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Criando um jogo #04 - Os primeiros rabiscos

Antimateria
  • avatar
    butilheiro11/03/16 18:44
    avatar
    butilheiro
    11/03/16 18:44
    2881 mensagens MD

    Estava conversando com um amigo da faculdade sobre as minhas ideias para o TCC e ele ficou super empolgado. Gostou bastante do que eu tinha comentado e disse que queria ver o jogo. Mas eu ainda não tinha muita coisa para mostrar, então meio que continuamos a nos falar por Facebook, sempre trocando algumas ideias. Eis que o cara me surge com desenhos lindos e maravilhosos com o tema do jogo.

    Como já disse antes, Europa irá se passar num futuro não muito distante em que grandes corporações enviaram missões de exploração à lua Europa. O cenário é inóspito e o clima é hostil... É um jogo de alocação de trabalhadores, mas com muito peso do tema, que servirá de guia pra essas ações. Alguns desses desenhos que ele me mostrou me ajudaram a definir, por exemplo, como iria diferenciar os times com características próprias.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/458/1h57o5.jpg

    Os trabalhadores são astronautas numa missão de exploração.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/450/7k2h6y.jpg

    Parte das estruturas serão pequenos itens, enquanto outras serão grandes instalações.


    Mesmo antes de eu ter uma mecânica pronta, ou mesmo todas as coisas definidas, as conversas com esse meu amigo sobre a temática e as artes tem me ajudado a direcionar um pouco as coisas. Não que eu pense que a arte tem que estar pronta logo, mas já ajuda um pouco no meu trabalho enquanto designer do jogo em si ter uma ideia de como quero as coisas.

    Por exemplo, à partir desses desenhos, sei que meu jogo não terá um tema leve, com desenhos cartunescos que podem gerar uma imagem de jogo mais infantil. Era possível fazer isso? Era. Mas decidi ir por outro caminho, dando uma linguagem visual ao jogo mais pesada, mais séria, que tem se refletido no jogo em si, se tornando mais sério. Acredito que a arte manda muito nisso.

    Outra coisa que pode parecer boba, mas é bastante relevante, é como escolher as cores que você usará no jogo. Mesmo as cores das peças, por exemplo, podem ser definidas pelo tema e pela arte. Quando você joga um jogo com peças vermelhas, azuis, verdes e amarelas, já parou pra pensar porque elas são dessas cores? Qual jogo você considerou que as cores usadas estava dentro do tema escolhido?

    Nessa linha de raciocínio, tenho trabalhado para definir cores que façam sentido no contexto, usando tanto para as peças dos jogadores quanto para os recursos em si e todo o restante da arte, cores que estejam vinculadas ao tema totalmente. Enraizadas, eu diria. Isso foi outra coisa que me ajudou muito e na qual meu amigo foi bastante útil. A linha de pesquisa dele, enquanto designer e ilustrador, é voltada para o universo das cores (enquanto a minha é a de usabilidade, interação e gamificação).

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/353/hmqqzt.jpg

    No universo sci-fi, o uso das cores azul e laranja é bastante relevante.


    Agora estou mais próximo de fechar a mecânica e fechar o que eu considero a segunda parte do meu TCC, que é a jogabilidade. Então, começo a segunda fase que é definir cartas, objetivos e vantagens de cada corporação. Aí, então, eu entro da última fase de testes do jogo para partir para a arte-finalização dele.

    Crédito dos desenhos: Math Moreira

    2
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    7
  • jonesmacabro
    363 mensagens MD
    avatar
    jonesmacabro11/03/16 20:01
    jonesmacabro » 11/03/16 20:01

    Muito interessante o seu projeto. Lembro do seu tópico sobre a dinâmica do primeiro jogador. 
    Parabéns. Acompanharei o desenvolvimento de seu trabalho que me parece cuidadoso e, o mais importante, feito de forma apaixonada. 
    Gostei do tema e espero que no futuro seu projeto deixe de ser um protótipo para virar realidade.

    Um abraço.

    1
  • Drikun
    349 mensagens MD
    avatar
    Drikun11/03/16 20:12
    Drikun » 11/03/16 20:12

    Geralmente é utilizado cores primárias por causa do contraste.
    No seu caso, vc usou cores complementares (ou quase isso) mas achei que o uso do cinza e do preto não foi uma boa escolha. Vc vai acabar usando vários tons e vai piorar o contraste, como é possível ver nos desenhos.

    O jogo Destiny é usado muitas cores saturadas em alguns detalhes e mesmo assim, na minha visão, o resultado ficou muito bonito. Da pra notar que não estão felizes e sim em guerra!

    Vou acompanhar seu projeto. :)

    0
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans04/04/16 21:03
    Findreans » 04/04/16 21:03

    A relação de cores das peças dos jogos também é motivado pela produção em si. As cores mais comuns são mais fáceis de achar quem as fabrique, já as cores muito incomuns, pode ser que a fabricação das mesmas necessite de adaptações que possam encarecer a produção. Também a questão já citadas do contraste.

    Quanto as cores dos uniformes por exemplo tem dois fatores que influenciam :

    1 ) Identidade empresarial.
    Cada empresa define uma cor que a identifique e de preferência não confunda seus recursos ( materiais e humanos ) com as de outra empresa.


    2 ) Motivo funcional.
    As cores podem ter um objetivo funcional, que muitas vezes nem é tão aparente:

    O macacão de quem embarca em plataformas de petróleo ou navios é laranja -> porque se alguém cair na água é mais fácil de ser visto e resgatado, devido a contraste com a cor da oceano. A roupa dos astronautas é branca, porque contrasta com o espaço que é negro... etc.

    Neste caso, dependendo de sua temática essas coisas devem ser levadas em consideração.

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor05/04/16 00:11
    professor » 05/04/16 00:11

    Gosto quando o desenvolvimento do jogo em si é acompanhado pela produção de arte. Uma coisa inspira a outra e no final é difícil separá-las. Esse seu TCC é de que curso/instituição de ensino? 
    Parabéns.

    0
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro05/04/16 10:10
    butilheiro » 05/04/16 10:10

    professor::Gosto quando o desenvolvimento do jogo em si é acompanhado pela produção de arte. Uma coisa inspira a outra e no final é difícil separá-las. Esse seu TCC é de que curso/instituição de ensino? 
    Parabéns.

    Olá @professor! O curso é de design na Federal do Paraná.
    Obrigado pelos comentários. ;)

    0
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro05/04/16 10:15
    butilheiro » 05/04/16 10:15

    @Findreans e @Drikun

    A pergunta sobre o uso das cores era meio retórica. Mas, mesmo assim, obrigado pelos comentários.

    Nenhuma cor está sendo usada no jogo sem pensar em todos esses fatores: estético, cultural, facilidade e custo de produção, usabilidade e distinção (aqui entra o contraste). Porém, á um fator a mais na seleção das cores que é a questão do daltonismo. Na minha universidade toda apresentação de TCC no curso de design tem que apresentar, de alguma forma, uma melhoria no aspecto social ou de inclusão e acessibilidade. No meu caso, escolhi o daltonismo pois vejo que muitos jogos não discutem esse tema e descuidamo no uso das cores, dificultando o acesso ao portador dessa anomalia. Eu sou daltônico e constato isso na pele. Por isso o meu estudo da cor será muito bem embasado, não se preocupem... ;)

    0
  • Drikun
    349 mensagens MD
    avatar
    Drikun05/04/16 21:35
    Drikun » 05/04/16 21:35

    butilheiro::
    professor::Gosto quando o desenvolvimento do jogo em si é acompanhado pela produção de arte. Uma coisa inspira a outra e no final é difícil separá-las. Esse seu TCC é de que curso/instituição de ensino? 
    Parabéns.

    Olá @professor! O curso é de design na Federal do Paraná.
    Obrigado pelos comentários. ;)

    Qndo me formei em design não conhecia os jogos modernos, se não já tinha minha inspiração... Principalmente quando me formei na minha segunda habilitação (design de produto). Nem sei se ainda existe essa distinção de habilitações :(
    Lembro que o máximo que achei foi um cara que tinha feito um War com mapa das favelas do Rio de Janeiro... :)
    Mas mesmo assim meu projeto final foi relacionado a jogos: jogo de xadrez estilizado, conscientização ambiental, voltado também para deficientes visuais... Única coisa que prestou foi a história e os personagens que criei para o jogo.... :P

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro05/04/16 23:40
    butilheiro » 05/04/16 23:40

    Drikun::
    butilheiro::
    professor::Gosto quando o desenvolvimento do jogo em si é acompanhado pela produção de arte. Uma coisa inspira a outra e no final é difícil separá-las. Esse seu TCC é de que curso/instituição de ensino? 
    Parabéns.

    Olá @professor! O curso é de design na Federal do Paraná.
    Obrigado pelos comentários. ;)

    Qndo me formei em design não conhecia os jogos modernos, se não já tinha minha inspiração... Principalmente quando me formei na minha segunda habilitação (design de produto). Nem sei se ainda existe essa distinção de habilitações :(
    Lembro que o máximo que achei foi um cara que tinha feito um War com mapa das favelas do Rio de Janeiro... :)
    Mas mesmo assim meu projeto final foi relacionado a jogos: jogo de xadrez estilizado, conscientização ambiental, voltado também para deficientes visuais... Única coisa que prestou foi a história e os personagens que criei para o jogo.... :P


    Existe a distinção sim, @Drikun. Na verdade, ela está ainda maior... Hoje tem o Design Gráfico, o de Produto, o pra Jogos Digitais, o Desenho Industrial clássico (algumas poucas universidades ainda oferecem esse) e tem algumas remanescentes de Artes Gráficas e de Design de Móveis. O meu é com ênfase em gráfico, mas minha universidade também oferece o generalista (bacharel em design).

    Mas já vi muitos TCCs em design com esse vies de jogos de tabuleiro. Procurando na internet, até mesmo pra minha pesquisa, achei uns muito interessantes que valia a pena até terem ganhado uma chance no mercado. Mas, infelizmente, no Brasil não dá muito certo empreender... Pelo menos não dava até alguns anos atrás...

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor06/04/16 06:30
    professor » 06/04/16 06:30

    Quando o jogo estiver disponível  para teste avisa a gente. De repente da certo e combinamos uma galera aqui de Curitiba pra experimentar em primeira mão.

    0
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