Post original: https://www.boardseyeview.net/post/fossilis
Fossilis, projetado por David Diaz e publicado pela Kids Table Board Gaming, é um jogo no qual 1-5 jogadores assumem o papel de paleontólogos descobrindo ossos de dinossauros para montar esqueletos para museus. Que ótimo tema! Os ossos dos dinossauros estão enterrados profundamente em uma grade de 5x5 que é coberta durante a preparação por placas de plástico grosso representando pedra, argila e areia que os jogadores devem cavar para obter suas recompensas. Fiquei intrigado para ver se esses ossos temáticos têm carne mecânica suficiente para fazer um jogo satisfatório.

Os componentes são maravilhosamente táteis, com uma placa de plástico terroso, dezenas de pequenos ossos de plástico, um par de pinças para escavação e peças grossas que são organizadas aleatoriamente, além de baralhos de cartas para dinossauros, suprimentos e ferramentas. Cada jogador pega uma ajuda que descreve muito do que você precisa saber: estrutura do turno, armazenamento, custos de gesso por tipo de osso e pontuação no final do jogo. Um tabuleiro de pontuação central contém nove fichas de Habilidade que concedem habilidades especiais quando os Martelos são extraídos, e o conjunto compartilhado de gesso que fica no topo de três cartas de Evento. Por fim, uma fileira de quatro dinossauros lindamente ilustrados por Apolline Etienne é distribuída. O jogo continua até que o quarto conjunto de gesso se esgote e continua até que todos os jogadores tenham um número igual de turnos.

Um jogador tem quatro pontos de Energia para gastar a cada turno, com Ações custando quantidades variáveis de Energia. Pegue gesso (que você precisará 'pagar' pelos ossos escavados); mova 1 ou 2 espaços (ortogonalmente ou diagonalmente, o que é agradavelmente flexível); deslize uma peça para descobrir poços e ganhar Fragmentos (uma segunda moeda); e escavar (que é o principal método de pontuação). Além de uma simples ajuda ao jogador, o livro de regras é muito bom e contém exemplos úteis das ações, bem como esclarecimentos detalhados sobre como funcionam as peças deslizantes, embora isso seja bastante intuitivo. Depois de realizar uma ação, um jogador pode comprar uma carta de Suprimento ou Ferramenta do Mercado usando Fragmentos de peças removidas. As ferramentas são sempre melhores que as ações básicas e podem economizar muito esforço; Suprimentos irão acelerar significativamente a conclusão do esqueleto, especialmente aqueles que dão ossos maiores. Depois que cada conjunto de gesso se esgota, ocorre um Evento para misturar as coisas; estes eventos são principalmente positivos.

A maior parte dos pontos de vitória de
Fossilis vem da montagem de esqueletos, mas com a opção atenuante de marcar um conjunto incompleto e passar para outro, se você achar que vale a pena. Certamente os bônus de fim de jogo para tipo de alimento/habitat/período encorajam isso e achamos que ter maiorias é mais recompensador do que o bônus por um esqueleto completo, embora isso possa ser um pensamento de nosso grupo. As habilidades adquiridas com a extração de Martelos são todas úteis; embora, curiosamente, pegar um segundo ou terceiro realmente custa pontos de vitória, novamente permitindo que você decida se melhorar seu combo vale o custo. Agradavelmente, a opção de remover os poderes de "Toma Essa" está lá e é fácil de implementar em tempo real. A quantidade de interação no jogo fica a critério dos jogadores: eles podem tentar bloquear uns aos outros colocando seu peão paleontólogo no caminho, deslizar outros para fora do tabuleiro ou cobrir buracos devolvendo peças descartadas ao local; e, como acontece com a maioria dos jogos que têm uma seleção aberta, um pouco de escolha para atrapalhar os oponentes pode entrar em jogo.

O temporizador do jogo vem na forma do gesso, a moeda principal: com apenas quatro gessos adicionados por jogador de cada vez e ossos exigindo até seis gessos para escavar, pode parecer que o jogo se apressa em direção à conclusão; consequentemente, adquirir Ferramentas e Suprimentos pode ser fundamental para ser competitivo. Há um pequeno problema: enquanto as peças de areia, argila e pedra são maravilhosamente robustas e satisfatórias de manipular, as dimensões X-Y-Z do local de escavação são um tanto problemáticas. Os poços são profundos e difíceis de examinar sem colocar a cabeça diretamente sobre eles, especialmente se estiverem do outro lado ou atrás de placas adjacentes: isso torna difícil ver quais ossos estão disponíveis sem colocar sua cabeça no caminho de outros jogadores ou mover o todo o tabuleiro mais perto de você;
Fossilis não é um jogo para uma mesa grande!
Fossilis recompensa o bom jogo, tática e estratégia e é, em geral, um título de próximo passo muito envolvente para um jogador que acabou de jogar jogos de entrada. Provavelmente há muitas etapas demais para os recém-chegados processarem e o jogo pode ser considerado um pouco simplista para jogadores experientes, embora ainda haja a satisfação substancial de apenas jogar um jogo interessante. Como um indicador, uma família de jogos entusiasta, mas sem estar dentro do hobby, descreveu o jogo como tendo "apenas um mecanismo a mais". Dependendo da versão que você obtém, há uma rica costura de módulos extras que você pode conectar ao jogo base para misturar um pouco as coisas, desde um escorpião fugitivo que reduz os pontos de ação dos jogadores, até oponentes solo, fita de cena do crime, e até mesmo uma Idade do Gelo!
Uma pergunta frequentemente feita aos designers de jogos é "O que veio primeiro: a mecânica ou o tema?"
Fossilis parece eminentemente que o tema veio primeiro: é tão forte e o ato físico de escavar ossos o reforça. Mas os mecanismos certamente não parecem secundários ou aleatórios: a coleção de conjuntos, movimento, moedas duplas, opções de pontuação e até mesmo uma pequena construção de combos, todos se combinam para criar uma experiência de jogo sólida e agradável apoiada por uma grande presença na mesa e, é claro, esse tema extremamente envolvente.
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.