Olá pessoal,
Faço parte da equipe da Across the Board (editora propriedade da Best Mark Group). Hoje vou escrever um pouco sobre o Sanssouci (2ª edição), que será lançado mês que vem no mercado brasileiro.
A ideia aqui é apenas apresentar o jogo e dar um panorama geral de como ele funciona. Vídeos de reviewers em português já estão sendo adicionados aqui na Ludopedia e o manual de regras da edição brasileira já está disponível para download.
Sobre o Sanssouci
Sanssouci é um jogo abstrato originalmente lançado em 2013 e de autoria do renomado designer e colecionador de prêmios, Michael Kiesling (Azul, Vikings, Tikal, Heaven & Ale...). Para variar, o autor não passou em branco com Sanssouci também e, em 2014, o jogo foi considerado um dos melhores do ano, sendo recomendado no Spiel des Jahres.
A segunda edição de Sanssouci está sendo lançada este ano simultaneamente em diferentes países e vem recheada de novidades. O jogo ganhou uma arte nova, mas não é só isso. Esta nova edição já vem com duas miniexpansões: a expansão Recompensas, anteriormente lançada junto com a primeira edição do jogo, e uma segunda expansão, Javali, inédita e desenvolvida por Kiesling para o relançamento do jogo.

Resumo do Jogo
Em Sanssouci, temos que projetar o jardim do Palácio de Sanssouci da melhor forma que conseguirmos. Afinal, temos o rei e sua corte para agradar. E os nobres são exigentes. Basicamente, cada jogador tem um tabuleiro próprio de jardim e, ao longo do jogo, devemos jogar cartas de ação com cores específicas que irão nos permitir pegar peças de um tabuleiro principal comum a todos os jogadores representando ornamentos e jardineiros para o nosso jardim. Finalmente, podemos mover os nobres, que nos darão pontos de vitória de acordo com a linha na qual eles encerram seus movimentos. No fim do jogo, os jogadores recebem pontos pela quantidade de linhas e colunas totalmente construídas em seu jardim, além das cartas de missão (objetivos) que recebemos no início do jogo.

O jogo parece ser simples de jogar e direto, e é. Mas Kiesling sempre guarda algumas surpresas. Cada jogador tem um baralho pessoal de 18 cartas de ação, e cada baralho é idêntico. Cada um sempre tem 2 cartas na mão para jogar em sua rodada e saber quando usar ou não cada uma é um segredo do jogo. “Eu jogo essa carta, que me permite pegar essa peça específica agora, ou espero uma oportunidade melhor? Se eu não pegar essa peça agora, será que alguém vai pegar antes da minha próxima rodada? Essa peça é boa para mim, mas talvez seja melhor até para o meu adversário. Será que eu a pego antes?”
Outra questão é: onde coloco as peças. Completar as linhas superiores do jardim dá mais pontos, mas se quisermos realmente ganharmos pontos com os nobres, precisamos levá-los às linhas mais inferiores. E, para isso, precisamos colocar as peças lá. Então, priorizamos os pontos que receberemos durante o jogo ou tentamos dar aquela pancada de pontos no adversário no fim, com nossas linhas e colunas?
Esses são dilemas colocados pelo designer e que precisamos resolver.
Miniexpansão e Recompensas
Nessa miniexpansão, devemos colocar um tabuleiro menor cobrindo parcialmente nosso tabuleiro de jardim. Esse tabuleiro vem com dois lados e, no início do jogo, devemos escolher que lado usar de acordo com nossas cartas de objetivo iniciais. O minitabuleiro vem com áreas contendo recompensas ou penalidades, que serão ativadas durante o jogo à medida que colocamos peças sobre elas.
Essa miniexpansão torna um pouco mais importante no jogo desenvolver um planejamento inicial, e que acaba também levando os jogadores a traçarem estratégias diferentes desde o início da partida.
Miniexpansão Javali
Essa é a nova miniexpansão criada por Kiesling para essa nova edição de Sanssouci. Nela, começamos com um javali no centro do nosso jardim e devemos movê-lo à medida que colocamos novas peças de jardim. Nosso objetivo é expulsá-lo do nosso jardim para que os nobres possam passear com tranquilidade. A questão é que o Javali só pode se movimentar para espaços livres adjacentes a ele. Logo, temos que levar isso em consideração ao escolher novas peças com as nossas cartas de ação. Saber como desenvolver nosso jardim é crucial para que possamos expulsar o javali. Caso o jogador consiga tirar o javali do seu tabuleiro, ele ganha pontos adicionais de vitória. Mas, se o jogo terminar com o javali no jardim, o jogador perde pontos no fim do jogo. E essa pode ser a diferença entre vitória e derrota em um jogo mais apertado.
Concluindo
Sanssouci é um jogo de regras relativamente simples, mas com uma certa dose de estratégia e tomadas de decisão. Justamente por isso, tem tudo para agradar jogadores mais iniciantes e aqueles mais experientes também. O uso das miniexpansões, junto com as cartas de objetivo do jogo base, possibilita aos jogadores traçarem uma estratégia mais diferenciada logo no início, o que acaba aumentando também um pouco a complexidade do jogo. Ainda assim, Sanssouci continua sendo de fácil acesso para um público mais familiar.
O designer impôs dilemas aos jogadores, mas no final a ideia é dar uma volta pelo jardim de Sanssouci e aproveitar o momento. De nenhuma forma o jogo é punitivo ou te deixa sem saída em algum momento. Muito pelo contrário.
Como disse lá no início, a ideia aqui é de apenas dar um panorama geral do jogo. Se você gostou, fique à vontade para baixar as regras e acompanhe para ver os vídeos à medida que são lançados.
Sanssouci chega às lojas no mês que vem pela Across the Board.