Claudio aqui,
Brother, compartilho contigo seu desejo de melhorar o jogo. Eu cheguei a iniciar um projeto de um "Mestre" pro meu Zombicide também, mas parei faz 1 ano, desde que o filhote nasceu e peguei outras responsabilidades. Mas é algo que sinto falta no jogo, pois sempre aquele mesmo cooperativo enjoa, principalmente se você for que nem eu que já tem mais de 100 partidas com o jogo.
Li rapidamente o que você falou, mas posso tentar dar uma luz ao seu projeto (que espero que compartilhe aqui quando estiver completo).
1- Já chegou a ver o jogo do Batman Gotham City Chronicles? Ele tem um sistema interessante para o Mestre/Vilão. Meu projeto estava sendo desenvolvido em cima dessa ideia. Pode ajudar bastante.
2- No meu eu pensei (não sei onde estão as anotações, então só vai ser bem abstrato) no Mestre comprar 3 cartas de zumbi e jogar 1 delas. Nesse caso, ELE poderia controlar a ação daquele tipo de zumbi que jogou, enquanto os outros tipos se movimentariam como as regras padrões.
Nesse caso, teria que estabelecer diversos limites para o Mestre, pois ele pode invocar várias abominações seguidas, prejudicando o jogo. Ele também poderia ter um esquema de comprar 3 cartas, jogar 1. O restante ele poderia optar por guardar na mão, mas com um limite de até 5 cartas, por exemplo. Assim o Mestre poderia planejar algumas jogadas (mas isso é bem apelão).
3- Outra ideia que tive na época, era de fazer algum esquema em que os zumbis normais se movimentariam normalmente, mas poderiam receber ordens dos Necromancers (o meu é o Black Plague e Green Horde). Dessa forma o Mestre controlaria diretamente os Necromancers e indiretamente teria um limite de ordens a serem dadas para zumbis próximos. Como se o necromancer estivesse realmente controlando os zumbis.
Nesse caso, teria que pensar como spawnar o necromancer e os limites de suas ordens. Poderia inclusive fazer uma escala de nível, de forma que o necromancer evoluísse no jogo, assim como os heróis, ganhando mais ordens ou poderes.
4- Independente do que citei acima, se quiser tornar o jogo mais "realista", poderia criar um sistema de ferimentos, incapacitando o herói ao perder um braço ou perna, inclusive restringindo ao uso de algumas armas. Além de modificar o dano dos zumbis, ou seja, abominações no medieval precisam de uma arma de 3 de dano. Eu faria um esquema de vida para a abominação em que ela poderia receber qualquer dano e ir diminuindo.
5- Por fim, existe uma luderia no Rio de Janeiro chamada Game of Boards. Peça para eles te colocarem no grupo do Whatsapp deles e pergunte no grupo quem é Augusto, que tem o Zombicide modificado. Ele desenvolveu um sistema próprio pro Zombicide. Talvez trocar uma ideia com quem já tem implementado regras próprias facilite tua vida ou pelo menos dê algumas ideias diferentes.
E, claro, não deixe de contar quando o projeto estiver no fim, pois tenho interesse hehehe.
Espero ter ajudado