Mariposas é o segundo jogo de caixa grande da Elisabeth Hargraves e o seu terceiro publicado, Traz o tema da migração das borboletas do México pela américa do norte e de volta ao México, uma proposta simples assim como as regras do jogo, mas isso não significa que ele não tem profundidade.
O jogo é super fácil, joga uma carta e move uma ou mais borboletas, depois compra outra carta. faz isso por 15 turnos e o jogo termina, simples! Bem isso é só o inicio, as opções de onde e qual borboleta mover só se multiplicam conforme o passar do jogo.
Cada borboleta após se mover, dependendo onde termina o seu movimento, coleta uma ficha de flor se cair em um espaço de flor ou uma carta especial se parar em uma das cidades principais. E ainda tem todo o fator dos locais que podem gerar novas borboletas pagando as fichas citadas anteriormente, isso sem falar o planejamento de voltar com as suas borboletas de quarta geração ao México antes do jogo terminar, ou seja, também tem que planejar um pouco.
Cada borboleta pode criar uma outra da geração seguinte, o que é importante já que as de geração menor saem do tabuleiro quando acabar a estação atual, então tudo se resume a borboleta certa estar no local certo com as fichas certas para pagar o custo de colocar uma borboleta nova no tabuleiro, o que nem sempre da tempo devido ao apertado numero de turnos entre cada estação.
Também temos as cartas especiais que são ganhas parando nas cidades, estas estão separadas em dois tipos: Movimentos especiais, que aumentam a possibilidade de movimentação das suas borboletas, e cartas coloridas, que fazem um set collection e dão um bônus imediato ou ao final do jogo caso o jogador complete todo o conjunto.
Mas todo esse esquema das cidades principais distribuindo cartas no fim acaba sendo um pouco confuso, como as fichas que dizem qual o tipo de carta que o jogador recebe em cada cidade começam viradas para baixo acabam virando tudo em sorte e muitas vezes um jogador precisa sair muito do seu caminho para completar um set ou o local sequer acaba sendo descoberto em uma partida com menos jogadores "desperdiçando" um movimento com um tiro no escuro ao entrar em uma cidade e pegar uma carta de um set inútil.
Pela simplicidade do jogo, com pessoas já conhece as regras pode levar menos de meia hora até quarenta minutos, com as fazes de pontuação ao final de cada estação dando um incentivo bom para os jogadores se movimentarem pelo mapa oque cola bastante o tema com o gameplay.
Claro é impossível não comparar ele ao Wingspan, e já vamos direto ao ponto que Wingpan é um jogo melhor, e quem vier esperando um Wingspan 2 (afinal, é tudo bixo que voa) vai acabar se decepcionando, mas isso não significa que ele não se sustenta sozinho em uma coleção.
Mariposas é um incrível jogo de controlar o seu tempo e recursos, mas com uma pegada bem familiar, tendo somente duas opções de ações por turno, e com praticamente nenhuma interação entre os jogadores acaba levando o jogador em tomar decisões rápidas mas impactantes na estratégia geral de cada turno.
Ficha Técnica:
Editora: Galapagos Jogos
Designer: Elizabeth Hargrave
Mecânicas: Colecionar Componentes, Movimento em Grades, Movimento Ponto-a-Ponto
Nos acompanhe para mais reviews e conteúdo de jogos de tabuleiro 
HEX Board Game Café
O melhor lugar para curtir jogos de tabuleiro em Porto Alegre
Aberto de Terça a Domingo
https://www.instagram.com/hexbg/
Sigam nosso canal na Ludopedia também.