**CUIDADO, spoiler do fim do primeiro cenário da campanha da caixa base à frente.**
Bom dia, boa tarde, boa noite, meus caros! Espero que estejam todos bem.
Recentemente iniciei uma campanha "A Noite do Zelote" com amigos e nossas oportunidades de jogar são muito distantes entre si.
Querendo jogar solo no meio tempo, me deparei com a necessidade de registrar os baralhos que montamos para retomarmos a campanha quando possível, sem que eu sofra qualquer limitação ao jogar sozinho.
Daí pensei em criar uma ferramenta que facilite o processo.
(Editado: CUIDADO, a planilha tem um spoiler do primeiro cenário da campanha da caixa base. Mas se você nunca o terminou, provavelmente não precisa da planilha.)
Tenho aqui o rascunho do que fiz, utilizando Excel. Mas sou analfabeto nas funções do programa e em design.
Então pensei em compartilhar aqui o que já tenho para, caso alguém queria contribuir, melhorarmos a ferramenta e compartilharmos ela com a comunidade.
Eis as considerações a respeito do que já fiz:
1. A ideia da tabela é permitir a um jogador brasileiro manter, simultaneamente, diferentes campanhas de AH:LCG em curso. Por exemplo, jogar com os amigos sem, no meio tempo entre as sessões, perder a oportunidade de jogar solo; ou jogar com diferentes grupos no mesmo período de tempo.
2. Logo, sua proposta é registrar os diferentes baralhos construídos em cada oportunidade de maneira fácil, para alternar entre eles, desmontando-os e recuperando-os conforme necessário.
3. Há instrumento disponível similar para quem jogar com as cartas em inglês no site arkhamdb.com. Aliás, embora eu não tenha pesquisado, creio haver várias opções para algo assim nas enormes comunidades de aficcionados no BGG ou no Reddit. Por essa razão, a tabela foca nas cartas disponíveis oficialmente no mercado brasileiro - i.e., nas edições da Galápagos. Os nomes utilizados e as cartas inclusas no modelo, portanto, limitam-se àquelas disponíveis, por ora, no mercado nacional.
4. O primeiro passo para utilização é copiar a planilha "Modelo" e, na cópia, registrar o baralho que se pretende salvar. Para uso fácil, deve-se fazer uso das ferramentas de filtros, disponíveis no cabeçalho das colunas. Por exemplo: no início da construção, na coluna "Própria?", opte por mostrar apenas as que o são e você poderá já marcar o investigador, sua vantagem peculiar (normalmente um ativo) e fraqueza própria. Após fazê-lo, alterne para disponibilizar apenas as cartas não próprias e os demais investigadores e cartas que lhes são próprias serão excluídos da lista. Em seguida, na coluna de classe, marque apenas as cartas das classes a que aquele investigador tem acesso e as neutras. E mais: se for um baralho inicial, na coluna de experiência, marque apenas as de custo zero. Quando conveniente, liste apenas as cartas de fraqueza para registrar a fraqueza básica adicional.
5. Há ainda ferramentas auxiliares: uma caixa soma o total de cartas (sendo que sua fórmula subtrai um, para desconsiderar do baralho a carta do próprio investigador); outra permite-lhe registrar o tamanho esperado do baralho, para servir como verificação (mas não se esqueça, ao anotar o limite, de somar nele as cartas que não contam para esse número); e, por fim, uma registra o custo em experiência do baralho. Uma observação, porém: por imperícia minha, esconder cartas pode fazer essas caixas desaparecer. Logo, terminado o registro, habilite a exibição de todas as cartas para ver essas informações. Outra ferramenta é o destaque automático das cartas registradas como presentes no baralho - em verde, quando anotado o número de cópias delas no baralho, e em vermelho, caso esteja marcada como presente, porém com zero cópias.
A questão que fica é: quem aí pode colaborar, e como? Toda sugestão e auxílio são bem vindos.
Acho que a primeira melhoria necessária é converter em formato de algum programa de licença livre - LibreOffice, algo assim.
Qualquer revisão também quanto aos dados (grafia dos nomes, custos para baixar, custos de xp, etc) é essencial e muitíssimo bem vinda.
Outra ajuda essencial seria atacar a crise estética. Tá feio pra caramba; quem aí pode melhorar isso? Seria legal ter a planilha na palheta de cores do jogo. Se eu conseguisse, colocaria um campo no cabeçalho dos baralhos que copiasse a classe da carta de investigador marcada como presente e colorisse o fundo da planilha de acordo (formatação condicional - azul para guardião, verde para ladino, etc.)
Uma função avançada do excel que não tenho nem ideia de como configurar é criar na planilha um botão de impressão pré configurada. Seria bom ter um atalho que limitasse a impressão de um pdf às cartas presentes no baralho com suas quantidades, tipo e classe relacionada. A gente poderia salvar esse pdf e ter uma lista fácil para recuperar o baralho em questão.
Mas sou ANALFABETO no excel, como mencionei. Penso que isso possa ser possível, mas nem sei ao certo.
Enfim, fica aí o convite para esse projeto. Apresentadas as colaborações, pensei em disponibilizarmos o arquivo aqui na Ludopedia para todos.
Abraços,
Rafael.