Cascadia: "Os animal, tem uns bicho desinteressante"
O vencedor do
Spiel des Jahres de 2022, que chegará no Brasil em breve pela Grok (na verdade já chegou, mas demorei demais pra terminar de escrever), é um jogo que promete ser
o novo family game obrigatório das famílias boardgamísticas mundo a fora.
Será que essa fama toma é merecida? Acompanhe mais um
review amargurado do seu canal preferido, e veja se vale a pena pagar duas cestas básicas em joguinho de papelão. Vem comigo!
Nada como um bom peixe sobrevoando a floresta e dormindo no deserto.
O Contexto
Devo ter jogado umas seis vezes até agora. Minha primeira partida foi ao visitar um clube de jogos em Veldhoven:
Roll The Dice. Na prateleira do clube, havia o referido
Cascadia, que eu já estava ciente ser
um dos queridinhos dos últimos tempos. Tão famoso que eu já tinha até visto uns
reviews no Youtube, mesmo sendo um jogo com um tema que não me chama a atenção. Eu sabia que as regras eram sussas e encarei a aventura de aprender e explicar (em inglês) para um grupo de Neerlandeses que eu havia conhecido praticamente naquele mesmo dia.
O que poderia dar certo?
O Bom
- As regras são simples: tanto que eu aprendi "no laço" e já consegui explicar com mínimo de problemas. É tão fácil, que sem nem saber as regras, tu pode pegar o manual e ler no ato com o pessoal da mesa.
- O jogo vai direto ao ponto: Basicamente você tem quatro possíveis escolhas por turno, um pouco mais se você usar a token de pinho (que abre um pouco esse leque de opções). Isso permite que não gamers consigam jogar e que os gamers não tenham tanta margem para um AP de 47 minutos de duração. Essa simplicidade pode até parecer negativa, mas…
- Não é multiplayer solitário: o jogo da margem para marcação, já que uma parte da pontuação são basicamente competições por quem tem "mais de um tipo de terreno", evidentemente você quer ter mais que o coleguinha e quer garantir que ele não te alcance. Israel Aprova™.
O Ruim
- Não tem um arco empolgante: que é uma forma bem diferenciada de dizer que está faltando sal nessa bagaça. O jogo começa de um jeito, e em linhas gerais termina igual, você não está preparando mega combos e o jogo não fica especialmente mais difícil. Da para argumentar que nos turnos finais você sente que o "tempo está acabando" e não vai conseguir pegar mais aquele urso que está faltando, mas sinceramente, isso normalmente significa só 3 pontos de diferença.
- Você dificilmente vai se sentir esperto: Sabe aquela sensação: "Meu… agora eu brilhei aqui. Sou o bichão mesmo.", então, ela quase não existe. Embora seja possível, armar um "jogo" perfeito em que tudo ajuda a dar ponto pra tudo, por exemplo ao posicionar bichos diferentes próximo das raposas, acaba sendo algo um tanto sutil demais para o meu gosto.
- O cálculo da pontuação não é tão prático: demora um tempinho, vai depender de alguém com uma matemática básica mediana (coisa rara hoje em dia). Isso até achei curioso, não é nada tipo Cálculo IV da faculdade, mas pela simplicidade do jogo, parece destoante pensar que a coisa mais complexa do jogo é avaliar todas as categorias e somar todos os pontos. Confesso que me da uma preguiça imensa.
O Cinza
- A pontuação é normalmente bem parelha de uma forma quase suspeita: até soa estranho, se os participantes já jogaram umas duas vezes, as pontuações sempre vão ficar parelhas, talvez em função da falta "de combos ou jogadas espertas".
- Tema: irrelevante mecanicamente, mas simpático o suficiente pra chamar a atenção dos não gamers.
Veredito
"Pô Israel, então o jogo é um LIXO?" — Leitor pistola.
Longe disso,
jogo facilmente a cópia dos outros, mas no entanto só uma partida por dia, pois sim, tenho preguiça daquela pontuação e eu que acabo sendo o encarregado das somas. Se você for moderninho, com
apps e o escambau, talvez sofra menos do que
um velho amargurado old school que não quer celular na mesa de jogo.
Quero deixar claro uma coisa: minha primeira experiência foi muito boa e a segunda também,
mas sinto que o jogo perde o fôlego numa velocidade incrível. Consigo entender o apreço por ele, pela sua simplicidade/eficiência em entregar um
joguinho sólido pacas, mas num mundo com
family games de peso como
Azul, Splendor, Ticket to Ride, ele me parece "só mais um", e que para o meu gosto é até piorado. Estes jogos que citei possuem um
arco infinitamente superior pra mim, você sente a água batendo na bunda na
finaleira do Splendor/Ticket e se sente esperto quando consegue mandar aquele monte de lixo para seu oponente no Azul.
Cascadia é uma experiência blasé, e só recomendaria pra quem não tem problema com colocar
mais um jogo no meio da estante.
Selo Spiel des Djows™ para Maior desinteresse por um jogo sobre tokens de peixe que moram em tiles de deserto, depois de uma excelente primeira impressão, mas que ainda me da prazer em jogar mesmo com ressalvas.
Nota 6, é um bom jogo para jogar a cópia dos outros. (
Sistema de Avaliação Spiel des Djows)