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Há um programa de perguntas bastante cerebral na BBC chamado Only Connect. Envolve principalmente identificar conexões muitas vezes enigmáticas ou obscuras entre letras ou imagens em uma sequência, mas há uma rodada rápida em que as equipes precisam identificar palavras ou frases com as vogais removidas. Essa é a ideia também no jogo igualmente rápido de 2-5 jogadores da Cameron Art.
Vowl é um jogo de palavras bastante desafiador, fácil de aprender. Os jogadores estão correndo para serem os primeiros a obter pontos de vitória em uma trilha de pontuação. O jogo é jogado usando baralhos, onde cada carta mostra somente as consoantes de uma palavra (ou seja: com as vogais todas removidas). As cartas são divididas em Básicas, Avançadas e Especialistas; refletindo amplamente sua dificuldade.
Na sua vez, você rola dois dados personalizados de seis faces. Um mostra um número (3 ou 4; o dado é 3/3/3/3/4/4). Esse é o número de cartas básicas que você compra. Além disso, você pega o número de cartas Básicas, Avançadas e Especialistas indicadas pela sua posição na trilha de pontuação. O segundo dado mostra se você tenta o desafio sozinho ou (com três ou mais jogadores) em parceria com outro jogador de sua escolha ou em confronto direto contra outro jogador. Role sozinho e você terá que falar palavras para todas as cartas dentro de 25 segundos em uma ampulheta. Role a opção de parceiro e você adiciona outras três cartas Básicas, mas ambos falam as palavras. Em ambos os casos, você só terá sucesso se encontrar palavras para todas as cartas dentro do limite de tempo - na verdade, um alvo bastante difícil, mesmo com apenas as cartas Básicas. No modo duelo, ambos os jogadores têm suas próprias pilhas de cartas, com base em suas respectivas posições na trilha de pontuação, e estão correndo para serem os primeiros a passar pela trilha. Se o cronômetro se esgotar antes de qualquer jogador completar sua pilha, o jogador que tiver mais cartas ganha. Em todos os modos, você pode passar para outra carta, mas terá que voltar às cartas que passou e ainda conseguir palavras para elas.

Como seria de esperar, existem regras sobre onde as vogais podem ser adicionadas. Deve haver uma única vogal entre cada letra. Você não pode adicionar uma vogal na frente da primeira letra, mas pode adicionar uma no final. Algumas cartas Básicas podem ser muito desafiadoras - especialmente onde têm consoantes comumente combinadas. Descobrimos que os jogadores muitas vezes podem passar rapidamente por algumas cartas, mas depois ficam presos em uma carta específica, e isso nem sempre era uma carta avançada ou especialista. As cartas só são realmente mais difíceis se você não identificar a palavra!

Para alguns jogadores, o desafio do tempo pode ser muito restritivo. O jogo na verdade inclui uma ampulheta de 15 segundos para aumentar a dificuldade, mas em nossas várias jogadas, nunca chegamos a usá-la. Fizemos a experiência de aumentar os limites de tempo, substituindo a ampulheta pelo cronômetro do smartphone. Havia jogos em que os jogadores faziam várias rodadas sem que ninguém conseguisse passar todas as suas cartas em 25 segundos. Neles descobrimos que melhorou e evitou que os jogadores desistissem do jogo, quando dobramos o limite de tempo.

Quando os jogadores são bem-sucedidos em seu turno, eles têm a opção de mover sua ficha de pontuação duas casas para frente ou mover a ficha apenas um espaço para frente e mover sua ficha de vitória e a ficha de vitória de um oponente um espaço mais próximo. Pode haver vantagens táticas em mover sua ficha de vitória - não apenas para contornar espaços com requisitos de cartas extras particularmente exigentes, mas à custa de também ajudar um oponente.
Também pode haver jogo tático na escolha de um oponente para enfrentar quando isso acontecer nos dados. Assim como na anedota dos dois caminhantes que encontram um urso - você não precisa correr mais rápido que o urso, apenas mais rápido que o outro cara. Mesmo se você estiver lutando para ter sucesso em um desafio solo em 25 segundos, você pode obter um sucesso em um confronto direto apenas fazendo melhor do que o outro jogador.
Embora nunca tenhamos sentido a necessidade de aumentar a dificuldade substituindo pela ampulheta de 15 segundos, nos encontramos fazendo uso criterioso do tabuleiro de dois lados. Embora jogar com a faixa de pontuação mais longa obviamente estende o tempo de jogo, permite um jogo mais tático.
Se você gosta de jogos de palavras, então
VOWL pode ser o jogo certo para você.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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