Pes Soberbos::Pra até 4 pessoas tem muita coisa boa aí. Do que você listou, eu iria de Takenoko ou Stone Age. Pra mais de 4, eu diria que o ideal nesse cenário seria 7 Wonders. E aí, se todo mundo curtir e voltar pra outra sessão, já mete um Power Grid (se não forem mais que 6).
Depois disso, se a galera for fisgada, vai ter que começar a pensar em ter mais de uma mesa. Não adianta, jogatina boa é de 3-4 players.
Boa Pes, antes do tópico nem tinha cogitado o 7 Wonders normal mas agora, depois de vc e outros falarem dele, realmente estou propenso a pegar a primeira edição mais em conta.
(Aproveitando[rs] se nao for muito incomodo claro, sabe se mudou muito a ediçao antiga pra nova por favor? Sei q tem diferencas na arte e producao, mas a nivel de gameplay/jogabilidade sera q muda muito ao ponto de nao valer mais a pena a edicao antiga?)(espero/receio q nao rs)
Digo isso, pois apesar de achar q o ticket to ride (europa) vai conseguir lidar com muitas pessoas, meu receio eh a galera "enjoar" rapido (pois tenho a impressao que ele eh bem "leve")
e depois dos primeiros dias "adeus jogo".
Entao o 7 wonders entraria como:
- "O" jogo de entrada
- O jogo que comporta muitas pessoas juntas
- Um jogo que teria uma boa rejogabilidade apos as primeiras partidas de apresentação pro grupo.(Mesmo para jogar com grupos menores de jogadores mais experientes no futuro, mas imaginando q propiciaria mais entretenimento do que o ticket to ride.)
Por isso depois de refletir sobre o assunto, to meio que desistindo do ttr e cogitando o 7 wonders mesmo. De qualquer forma valeu msm.
Sobre as jogatinas em si, percebi que "em geral" os jogos euros um pouco mais "complexos" que nao tem o foco controle de area, geralmente seguem um "padrao" de adotar 4 a 5 pessoas como quantidade maxima. Se vier umas 2,3 pessoas(mais 2 daqui) ai sim vai ficar show.
Agora, mudando um pouco o assunto(rsrs), sobre o Terra Mística sera que eh muito pesado pra iniciar o povo no hobby?
Ja ouvi gente dizendo que entrou no hobby por ele.
Claro q depende das pessoas. (Mas que ele fica lindao na mesa e vai chamar a atencao dos novatos, tem grande probabilidade hehehe). Pois apesar de tudo, mesmo nao jogando tao competitivamente, eh um jogo basicamente de mudar terrenos, colocar construcoes, fazer "rota",gerenciamento de recursos pesado e jogadores com diferentes habilidades conforme vai se colocando construcoes no mapa(essa parte os novatos podem penar um pouco ate entenderem que o foco inicial eh liberar esses poderes logo).
Mas em geral, na teoria pelo menos, nao eh taaaaaaaao pesado assim vai rsrsrs(olha eu tentando me convencer sozinho hahaha) Soh pode confundir um pouco no gerenciamento dos discos rosas/roxos que sao muito importantes e nas trilhas de culto pra conseguir os meeples que sao mais dificeis e escassos do que os outros recursos, mas q talvez de certo. Sera q roda bem em 6? O que acha?
De qualquer forma muito obrigado mesmo!