Por Maurice Fitzgerald
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1520181/club-fantasci-reviews-house-borgia
O trono papal
Na esteira do sucesso do incrível
Tiny Epic Western, a
Gamelyn Games está se unindo com a
Talon Strikes Studios para nos trazer outro título do designer de Tiny Epic,
Scott Almes. Apesar de não ser um jogo na linha de Tiny Epic,
House of Borgia promete ser épico por um bom tempo, de uma maneira diferente e que certamente não é para ser desperdiçado.
House of Borgia é para 2-6 jogadores, com dados, mentiras e dedução social onde os jogadores blefam, acusam e manipulam através do seu caminho no funcionamento interno da Igreja Católica nos anos finais do século 15. Você manobra seu cardeal até os degraus da escada Papal, reunindo a maior influência para ser eleito Papa e ganhar o jogo.
Realmente gostei da série da Showtime liderada pelo mestre Jeremy Irons como o tortuoso Cardeal Rodrigo Borgia, que tece o seu caminho até se tornar o papa Alexandre VI, fiquei apaixonado pelos jogos e maquinações sociais da série. A mecânica do jogo, simples e suave, encaixa com o tema perfeitamente e cria um dos jogos de dedução social mais agradável que eu já joguei.
Bandeja de Ofertas
Durante o setup, cada jogador tem uma tela e um conjunto de dados referentes a quantidade de jogadores, (quatro para 5-6, cinco com 3-4 e seis com 2 jogadores) e uma carta de cardeal marionete que é conhecida apenas por eles. Os cardeais são colocados em formato de escada com dois marcadores de influência adicionadas aos cardeais antes dos jogadores decidirem quem será o primeiro jogador.
As rodadas são compostas por três fases:
- Leilão e Ação
- Chamar um blefe
- Recolher Influência
No início de cada rodada, os jogadores secretamente rolam seus dados atrás de suas telas de jogador e o primeiro jogador começa oferecendo uma ação que deseja usar com base na quantidade de símbolos que supõe estar disponíveis em segredo atrás de todas as telas dos jogadores.
O lance inicial deve ser um mínimo de 1, mas o jogador inicial pode optar por oferecer mais, colocando pressão sobre os seguintes jogadores já que cada um deve aumentar seus lances em pelo menos mais 1 quando for sua vez.
As ações que os jogadores têm para leilão são:
Suborno - Mover um cardeal até o topo ou para a parte inferior da escada. O cardeal superior não pode ir para o topo, apenas para a parte inferior.
Envenenar - Remover 2 fichas de influência de um ou dois cardeais e colocá-las de volta no banco de marcadores.
Julgamento - Mova um total de 2 fichas de influência entre os cardeais. Ou 2 fichas de um para outro, ou uma ficha de dois cardeais diferentes colocando-os em outros cardeais.
Acusação - Acusar um cardeal de ser o antipapa, este cardeal não pode ganhar ou perder influência, mas ainda pode ser movido em um suborno.
Rumor - Coloque uma carta de rumor na frente de outro jogador, tentando trazer à tona a sua motivação. Se a carta de rumor corresponder a seita do jogador no final do jogo (por exemplo, um jogador é corretamente acusado pelos rumores de ser um Simonist), o jogador não pode ganhar o jogo, independentemente da quantidade de influência que ganhou.
Destino – utilize este símbolo para qualquer ação. Não é uma ação.
Para dar um exemplo: o jogador dentro de um jogo com seis jogadores joga um suborno, uma acusação e duas faces de destino, decidindo jogar de forma lenta e segura, optando por três subornos como a sua oferta de abertura. O jogador à sua esquerda imediata (todas as ações são no sentido horário) sabe que as chances de que haja pelo menos três símbolos de suborno em jogo em todos os 24 dados é muito alta, então não chama o blefe.
O vencedor do leilão executa a ação suborno movendo um cardeal ao topo ou para a parte inferior da escada. O lance em seguida, passa para o jogador que estava apenas acusando ou chamando o blefe, agora ele dá um lance em qualquer ação, incluindo a mesma, contanto que ele ofereça quatro ou mais neste caso.
Borgia em BGG CON com Gamelyn Games e a Talon Strikes Studios
Quando um blefe é chamado todos os jogadores revelam seus dados e contam o símbolo leiloado de todos os dados. Se o número atende ou excede a oferta, o licitante realiza a ação e o jogador que chamou o blefe perde um dado. Da mesma forma, se o licitante foi apanhado num blefe, ele perde um dado.
Neste ponto, a rodada fecha com a terceira fase, onde é hora de reunir influência. Os três primeiros cardeais recebem 3, 2 e 1 marcadores de influência em ordem decrescente desde a primeira até a terceira posição na escada, a menos que haja um marcador antipapa sobre eles (este cardeal não ganha nenhuma influência até que o marcador antipapa seja movido usando a ação de acusação).
Os jogadores rolam os dados novamente em segredo e o jogador que acabou de perder um dado começa o processo como o novo primeiro jogador, com o lance mínimo de abertura de novo sendo pelo menos 1. O jogo continua desta forma até que um jogador perca todos os seus dados, levando a uma última manifestação de pagamento de influência antes que os marcadores sejam contados e um vencedor determinado. Todos, então, revelam sua identidade e se uma carta de rumor corresponde a um jogador, eles são eliminados e sua influência anulada. Jogadores com dados restantes ganham mais 2 influências por dados remanescentes e a contagem final diz que ele é eleito Papa e ganha o jogo.
Mentir, manipular e acusar!
Como você pode ver, a mecânica do jogo é bastante simples para ensinar e compreender, tornando este, um jogo de grupo fantástico para qualquer nível de jogador. Os dados trazem um divertimento e empurra o elemento sorte, as ações permitem manobrar para bloquear outros de ganhar influência e os papéis dos presentes mantêm a incerteza. Essa mecânica trabalha tão bem e desenvolve as interações sociais na mesa, e mesmo quando não é a sua vez você está assistindo como um falcão para ver o que acontece.
Se você pode virar os jogadores uns contra os outros, coagindo-os em ações que lhe beneficiem ou que lancem suspeitas sobre outra pessoa, isso é muito apropriado tematicamente. Estas condições podem ser reforçadas com manipulação hábil e diversão, potencialmente desenvolvendo um rumor ou colocando um marcador antipapa em uma posição de poder que vê como uma ameaça.
Carta de Inquisidor
Você terá que fazer o seu melhor para evitar que descubram qual Cardeal controla, porque uma vez que um rumor correto acerta em você, ele tende a ficar. Terá que ter uma língua ágil para revogar as opiniões das pessoas e colocá-lo em outro, mas é preciso um movimento único para seduzir os outros jogadores.
Ou pode optar por uma abordagem mais tranquila; tomando medidas seguras e jogando como o homem cinza, invisível à vista por meio de ações provocativas que os outros vão ignorar. Todo o tempo, observando se há sinais de quem controla qual cardeal de modo que possa tomar ações mais agressivas quando for a hora certa. Tudo isso é uma deliciosa diversão em apenas 30 minutos ou menos, mais rápido do que uma pizza e tão saboroso quanto!
Fumaça branca ou preta?
Eu joguei muitos jogos de
Borgia na BGG CON em novembro passado e adorei, graças ao seu rápido jogo envolvente que me sugou muito tempo. Mesmo quando não era a minha vez, estava assistindo a todos para tentar descobrir qual cardeal controlavam, por suas ações, comentários ou reações a outras ações dos jogadores. É tão divertido e importante descobrir quem é quem, para determinar quais os rumos de ações a tomar ao longo do caminho.
O que elevou este jogo acima de títulos semelhantes são as interações sociais interessantes e maquinações que são movidas pela mecânica. Execuções sutis, manipulação inteligente dos cardeais e mistificações estratégicas, tanto verbalmente quanto através do uso de rumores, podem pagar generosamente um jogador paciente em
House of Borgia.
Uma coisa que eu gostaria de ver alterada, se possível, seria a colocação de telas mais altas para ajudar a limitar a possibilidade de que jogadores ao lado vejam seus dados, uma vez que a tela é bastante baixa e isso aconteceu em algumas ocasiões. Uma tela na forma de uma catedral, com lados inclinados caberia muito bem ao tema, mas a consideração do tamanho do custo e a caixa devem ser levados em conta, de modo que isto pode ser algo improvável de mudar.
Assim como com qualquer jogo que requer interação social,
House of Borgia é melhor com um grupo que não se coíbe de jogos sociais ou de falar durante eles, joga bem com poucos jogadores, mas brilha mais com uma quantidade máxima de jogadores. Com sua curta e fácil natureza, esta é uma opção fantástica para praticamente qualquer grupo de jogos.
Se você gosta de blefar e de jogos de deduções sociais como
Sheriff of Nottingham,
Coup e
The Resistance com um empurrão em seu elemento sorte,
House of Borgia é definitivamente um jogo para você. Embora o tempo de jogo seja o mesmo dos outros jogos,
House of Borgia tem mais conteúdo e se apresenta como um jogo de “esconder seu papel” e dedução social muito bom, tanto que ganhou o Club Fantasci Kickstarter Golden Gear!
Traduzido por mgstavale