storum:: Abrir uma pré venda e dizer que o jogo vai estar nas mãos do consumidor tal mês e sair adiando, adiando, adiando, pra mim isso é um verdadeiro tapa na cara do consumidor e estelionato ! Tem editora que faz pré venda sem ao menos ter negociado la fora os jogos, pegam como referências situação de preços, mesmo sabendo que a editora la fora não tem condição de entregar dentro de meses, fazem a pré venda por aqui a qualquer custo, depois enrolam o consumidor, pois o " babaca do consumidor " (que pensam de nós) já gastou seu money !!! E na maioria dos casos, infelizmente, não dão informações ou suporte.
Já tive amigo saindo do hobby permanentemente depois de um desaforo desses. E a maioria (como eu) fica tão frustrado com essas coisas que simplesmente nunca mais pega nada de pré venda ou financiamento coletivo, o que gera uma monte de problemas também:
1- muita gente nova no hobby, ou pessoas que desconhecem essas historias, ficam na mão quando entram nessas roubadas.
2- as que entram desaviadas muitas vezes ouvem, até aqui, que foi trouxa em cair, que é um segundo tapa na cara (aí até eu desistiria...)
3- muita gente que realmente precisa do financiamento coletivo para lançar seus jogos acabam sofrendo, pois cada vez mais temos pessoas "escaldadas" como eu que não financiam nem se a vida dependesse disso.
Lembro de um outro tópico do Iuri mesmo falando como Chaparral não iria conseguir bater as metas estendidas. Entendo a frustração, mas mesmo confiando no trabalho do Macri, só e passava pela cabeça o fiasco do Runicards Dungeon...