E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim.(Com o fim da Pandemia, voltamos a jogar mais presencialmente).
Ainda estou em busca de parceiros, para me ajudarem no canal e quem sabe levar o Tabulando para a Twitch ou Youtube.
O jogo de hoje entrou recentemente na coleção e tem uma arte belíssima. Hoje é dia de falarmos do jogo Meadow.
Texto Escrito por Alessandro Carpinelli
Ficha Técnica
Designer: Klemens Kalicki
Jogadores: 1 a 4.
Mecânicas: Colecionar Componentes, Seleção de Cartas, Gestão de Mão e Alocação de Trabalhador(No Caso, Cartas).
Duração: 90 Minutos.
Idade: 10+
Editora: Galápagos (Anunciado pra esse ano de 2022).
Resumo do Jogo
Em Meadow, os jogadores assumem o papel de exploradores e observadores da natureza.
Durante o jogo encontraremos espécies de animais, objetos e apreciaremos belas paisagens.
No jogo, temos marcadores que vamos posicionar no tabuleiro Central ou na fogueira para fazer as ações.
No tabuleiro central podemos comprar uma carta e baixar uma carta da nossa mão e na fogueira, fazemos ações especiais, cumprimos objetivos e contamos as rodadas do jogo.

(Imagem Retirada do Site BoardGameGeek)
Existem no jogo, quatro tipos de cartas: As cartas de chão e espécies de animais e as cartas de paisagem e objetos. As cartas de chão e animais que adquirimos, posicionamos no nosso campo em formato de colunas e podemos ter no máximo 10 colunas, sendo que as cartas de chão sempre serão a base das colunas;já as cartas de paisagem e objetos são posicionadas na horizontal acima de uma estrada (os jogadores iniciam o jogo com uma estrada). Cada estrada só pode ter uma paisagem e cada paisagem só pode ter uma carta de objeto e os jogadores podem ter quantas estradas quiserem. O requisito para baixar uma paisagem é ter uma estrada e para baixar um objeto é preciso ter uma paisagem, aliás uma das ações especiais dos marcadores é conseguir uma estrada.

(Imagem Retirada do Site BoardGameGeek)
As cartas para serem baixadas, exigem um ou mais requisitos.
Por exemplo, para baixar um passarinho eu preciso ter na minha campina uma flor e nesse caso, o passarinho iria em cima da carta de flor e quando fazemos isso, o símbolo da carta que baixamos, cobre o da carta que antes estava à mostra, então nesse exemplo, eu tinha uma flor e agora tenho um passarinho.
O jogo ainda possui 4 baralhos: Norte, Sul, Leste e Oeste, porém no início do jogo, o baralho do Norte fica fora e só entra em jogo, após o marcador de rodadas ultrapassar a ampulheta que significa que a partida já está em sua metade final. O baralho do Norte possui cartas mais difíceis de serem baixadas com requisitos mais exigentes.

(Imagem Retirada do Site BoardGameGeek)
Cada jogador inicia o jogo com 5 cartas (1 do baralho do Norte, 1 do baralho do Leste, 1 do baralho do Oeste e 2 do baralho do Sul). No Tabuleiro Central, as cartas ficam dispostas em 4 colunas, sendo que o baralho do Sul ocupa duas colunas e após a metade do jogo é substituído pelo baralho do norte, conforme foi dito acima. Para as primeiras partidas, é recomendado que os jogadores peguem as cartas do topo dos baralhos, porém, na regra do jogo, cada jogador escolhe uma linha para formar sua mão inicial e além disso cada jogador inicia a partida com uma carta de chão que deve ser sempre a base de cada coluna no campo dos jogadores.
Além dos baralhos, o jogo ainda vem com alguns envelopes e cada um deles possui mais cartas, inclusive um desses envelopes adiciona um novo símbolo ao jogo.

(Imagem Retirada do Site BoardGameGeek)
Pontos Positivos
Arte do jogo e qualidade dos componentes (Esperamos que a Galápagos mantenha a qualidade)
Baixa curva de aprendizagem
Jogo totalmente independente de idioma
Alta rejogabilidade
Pontos Negativos
Tempo do jogo
Demora no Turno de um jogador (Como temos que escolher cartas, baseado nas que já baixamos, pode ter uma demora considerável entre o turno de um jogador e outro, gerando um certo AP)
Baixa interação entre os jogadores (isso pra mim não é problema, mas se você gosta de jogos com muita interação, talvez se frustre um pouco.)
Opinião Geral
O Jogo é leve e fácil de jogar, podendo ser jogado em família e com crianças conforme idade indicada.
Não existe o fator de querer ferrar o amiguinho e a mecânica Toma Essa está ausente no jogo, claro que se você pegar uma carta que seu oponente queria, você dará um Block nele, mas você fica tão concentrado no seu campo de jogo se preocupando com as cartas e vendo os objetivos a serem cumpridos que dificilmente ficará de olho nas cartas baixadas dos demais jogadores.
O tempo de jogo é fiel ao que está descrito na caixa: 1 hora e meia ou mais dependendo da quantidade de jogadores, do tempo em que cada jogador leva para fazer sua jogada e tempo de explicação.
Vale a pena ter na coleção? Sim
Dá pra jogar com quem não está acostumado a jogar? Sim
Espero que tenham gostado desse tópico.
Não deixem de seguir o Tabulando no instagram. É só procurar por tabulandobg.
Também não deixem de conferir o site da nossa loja parceira Omniverse, localizada no Brooklin em São Paulo.