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Você pode não saber que Five Nights At Freddy's é uma franquia de videogame independente de sucesso, mas quando o jogo de tabuleiro foi analisado, eu tinha ouvido falar dele através da obsessão do meu filho pelo Podcast Game Theory.
Five Nights at Freddy's: Survive 'Til 6AM é um jogo de terror de sobrevivência com recursos cada vez menores, ambientado em uma pizzaria. O objetivo é sobreviver aos ataques de animatrônicos possuídos por... bem, cinco noites, eu presumo. Apesar de sua classificação +13 e do fato de meu filho de 11 anos nunca ter jogado o game digital original, ele ficou louco pela caixa quando eu a trouxe para casa.
Five Nights at Freddy's: Survive 'Til 6AM tem uma herança sólida: embora não haja crédito para Prospero Hall na caixa ou no manual, a equipe de design da Funko tem um bom histórico com muitos jogos bem recebidos que conectam o mercado de massa ao mundo dos jogos de hobby. O que é rapidamente aparente sobre a maioria de seus jogos é que eles são baseados em franquias registradas. Então, com uma boa equipe de design e uma franquia de sucesso, vamos ver o que se esconde nos confins escuros da caixa deste jogo.
Não muito, pelo menos fisicamente. Para 100 cartas, dois dados, dois discos, uma folha de regras e um tabuleiro, a caixa é superdimensionada; eu entendo que as dimensões de comprimento por largura são projetadas para aumentar o apelo da prateleira, mas a profundidade é notavelmente excessiva, com um insert brutal para acomodar tudo. O jogo é para 1 ou 2 jogadores, embora como solo multiplayer possa acomodar mais pessoas, com cópias adicionais (é barato) e leva cerca de 10 minutos por jogador.
Para preparar, os discos são ajustados para 100 de energia, 44 cartas de Monitor de Câmera são embaralhadas para cada jogador e depois distribuídas em quatro baralhos de 12/11/11/10, aos quais são adicionados 0/1/1/2 animatrônicos e embaralhados. As cartas se moverão lentamente em direção ao escritório de um jogador (pilha de descarte) e, se um animatrônico for colocado lá, o jogo acaba para o segurança da pizzaria. Se jogar com dois e ambos sobreviverem, o jogador com mais energia vence.

A cada rodada, uma carta de tempo é virada; começando à meia-noite e progredindo em pedaços de meia hora: então 12 turnos. A carta do topo de cada baralho é revelada para cada jogador e eles devem decidir a quantas reagirão, de 0 a 2. As quatro revelações possíveis são: Salas Vazias - nenhuma reação necessária; Perda de Energia - novamente, nenhuma reação necessária, mas se o jogador reagir naquela rodada, isso custa energia extra; os próprios animatrônicos - que avançam se não forem defendidos; e as cartas O Que foi Isso?. As cartas O Que Foi Isso? vêm em dois tipos; mover a próxima carta em seu baralho para mais perto do escritório um ou dois espaços, virada para baixo, ou revelar a próxima carta e ativá-la imediatamente sem uso de recurso. Se um jogador optar por reagir a 1 ou 2 cartas, ele rola tantos dados personalizados de seis lados: as faces são 0/5/5/5/10/10, então potencialmente uma perda de 0 a 20 de energia em uma rodada. Adicione uma carta de Perda de Energia e um quarto de sua energia se esgotará em uma rodada quando você estiver tentando sobreviver por 12 rodadas!

Reagir é o único ponto de decisão em
Five Nights at Freddy's: Survive 'Til 6AM e resulta em uma quantidade aleatória de perda de energia. Sim, tenho certeza de que a Funko Games fez suas contas e uma média de 6 derrotas por dado colocará o jogo no fio da navalha, mas não há muita tensão, e a tensão normalmente é um elemento forte nos videogames de sobrevivência. Tanto meu filho quanto eu sentimos que estávamos mais à mercê dos dados do que dos animatrônicos; não há mitigação, você apenas faz um julgamento sobre a ameaça mostrada a cada rodada e espera o melhor.
O que foi, para ser honesto, uma decepção para meu filho. Sendo filho de um jogador de tabuleiro, ele está acostumado a mais profundidade do que isso e o tema não era forte o suficiente para mitigar a sensação de mercado de massa dos componentes e mecânicas. Nenhum dos animatrônicos tinha caráter; sem poderes especiais para engajar você ou fazer você dizer, 'Oh não! É Freddie Fazbear, agora não!' A sorte dos dados é combinada com a sorte do sorteio, pois a ordem em que as cartas saem pode realmente economizar energia tanto quanto rolar bem; mas também não há dificuldade dada aos jogadores para mostrar qualquer habilidade aqui. Crucialmente, não há tensão nem pavor, embora o último seja reconhecidamente difícil de evocar em um jogo de tabuleiro.
O preço tem sido uma consideração para muitos quando se trata de jogos Funko. A qualidade das cartas em
Five Nights at Freddy's: Survive 'Til 6AM é aceitável e elas deslizam bem depois de alguns embaralhamentos (e há muito embaralhamento) e os dados são claros. O tabuleiro é pobre, porém, com pouca ou nenhuma arte: serve apenas para posicionar os baralhos de cartas do Monitor de Câmera, embora eu os tenha encontrado muito próximos uns dos outros, o que significava que cada interação de baralho derrubava uma pilha vizinha. Esta foi uma irritação pequena, mas desnecessária, quando havia muito mais espaço no tabuleiro que poderia ter sido melhor utilizado.

Então, para mim, esse é meu primeiro jogo para deixar passar da Funko Games e, embora eu não seja o público-alvo, meu filho praticamente é e ele teve que desabafar sobre a falta de mecanismos temáticos no jogo; um jovem de 13 anos em um grupo de jogos local foi igualmente indiferente. Eu sei que crianças menores vão jogar, mas você teria que ser muito jovem para achar que este é um jogo envolvente; ser atacado por ursinhos possuídos provavelmente não é o tema para você. Entre nós, morremos duas vezes, sobrevivemos duas vezes e empatamos uma vez, embora as vitórias tenham sido estridentes e as derrotas claras, parece que alguma experiência ajudou. Ou era apenas rolar os dados com mais sorte? Difícil dizer.
Review by David Fox
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Traduzido*** por
Vania Telles
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