Na segunda fui lá de novo. Vocês precisavam ver a cara de decepção do rapaz quando eu falei que não tava legal.

Ele quis reaproveitar as peças que não tinham dado certo da outra vez, mas não conseguiu alinhar todas igualmente. Até fiquei com pena dele, ele maior achava que tinha acertado dessa vez. Os peões pelo menos ficaram bacanas:

Tanto estava ele disposto a me compensar pelas mancadas que se ofereceu a trazer as moedas novas na minha casa no sábado. Trouxe no domingo (hoje):

São diferentes do primeiro set que ele fez, só gravou o contorno, não fez preenchimento. Como conseqüência, não tem profundidade, e lixar a peça toda é impensável, pode apagar o desenho. Em compensação, está menos queimada e tem menos necessidade de lixar, talvez só as bordas...
Mas então eu vi isso:

Essa mancha é na verdade uma falha no MDF. Fiquei pensando se valeria a pena correr atrás de uma solução, até que olhei bem as outras peças, e TODAS têm manchinhas aqui e ali, é um problema inevitável do material. Aí lembrei que todos os piecepacks comercializados que vi por aí eram feitos de madeira. Resolvi dar uma olhada nas fotos em alta resolução lá do BGG, e percebi que a madeira tem o mesmíssimo problema, talvez pior. Talvez seja por isso que o piecepack entrou em decadência depois de uns anos? Bem capaz. Difícil de fazer em casa, versões comerciais imperfeitas... sem falar nas reclamações que eu vi sobre alguns vendedores.
Perdi todo tesão de lixar e passar goma laca, o vidrinho vai ficar fechado aqui, espero que não estrague.
Ainda acho o MDF um material sensacional, mas seria muito, muito mais esquema comprar peças em branco e colar papel autocolante: não tem perigo de o cara cagar o pedido, dá menos trabalho, fica mais colorido, pode colar um contact ou um papel autocolante transparente por cima.
Mas tenho que dizer, conheci semana passada um tiozinho marceneiro, que faz brinquedos de madeira há anos, se interessou pelo piecepack. Vou conversar com ele.