei curioso qual seria). A falta de compromisso com o consumidor é muito grave.

    Infelizmente só qdo eles re-lançarem o jogo eu coloco aqui as informações. Vamos aguardar. Por conta dessa situação, perdi até a vontade de apoiar financiamentos ! Hoje boa parte nesse hobby, ninguém cumpre mais prazos e qdo vc vai reclamar, não te dão as atenções necessárias, é só nervosismo ! Valido para as tais " pre vendas " tb...já chega !

    5
  • PCSSV
    139 mensagens MD
    avatar
    PCSSV11/09/22 11:18
    PCSSV » 11/09/22 11:18

    storum::
    deh_oliveira05 ::
    storum::
    PCSSV::
    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    Excelentes colocações Sergio. Mas veja só, o hobby de bgs é fantástico, o problema esta na infinita exploração econômica de preços em cima dos consumidores que estamos testemunhando durante esses tempos.

    De tempos pra cá, a coisa desandou de maneira absurda. Chegamos ao ponto que, importando alguns bgs, pagando frete e impostos, o bg sai mais barato que comprar por aqui, recomendo todos buscarem alternativas viáveis. Veja o caso de descent, foi lançado por cerca de 1.300,00 nas lojas e hoje está sendo vendido por 700.00, tiveram que dar um jeito nos estoques encalhados. Não só descent mas existem vários outros jogos caros com estoques altíssimos nas mãos dos lojista. Esses jogos precisam circular. Uma bolha está se formando e ninguém tem capital infinito pra suportar. A própria realidade vai se moldando nesse hobby. Em grupos de whatts que participo, o assunto é pnp, TTS, bga e tiendamia. Vários abandonaram a ideia de encher o bolso dos responsaveis em alguns casos mas nem por isso abandonaram o hobby.


    Não quero aqui manifestar minha total indignação contra as editoras nesse aspecto mas gostaria muito de que esse hobby seja mais coerente economicamente falando, sem abusos e explorações, que olhassem mais para seus consumidores caso contrario veremos futuramente inúmeras lojas e editoras fechando suas portas. (se já não esta acontecendo). 

    Já dizia um amigo: esse hobby de plástico e papelão saiu totalmente fora de seus padrões.

    Realmente, essa discussão que o Iuri levantou é interessante e importante.
    Acredito que temos que nos unir para combater certos abusos, algo como boicotar certos jogos mesmo, como esse que você comentou de ter estoque e mesmo assim eles segurarem para vender pelo dobro. (Confesso que fiquei curioso qual seria). A falta de compromisso com o consumidor é muito grave.

    Infelizmente só qdo eles re-lançarem o jogo eu coloco aqui as informações. Vamos aguardar. Por conta dessa situação, perdi até a vontade de apoiar financiamentos ! Hoje boa parte nesse hobby, ninguém cumpre mais prazos e qdo vc vai reclamar, não te dão as atenções necessárias, é só nervosismo ! Valido para as tais " pre vendas " tb...já chega !

    Quando percebi que na coleção já possuia jogos com mecânicas ao gosto meu, de minha filha, esposa e alguns amigos, observei lançamentos "mais do mesmo".
    A escalada de preços que veio aumentando por estes tempos, contribuiu para frear o consumo.
    Sim, tenho muito apreço pelo pnp, mas o meu critério de produção e qualidade é alto. Aí é coleção!
    O prazer de colocar na mesa, ver pessoas jogarem apreciando o jogo, socializar, foi desgastando com essas visões.
    Realmente, parabéns ao Caro Iuri, por suas excelentes postagens e abordagens.
    Saudades do Luis Perdomo.
    Parabéns, Luis André por elucidar mais conteúdo ao coletivo.
    Que esta discussão, André Lima, continue interessante e muito importante.
    Um grande abraço a todos.

    4
  • deh_oliveira05
    49 mensagens MD
    avatar
    deh_oliveira05 11/09/22 11:34
    deh_oliveira05 » 11/09/22 11:34

    PCSSV::
    storum::
    deh_oliveira05 ::
    storum::
    PCSSV::
    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    Excelentes colocações Sergio. Mas veja só, o hobby de bgs é fantástico, o problema esta na infinita exploração econômica de preços em cima dos consumidores que estamos testemunhando durante esses tempos.

    De tempos pra cá, a coisa desandou de maneira absurda. Chegamos ao ponto que, importando alguns bgs, pagando frete e impostos, o bg sai mais barato que comprar por aqui, recomendo todos buscarem alternativas viáveis. Veja o caso de descent, foi lançado por cerca de 1.300,00 nas lojas e hoje está sendo vendido por 700.00, tiveram que dar um jeito nos estoques encalhados. Não só descent mas existem vários outros jogos caros com estoques altíssimos nas mãos dos lojista. Esses jogos precisam circular. Uma bolha está se formando e ninguém tem capital infinito pra suportar. A própria realidade vai se moldando nesse hobby. Em grupos de whatts que participo, o assunto é pnp, TTS, bga e tiendamia. Vários abandonaram a ideia de encher o bolso dos responsaveis em alguns casos mas nem por isso abandonaram o hobby.


    Não quero aqui manifestar minha total indignação contra as editoras nesse aspecto mas gostaria muito de que esse hobby seja mais coerente economicamente falando, sem abusos e explorações, que olhassem mais para seus consumidores caso contrario veremos futuramente inúmeras lojas e editoras fechando suas portas. (se já não esta acontecendo). 

    Já dizia um amigo: esse hobby de plástico e papelão saiu totalmente fora de seus padrões.

    Realmente, essa discussão que o Iuri levantou é interessante e importante.
    Acredito que temos que nos unir para combater certos abusos, algo como boicotar certos jogos mesmo, como esse que você comentou de ter estoque e mesmo assim eles segurarem para vender pelo dobro. (Confesso que fiquei curioso qual seria). A falta de compromisso com o consumidor é muito grave.

    Infelizmente só qdo eles re-lançarem o jogo eu coloco aqui as informações. Vamos aguardar. Por conta dessa situação, perdi até a vontade de apoiar financiamentos ! Hoje boa parte nesse hobby, ninguém cumpre mais prazos e qdo vc vai reclamar, não te dão as atenções necessárias, é só nervosismo ! Valido para as tais " pre vendas " tb...já chega !

    Quando percebi que na coleção já possuia jogos com mecânicas ao gosto meu, de minha filha, esposa e alguns amigos, observei lançamentos "mais do mesmo".
    A escalada de preços que veio aumentando por estes tempos, contribuiu para frear o consumo.
    Sim, tenho muito apreço pelo pnp, mas o meu critério de produção e qualidade é alto. Aí é coleção!
    O prazer de colocar na mesa, ver pessoas jogarem apreciando o jogo, socializar, foi desgastando com essas visões.
    Realmente, parabéns ao Caro Iuri, por suas excelentes postagens e abordagens.
    Saudades do Luis Perdomo.
    Parabéns, Luis André por elucidar mais conteúdo ao coletivo.
    Que esta discussão, André Lima, continue interessante e muito importante.
    Um grande abraço a todos.

    Realmente, hoje eu ainda busco jogos com as mecânicas que eu gosto. Mais voltado ao euro, mas o que tem de jogo igual é uma enxurrada. Procuro mais por clássicos, poucos novos. 

    2
  • tpcordeiro
    1737 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro11/09/22 12:05
    tpcordeiro » 11/09/22 12:05

    storum::A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ?

    Queria comentar um detalhe especificamente sobre esse ponto q vc citou.
    Não sou youtuber, nem ganho nada para defender os canais, mas é relevante considerar q, as vezes é muito melhor vc colocar seu produto em um canal de nicho, q tem um percentual muito alto de engajamento de seus seguidores (mesmo q "não consigam nem 1.000 visualizações", como vc falou), do q um canal grande, mas nada a ver com hobby, q apenas meia dúzia de gatos pingados vão se interessar pelo assunto.
    Mas realmente, não deve ser tão difícil entrar na TV, principalmente as maiores, tipo a Galápagos. Qdo meu filho vê esses canais de desenho, eu vejo tanto brinquedo merd@ sendo vendido nos comerciais, q só por estar aparecendo alí devem vender q nem água, e de fabricantes desconhecidos, não é possível q as editoras de boards nunca pensaram nessa estratégia...

    9
  • PCSSV
    139 mensagens MD
    avatar
    PCSSV11/09/22 12:05
    PCSSV » 11/09/22 12:05

    deh_oliveira05 ::
    PCSSV::
    storum::
    deh_oliveira05 ::
    storum::
    PCSSV::
    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    Excelentes colocações Sergio. Mas veja só, o hobby de bgs é fantástico, o problema esta na infinita exploração econômica de preços em cima dos consumidores que estamos testemunhando durante esses tempos.

    De tempos pra cá, a coisa desandou de maneira absurda. Chegamos ao ponto que, importando alguns bgs, pagando frete e impostos, o bg sai mais barato que comprar por aqui, recomendo todos buscarem alternativas viáveis. Veja o caso de descent, foi lançado por cerca de 1.300,00 nas lojas e hoje está sendo vendido por 700.00, tiveram que dar um jeito nos estoques encalhados. Não só descent mas existem vários outros jogos caros com estoques altíssimos nas mãos dos lojista. Esses jogos precisam circular. Uma bolha está se formando e ninguém tem capital infinito pra suportar. A própria realidade vai se moldando nesse hobby. Em grupos de whatts que participo, o assunto é pnp, TTS, bga e tiendamia. Vários abandonaram a ideia de encher o bolso dos responsaveis em alguns casos mas nem por isso abandonaram o hobby.


    Não quero aqui manifestar minha total indignação contra as editoras nesse aspecto mas gostaria muito de que esse hobby seja mais coerente economicamente falando, sem abusos e explorações, que olhassem mais para seus consumidores caso contrario veremos futuramente inúmeras lojas e editoras fechando suas portas. (se já não esta acontecendo). 

    Já dizia um amigo: esse hobby de plástico e papelão saiu totalmente fora de seus padrões.

    Realmente, essa discussão que o Iuri levantou é interessante e importante.
    Acredito que temos que nos unir para combater certos abusos, algo como boicotar certos jogos mesmo, como esse que você comentou de ter estoque e mesmo assim eles segurarem para vender pelo dobro. (Confesso que fiquei curioso qual seria). A falta de compromisso com o consumidor é muito grave.

    Infelizmente só qdo eles re-lançarem o jogo eu coloco aqui as informações. Vamos aguardar. Por conta dessa situação, perdi até a vontade de apoiar financiamentos ! Hoje boa parte nesse hobby, ninguém cumpre mais prazos e qdo vc vai reclamar, não te dão as atenções necessárias, é só nervosismo ! Valido para as tais " pre vendas " tb...já chega !

    Quando percebi que na coleção já possuia jogos com mecânicas ao gosto meu, de minha filha, esposa e alguns amigos, observei lançamentos "mais do mesmo".
    A escalada de preços que veio aumentando por estes tempos, contribuiu para frear o consumo.
    Sim, tenho muito apreço pelo pnp, mas o meu critério de produção e qualidade é alto. Aí é coleção!
    O prazer de colocar na mesa, ver pessoas jogarem apreciando o jogo, socializar, foi desgastando com essas visões.
    Realmente, parabéns ao Caro Iuri, por suas excelentes postagens e abordagens.
    Saudades do Luis Perdomo.
    Parabéns, Luis André por elucidar mais conteúdo ao coletivo.
    Que esta discussão, André Lima, continue interessante e muito importante.
    Um grande abraço a todos.

    Realmente, hoje eu ainda busco jogos com as mecânicas que eu gosto. Mais voltado ao euro, mas o que tem de jogo igual é uma enxurrada. Procuro mais por clássicos, poucos novos. 

    André, tomei a liberdade de ver sua coleção e sua lista de desejos.
    Alguns destes, tenho em coleção e não vou me desfazer.
    Você recente no hobby, aqui registrado, recomendo fortemente garimpar usados (tem excelentes vendedores que cuidam muito bem mantendo o estado de conservação e com preços justos), aguardar ao máximo ofertas de grandes lojas destes que deseja. O meu Hallertau, paguei R$ 300,00, lacrado em uma oferta relâmpago de uma grande nacional e de renome. Achei estranho o preço e arrisquei.
    Pensei que iria receber algo diferente, mas foi entregue por veículo próprio, muito bem embalado, no dia seguinte, original e sem nada faltando ou contendo erros. Isso após muita consulta aos usuários verificando possíveis erros de nossa querida produção nacional. Me recusei a pagar os R$ 600,00 que estavam pedindo na época, nossas lojas especializadas.
    No meu caso, todos os dias garimpando diversos jogos que tenho.
    Tenha paciência e não caia em euforia aos lançamentos abusivos.

    Recomento fortemente.

    5
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio11/09/22 15:16
    iuribuscacio » 11/09/22 15:16

    clebercastilho::Ah mas Cleber, tem a questão do dólar, da importação, e tals. Simples, produza aqui no Brasil. Ah editora gringa não deixa... Não traz o jogo. Incentive designers nacionais. Lance outro jogo com mecanicas iguais, tema e arte diferente.

    storum:: Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"


    tpcordeiro:: Mas realmente, não deve ser tão difícil entrar na TV, principalmente as maiores, tipo a Galápagos. Qdo meu filho vê esses canais de desenho, eu vejo tanto brinquedo merd@ sendo vendido nos comerciais, q só por estar aparecendo alí devem vender q nem água, e de fabricantes desconhecidos, não é possível q as editoras de boards nunca pensaram nessa estratégia...

    PCSSV:: Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.


    Caros clebercastilho, storum, tpcordeiro e PCSSV

    Meus camaradas eu concordo inteiramente com o que vocês disseram. 

    Quanto à questão de procurar outras mídias e outras formas de divulgação, isso seria excelente, mas infelizmente não será feito, porque isso demanda investimento, que só se verifica em empresas que querem crescer. As editoras nacionais de board game não querem crescer. Para elas, manter um mercado capaz de absorver algo perto de 1.000 unidades por jogo já está bom demais. É como eu sempre digo, as nossas editoras de board games não lançam produtos. Uma empresa que lança um produto quer que ele venda bastante, para que possa ser cada vez mais produzido, e continue vendendo e gerando lucros por muito anos. As editoras brasilerias de board game lançam projetos, ou seja, eu quero produzir 1.500 cópias de um jogo, vender 1.000 unidades na época do lançamento, e as outras 500 unidades eu vou desovando no decorrer dos meses ou anos, através de promoções e da Black Friday. Com esse raciocínio, é até natural que as editoras estejam satisfeitas com a cobertura dos canais de board game tradicionais, porque isso é suficiente para escoar as pequenas tiragens que são produzidas.

    Outro fator que vale a pena comentar é a questão da produção de jogos localmente. No caso do jogos estrangeiros isso não é possível porque as editoras gringas não permitem, e porque, como as tiragens são mundiais, certamente é mais barato produzir na China. Mas em se tratando de jogos nacionais, nenhuma dessas duas condições se aplica. Só que nesse caso, é comum algumas editoras dizerem que a indústria nacional não tem condições de produzir os elementos utilizados nos jogos. Eu sinceramente acho muito difícil de acreditar nisso, porque nós temos uma indústria muito forte no setor de brinquedos, que em boa parte utiliza cartas e pecinhas plásticas. Assim, talvez seja por conta da minha ignorância leiga, de quem não trabalha no setor de board games, mas sinceramente não consigo enxergar essa suposta dificuldade para produzir jogos nacionais, inteiramente no nosso país, que as editoras dizem que há. 

    A impressão que me dá é que, como as empresas são pequenas, e os seus sócios ganham seu sustento através de outras atividades profissionais, as suas empresas/editoras, que deveriam ser tratadas de forma profissional, acabam sendo um hobby também. Essa é a única explicação que eu encontro para que as editoras tenham tanto problema de comunicação com os apoiadores. Isso simplesmente não é tão importante. Além disso, em uma empresa que só possui 4 funcionários, conforme o @storum relatou, onde o acúmulo de funções deve ser absurdo, entrar em contato com as pessoas é, com certeza, a última das preocupações. 

    Outra impressão que tenho é que, como as empresas são pequenas e não têm a menor preocupação em crescer, o pensamento e as estratégia empresariais também são pequenas. Vejam só esse exemplo, do sujeito segurando as 250 cópias lacradas na editora. Ao invés dele aproveitar que o jogo está vendendo bem, escoar a produção, e se preparar para produzir mais uma leva, ele prefere deixar o jogo mofando no galpão da editora (dependendo do caso, literalmente), apostando de que o preço vai melhorar em um futuro próximo. Como o mercado de board games é muito volátil, no sentido de viver de novidade, é bem possível que daqui a alguns meses, esse interesse no jogo, que existe hoje, simplesmente desapareça. Aí será um desespero, porque o sujeito vai ter uma enorme dificuldade de vender essas 250 cópias, e possivelmente não conseguirá o mesmo preço, de quando o jogo estava em evidência. Como as editoras não vivem da venda de produtos (que são mais perenes), mas sim de "projetos", com um cunho muito mais imediatista e finito, esse sujeito vai ter de vender seu próximo jogo, bem mais caro do que poderia, para inclusive cobrir o prejuízo dessas 250 cópias encalhadas. Basta pensar na onda de jogos de zumbi, seguida da onda de jogos de pirataria e depois da onda de jogos vikings, em que praticamente qualquer coisa nesses temas vendia bastante, independente do jogo ser bom ou não. Hoje, um jogo de zumbi/pirata/viking, pode até vender bem, mas certamente não terá o mesmo desempenho, que teria se tivesse sido lançado nessas respetivas épocas. Essa lição, que qualquer um que tenha algum tempo de hobby já aprendeu, parece não passar pela cabeça desse sujeito.   
       
    Por outro lado, é forçoso reconhecer, e muita gente se recusa a fazer isso, que a culpa pela atual situação do mercado nacional de board games não é exclusividade das editoras. Um grande parcela dessa culpa é nossa, que compramos board games regularmente. Uma coisa muito certa em análise de setores econômicos, é que as empresas tentam a todo o custo manipular o mercado a seu favor (em todos os segmentos), mas de maneira geral, as empresas se comportam de acordo com aquilo que o seu mercado consumidor sinaliza. 

    Quando uma editora não prioriza, nem investe em uma boa tradução, e muito menos uma boa revisão, é natural que o jogo que ela lance, venha com termos mal traduzidos e com diversos erros, inclusive com imagens e símbolos trocados, que não dependem de tradução ou localização. Mas quando esse jogo vende horrores, apesar desses erros, o recado que o mercado manda para as editoras é de que elas estavam corretíssimas em não se preocuparem e não investirem em tradução e revisão, porque os jogos serão comprados do jeito que vierem. Depois disso, se a reclamação for muito grande, é possível que a empresa até faça alguma coisa, mas na maioria dos casos, o jogo sai errado, e fica por isso mesmo. Nesse aspecto é no mínimo curioso, que as  pessoas que reclamam que na Europa os jogos têm componentes de madeira, enquanto que os componentes da versões nacionais sejam de plástico, o que indica um alto grau de exigência de qualidade, sejam as mesmas pessoas que compra jogos com erros grosseiros de tradução, porque eles estão em português, e nem todos os seus amigos dominem o inglês. 

    Da mesma forma, quando uma editora lança um jogo contendo apenas cartas, custando meio salário mínimo, e com expansões obrigatórias e igualmente caras, todo o mercado fica num alvoroço só para comprar o jogo e todo mundo só fala disso, como se disso dependesse a felicidade pessoal de cada um. Nesse caso, a mensagem que se manda para as editoras é que elas podem cobrar cada vez mais caro mesmo, porque as pessoas continuarão comprando, apesar do preço altíssimo. Portanto, nós boardgamers também somos em parte culpados, pelo caminho que o hobby está tomando. 

    Por fim, fica cada vez mais claro que as editoras, salvo raríssimas exceções (como a MS Jogos do Marcos Macri e a Papergames), estão cada vez mais empenhadas naquilo que foi citado anteriormente "produzir menos e cobrar mais". Também fica cada vez mais claro que os boardgamers de forma geral continuarão comprando, normalmente, jogos com erros e com preços cada vez mais elevados, prestigiando a atitude das editoras de não investirem em tradução/revisão, e muito menos se preocuparem e buscarem meios de reduzir os preços dos jogos. Por conta disso, eu estou cada vez mais convicto de que o mercado nacional de board games vai se tornar cada vez mais restrito, mais elitizado e mais irrelevante (cada vez menos lançamentos internacionais vão se preocupar em enviar para o Brasil), a menos que algo mude, seja da parte das editoras ou da parte do mercado consumidor. E se as editoras não estão empenhadas em ou solucionar ou melhorar os problemas atuais do mercado de board games, então cabe a cada um de nós, boardgamers e consumidores, fazermos isso, 

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    8
  • deh_oliveira05
    49 mensagens MD
    avatar
    deh_oliveira05 11/09/22 20:18
    deh_oliveira05 » 11/09/22 20:18

    PCSSV::
    deh_oliveira05 ::
    PCSSV::
    storum::
    deh_oliveira05 ::
    storum::
    PCSSV::
    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    Excelentes colocações Sergio. Mas veja só, o hobby de bgs é fantástico, o problema esta na infinita exploração econômica de preços em cima dos consumidores que estamos testemunhando durante esses tempos.

    De tempos pra cá, a coisa desandou de maneira absurda. Chegamos ao ponto que, importando alguns bgs, pagando frete e impostos, o bg sai mais barato que comprar por aqui, recomendo todos buscarem alternativas viáveis. Veja o caso de descent, foi lançado por cerca de 1.300,00 nas lojas e hoje está sendo vendido por 700.00, tiveram que dar um jeito nos estoques encalhados. Não só descent mas existem vários outros jogos caros com estoques altíssimos nas mãos dos lojista. Esses jogos precisam circular. Uma bolha está se formando e ninguém tem capital infinito pra suportar. A própria realidade vai se moldando nesse hobby. Em grupos de whatts que participo, o assunto é pnp, TTS, bga e tiendamia. Vários abandonaram a ideia de encher o bolso dos responsaveis em alguns casos mas nem por isso abandonaram o hobby.


    Não quero aqui manifestar minha total indignação contra as editoras nesse aspecto mas gostaria muito de que esse hobby seja mais coerente economicamente falando, sem abusos e explorações, que olhassem mais para seus consumidores caso contrario veremos futuramente inúmeras lojas e editoras fechando suas portas. (se já não esta acontecendo). 

    Já dizia um amigo: esse hobby de plástico e papelão saiu totalmente fora de seus padrões.

    Realmente, essa discussão que o Iuri levantou é interessante e importante.
    Acredito que temos que nos unir para combater certos abusos, algo como boicotar certos jogos mesmo, como esse que você comentou de ter estoque e mesmo assim eles segurarem para vender pelo dobro. (Confesso que fiquei curioso qual seria). A falta de compromisso com o consumidor é muito grave.

    Infelizmente só qdo eles re-lançarem o jogo eu coloco aqui as informações. Vamos aguardar. Por conta dessa situação, perdi até a vontade de apoiar financiamentos ! Hoje boa parte nesse hobby, ninguém cumpre mais prazos e qdo vc vai reclamar, não te dão as atenções necessárias, é só nervosismo ! Valido para as tais " pre vendas " tb...já chega !

    Quando percebi que na coleção já possuia jogos com mecânicas ao gosto meu, de minha filha, esposa e alguns amigos, observei lançamentos "mais do mesmo".
    A escalada de preços que veio aumentando por estes tempos, contribuiu para frear o consumo.
    Sim, tenho muito apreço pelo pnp, mas o meu critério de produção e qualidade é alto. Aí é coleção!
    O prazer de colocar na mesa, ver pessoas jogarem apreciando o jogo, socializar, foi desgastando com essas visões.
    Realmente, parabéns ao Caro Iuri, por suas excelentes postagens e abordagens.
    Saudades do Luis Perdomo.
    Parabéns, Luis André por elucidar mais conteúdo ao coletivo.
    Que esta discussão, André Lima, continue interessante e muito importante.
    Um grande abraço a todos.

    Realmente, hoje eu ainda busco jogos com as mecânicas que eu gosto. Mais voltado ao euro, mas o que tem de jogo igual é uma enxurrada. Procuro mais por clássicos, poucos novos. 

    André, tomei a liberdade de ver sua coleção e sua lista de desejos.
    Alguns destes, tenho em coleção e não vou me desfazer.
    Você recente no hobby, aqui registrado, recomendo fortemente garimpar usados (tem excelentes vendedores que cuidam muito bem mantendo o estado de conservação e com preços justos), aguardar ao máximo ofertas de grandes lojas destes que deseja. O meu Hallertau, paguei R$ 300,00, lacrado em uma oferta relâmpago de uma grande nacional e de renome. Achei estranho o preço e arrisquei.
    Pensei que iria receber algo diferente, mas foi entregue por veículo próprio, muito bem embalado, no dia seguinte, original e sem nada faltando ou contendo erros. Isso após muita consulta aos usuários verificando possíveis erros de nossa querida produção nacional. Me recusei a pagar os R$ 600,00 que estavam pedindo na época, nossas lojas especializadas.
    No meu caso, todos os dias garimpando diversos jogos que tenho.
    Tenha paciência e não caia em euforia aos lançamentos abusivos.

    Recomento fortemente.

    Com certeza...isso que eu tenho feito...a minha última aquisição foi o Oh My Goods...comprei ele usado, muito bem conservado, sleevado e com a expansão por 85...em um anúncio aqui mesmo na Ludopedia. Acho que muitos que estão no hobby cuidam muito bem dos jogos...então vale a pena esperar mesmo....ou através de alguma promoção relâmpago também...bem raramente...porque pelos preços praticados nas lojas e até por alguns aqui de usados valendo um carro usado...kkk...mas estou sempre verificando aqui até mesmo na base de trocas.
    Mas mesmo assim valeu pela dica meu amigo.

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436112/09/22 08:24
    excluido_74361 » 12/09/22 08:24

    iuribuscacio::
    1 - 
    A impressão que me dá é que, como as empresas são pequenas, e os seus sócios ganham seu sustento através de outras atividades profissionais, as suas empresas/editoras, que deveriam ser tratadas de forma profissional, acabam sendo um hobby também. Essa é a única explicação que eu encontro para que as editoras tenham tanto problema de comunicação com os apoiadores. Isso simplesmente não é tão importante. Além disso, em uma empresa que só possui 4 funcionários, conforme o @storum relatou, onde o acúmulo de funções deve ser absurdo, entrar em contato com as pessoas é, com certeza, a última das preocupações. 

    2 - 
    Outra impressão que tenho é que, como as empresas são pequenas e não têm a menor preocupação em crescer, o pensamento e as estratégia empresariais também são pequenas. Vejam só esse exemplo, do sujeito segurando as 250 cópias lacradas na editora. Ao invés dele aproveitar que o jogo está vendendo bem, escoar a produção, e se preparar para produzir mais uma leva, ele prefere deixar o jogo mofando no galpão da editora (dependendo do caso, literalmente), apostando de que o preço vai melhorar em um futuro próximo. Como o mercado de board games é muito volátil, no sentido de viver de novidade, é bem possível que daqui a alguns meses, esse interesse no jogo, que existe hoje, simplesmente desapareça. Aí será um desespero, porque o sujeito vai ter uma enorme dificuldade de vender essas 250 cópias, e possivelmente não conseguirá o mesmo preço, de quando o jogo estava em evidência. Como as editoras não vivem da venda de produtos (que são mais perenes), mas sim de "projetos", com um cunho muito mais imediatista e finito, esse sujeito vai ter de vender seu próximo jogo, bem mais caro do que poderia, para inclusive cobrir o prejuízo dessas 250 cópias encalhadas. Basta pensar na onda de jogos de zumbi, seguida da onda de jogos de pirataria e depois da onda de jogos vikings, em que praticamente qualquer coisa nesses temas vendia bastante, independente do jogo ser bom ou não. Hoje, um jogo de zumbi/pirata/viking, pode até vender bem, mas certamente não terá o mesmo desempenho, que teria se tivesse sido lançado nessas respetivas épocas. Essa lição, que qualquer um que tenha algum tempo de hobby já aprendeu, parece não passar pela cabeça desse sujeito.   
       
    3 - 
    Quando uma editora não prioriza, nem investe em uma boa tradução, e muito menos uma boa revisão, é natural que o jogo que ela lance, venha com termos mal traduzidos e com diversos erros, inclusive com imagens e símbolos trocados, que não dependem de tradução ou localização. Mas quando esse jogo vende horrores, apesar desses erros, o recado que o mercado manda para as editoras é de que elas estavam corretíssimas em não se preocuparem e não investirem em tradução e revisão, porque os jogos serão comprados do jeito que vierem. Depois disso, se a reclamação for muito grande, é possível que a empresa até faça alguma coisa, mas na maioria dos casos, o jogo sai errado, e fica por isso mesmo. Nesse aspecto é no mínimo curioso, que as  pessoas que reclamam que na Europa os jogos têm componentes de madeira, enquanto que os componentes da versões nacionais sejam de plástico, o que indica um alto grau de exigência de qualidade, sejam as mesmas pessoas que compra jogos com erros grosseiros de tradução, porque eles estão em português, e nem todos os seus amigos dominem o inglês. 

    4 - 
    Por fim, fica cada vez mais claro que as editoras, salvo raríssimas exceções (como a MS Jogos do Marcos Macri e a Papergames), estão cada vez mais empenhadas naquilo que foi citado anteriormente "produzir menos e cobrar mais". Também fica cada vez mais claro que os boardgamers de forma geral continuarão comprando, normalmente, jogos com erros e com preços cada vez mais elevados, prestigiando a atitude das editoras de não investirem em tradução/revisão, e muito menos se preocuparem e buscarem meios de reduzir os preços dos jogos. Por conta disso, eu estou cada vez mais convicto de que o mercado nacional de board games vai se tornar cada vez mais restrito, mais elitizado e mais irrelevante (cada vez menos lançamentos internacionais vão se preocupar em enviar para o Brasil), a menos que algo mude, seja da parte das editoras ou da parte do mercado consumidor. E se as editoras não estão empenhadas em ou solucionar ou melhorar os problemas atuais do mercado de board games, então cabe a cada um de nós, boardgamers e consumidores, fazermos isso, 

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    Grande Iuri, novamente, com execlente pontos. Vou focar em 4 coisas, pq acho q sao problemas grandes no Brasil em Geral, e que acho valer alguns detalhes adicionais nos comentarios.
    1 - Honestamente, a organizacao nas empresas aqui no Brasil sao, de forma geral, muito ruim. Se voce tiver processos bons, tecnologia de automacao bem colocadas, voce consegui correr uma empresa inteira com 1 ou 2 pessoas. Por exemplo, tem uma imobiliaria que eu era socio, mas sai por que os outros socios escolheram ir para um caminho de ficar no mesmo lugar e nao evoluir para crescer, que opera mais que a galapagos, e e corrida com 2 pessoas, porque os socios nao deixaram eu completar a automacao como eu pensei na hora que entrei na empresa. Com uns 3 a 6 meses, a empresa pode correr com 1/2 pessoa. Mas a mentalidade dos socios (empresarios), tem medo de operar em tal nivel de performance, e perder prestigio por nao botarem a mao no negocio direto. Por que levanto isso? Pois parece bastante a situacao das editoras. Que tem donos q entraram por amor ao hobby, ganharam prestigio no meio, e tem medo de perderem o prestigio ficando de lado caso a empresa passe a operar de uma forma otimizada, com foco em crescimento, e por ai vai. Ai dificulta vc ter uma empresa moderna, eficiente e eficaz se a lideranca nao deixa. Dai a falta de profissionalismo que percebemos.
    2 - Isso que voce descreveu era uma coisa que me incomodava desde quando eu era crianca. As empresas nao focam em vender volume, mas sim ganhar muito vendendo pouco. Me  deixa muito triste nao ver mudanca nisso em 30+ anos.
    3 - Enquanto os consumidores continuarem comprando, eles nao tem porque fazer um produto bom. Para ser honesto, sinto falta da empresa q trazia os jogos em ingles, e so tacavam um manual impresso em uma impressora HP em portugues na embalagem. Era bom pq nao colocavam erros extras no jogo (ja bastavam os que a producao original traziam.
    4 - E um resumao muito bom do estado do Hobby aqui no Brasil desde quando voltei para o Rio em 2016.
    No fundo, esperar que as editoras vao crescer o mercado e ser Poliana demais, e esse bonde ja passou. Esperar que os consumidores brasileiros aprendam a licao de o que ocorreu nos ultimos 5 anos, e a grande esperanca que nos resta. So espero q daqui a 5 anos, nao cheguemos a conclusao de que esse bonde tambem passou.

    2
  • Zargon
    87 mensagens MD
    avatar
    Zargon12/09/22 17:24
    Zargon » 12/09/22 17:24

    Estou gostando bastante da discussão e queria colocar uns pontos baseado em achismo e de um pessoal que trabalha no setor:

    1-  É comum o Brasil seguir a tendência do mercado americano, para o bom ou ruim: mercado pequeno, começou a crescer relativamente rápido, jogos com excesso de miniaturas, "cult of the new", kickstarter (no nosso caso, Catarse) e jogos valendo um Gurgel. Agora o mercado americano esta, vagarosamente, seguindo uma nova tendência, de jogos "bons de preço" (Ravensburguer está com bastante jogos assim, e aqui temos a Paper Games), e acredito que essa tendência vem para o Brasil em breve. O principal problema é que, em 94, a informação demorava para chegar aqui para nós "copiarmos", agora é quase instantâneo, só que nosso mercado ainda não está maduro para isso, e aí nos vivemos essa  loucura de jogos de primeiro mundo com salário de terceiro mundo.

    2- Muita culpa desse mercado inflacionado vem do próprio consumidor, tanto aqui quanto nas américas. Da mesma forma que a informação é instantânea para nós, consumidores, é para as lojas e produtores. Esse site é fantástico para informações, para todos os lados... Ver aqui que um jogo que que na pré venda por 300 estar vendendo por 600, antes mesmo de seu lançamento oficial, só faz os preços do jogos aumentarem. 

    3- O lançamento excessivo de jogos, cada vez mais caros, vai sofrer uma bolha que esta prestes a estourar. Ninguém tem dinheiro, tempo ou espaço físico para tanta coisa... O mercado internacional, muito mais maduro, vai aguentar, aqui nem tanto... 

    4- Outro ponto que pode ser discutido é a maturidade do mercado em sí. Ele é bem jovem, sendo que o boom foi em 2012 (creio eu). Aqui vai demorar MUITO para amadurecer. O mercado de videogame, que é muito maior, somente agora tem uma estrutura de qualidade no Brasil e mesmo assim bem capenga em alguns setores. Mas comparado com absurdos que foi a finada "Fire on Board", nos dias de hoje estamos bem melhores. Porem o mercado só vai amadurecer mais quando os consumidores amadurecerem também. Se a gente compra tudo de olho fechado, como se fosse um "gatcha analógico", nosso mercado vai ser assim. Enquanto comprarmos jogos usados a R$800,00 por que ele esta out of print, pode ter certeza que ele vai voltar custando R$1.000,00.

    5- Acredito que um mercado bom de comparação é o de RPG. Ele é cheio de problemas, verdade, mas atualmente bem maduro e com dezenas de possibilidades, nacionais e internacionais, para todos os gostos e bolsos. O ultimo EIRPG, mesmo quando respirava por aparelhos, era na minha opinião melhor do que todos os DOFFs que tivemos. Então cabe a nós tratarmos o assunto com a devida seriedade que com o tempo teremos o mercado de nosso interesse.

    6- Na minha opinião, não precisamos de pessoas apaixonadas pelo hobby controlando empresas de boardgame. Precisamos de pessoas PROFISSIONAIS trabalhando para a coisa dar certo. 

    7- Por fim, essa coisas de impostos, mercado, dólar ... é tudo verdade, mas sempre foi essa m&rd@ , então não engulo essa de jogo de R$1.600,00 por que o Brasil é horrível de fazer negócios. Se fosse tão ruim assim, não teria nem trazido.

    5
  • storum
    1088 mensagens MD
    avatar
    storum12/09/22 17:47
    storum » 12/09/22 17:47

    Zargon::Estou gostando bastante da discussão e queria colocar uns pontos baseado em achismo e de um pessoal que trabalha no setor:

    1-  É comum o Brasil seguir a tendência do mercado americano, para o bom ou ruim: mercado pequeno, começou a crescer relativamente rápido, jogos com excesso de miniaturas, "cult of the new", kickstarter (no nosso caso, Catarse) e jogos valendo um Gurgel. Agora o mercado americano esta, vagarosamente, seguindo uma nova tendência, de jogos "bons de preço" (Ravensburguer está com bastante jogos assim, e aqui temos a Paper Games), e acredito que essa tendência vem para o Brasil em breve. O principal problema é que, em 94, a informação demorava para chegar aqui para nós "copiarmos", agora é quase instantâneo, só que nosso mercado ainda não está maduro para isso, e aí nos vivemos essa  loucura de jogos de primeiro mundo com salário de terceiro mundo.

    2- Muita culpa desse mercado inflacionado vem do próprio consumidor, tanto aqui quanto nas américas. Da mesma forma que a informação é instantânea para nós, consumidores, é para as lojas e produtores. Esse site é fantástico para informações, para todos os lados... Ver aqui que um jogo que que na pré venda por 300 estar vendendo por 600, antes mesmo de seu lançamento oficial, só faz os preços do jogos aumentarem. 

    3- O lançamento excessivo de jogos, cada vez mais caros, vai sofrer uma bolha que esta prestes a estourar. Ninguém tem dinheiro, tempo ou espaço físico para tanta coisa... O mercado internacional, muito mais maduro, vai aguentar, aqui nem tanto... 

    4- Outro ponto que pode ser discutido é a maturidade do mercado em sí. Ele é bem jovem, sendo que o boom foi em 2012 (creio eu). Aqui vai demorar MUITO para amadurecer. O mercado de videogame, que é muito maior, somente agora tem uma estrutura de qualidade no Brasil e mesmo assim bem capenga em alguns setores. Mas comparado com absurdos que foi a finada "Fire on Board", nos dias de hoje estamos bem melhores. Porem o mercado só vai amadurecer mais quando os consumidores amadurecerem também. Se a gente compra tudo de olho fechado, como se fosse um "gatcha analógico", nosso mercado vai ser assim. Enquanto comprarmos jogos usados a R$800,00 por que ele esta out of print, pode ter certeza que ele vai voltar custando R$1.000,00.

    5- Acredito que um mercado bom de comparação é o de RPG. Ele é cheio de problemas, verdade, mas atualmente bem maduro e com dezenas de possibilidades, nacionais e internacionais, para todos os gostos e bolsos. O ultimo EIRPG, mesmo quando respirava por aparelhos, era na minha opinião melhor do que todos os DOFFs que tivemos. Então cabe a nós tratarmos o assunto com a devida seriedade que com o tempo teremos o mercado de nosso interesse.

    6- Na minha opinião, não precisamos de pessoas apaixonadas pelo hobby controlando empresas de boardgame. Precisamos de pessoas PROFISSIONAIS trabalhando para a coisa dar certo. 

    7- Por fim, essa coisas de impostos, mercado, dólar ... é tudo verdade, mas sempre foi essa m&rd@ , então não engulo essa de jogo de R$1.600,00 por que o Brasil é horrível de fazer negócios. Se fosse tão ruim assim, não teria nem trazido.

    Exatamente, só alguns acréscimos: a bolha já se formou...se vc conhecer algum dono de editora, pergunte a ele como estão as vendas de bgs, muitos, muitos mesmo encalhados...vários lojistas abriram espaços para ludorias em seus estabelecimentos a fim de angariar recursos e grana extra ! No passado se importava mais bgs do que hoje, hoje se importa menos e cobra-se mais, tentando com isso manter a equivalencia de lucros x vendidos, o ramo esta totalmente elitizado, ou seja, esta atendendo bem somente uma classe de elite !
    Triste mas essa situação chegou rápido...e a situação não vai mudar tão cedo, vai é piorar kkk.... se a editora precisa comprar um " minimo alto de unidades de bg no exterior pra conseguir melhor preço ", ela compra, faz estoque e com o tempo re-lanca em preço maiores...pode ver alguns re-lançamentos que tivemos recentemente no mercado.
    Olha, e um assunto que tem se tornado destaque, cuidado com pre-vendas, financiamentos, kickstarter, etc, esta uma bagunça sem fim as entregas internacionais. Não quero aqui desestimular ninguém mas se vc não tiver paciência em aguardar atrasos de meses ou anos, poupe seu money !

    1
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
Nemesis - Por um mercado nacional de board games mais transparente...
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.