Estava conversando com um amigo da faculdade sobre as minhas ideias para o TCC e ele ficou super empolgado. Gostou bastante do que eu tinha comentado e disse que queria ver o jogo. Mas eu ainda não tinha muita coisa para mostrar, então meio que continuamos a nos falar por Facebook, sempre trocando algumas ideias. Eis que o cara me surge com desenhos lindos e maravilhosos com o tema do jogo.
Como já disse antes, Europa irá se passar num futuro não muito distante em que grandes corporações enviaram missões de exploração à lua Europa. O cenário é inóspito e o clima é hostil... É um jogo de alocação de trabalhadores, mas com muito peso do tema, que servirá de guia pra essas ações. Alguns desses desenhos que ele me mostrou me ajudaram a definir, por exemplo, como iria diferenciar os times com características próprias.
Os trabalhadores são astronautas numa missão de exploração.
Parte das estruturas serão pequenos itens, enquanto outras serão grandes instalações.
Mesmo antes de eu ter uma mecânica pronta, ou mesmo todas as coisas definidas, as conversas com esse meu amigo sobre a temática e as artes tem me ajudado a direcionar um pouco as coisas. Não que eu pense que a arte tem que estar pronta logo, mas já ajuda um pouco no meu trabalho enquanto designer do jogo em si ter uma ideia de como quero as coisas.
Por exemplo, à partir desses desenhos, sei que meu jogo não terá um tema leve, com desenhos cartunescos que podem gerar uma imagem de jogo mais infantil. Era possível fazer isso? Era. Mas decidi ir por outro caminho, dando uma linguagem visual ao jogo mais pesada, mais séria, que tem se refletido no jogo em si, se tornando mais sério. Acredito que a arte manda muito nisso.
Outra coisa que pode parecer boba, mas é bastante relevante, é como escolher as cores que você usará no jogo. Mesmo as cores das peças, por exemplo, podem ser definidas pelo tema e pela arte. Quando você joga um jogo com peças vermelhas, azuis, verdes e amarelas, já parou pra pensar porque elas são dessas cores? Qual jogo você considerou que as cores usadas estava dentro do tema escolhido?
Nessa linha de raciocínio, tenho trabalhado para definir cores que façam sentido no contexto, usando tanto para as peças dos jogadores quanto para os recursos em si e todo o restante da arte, cores que estejam vinculadas ao tema totalmente. Enraizadas, eu diria. Isso foi outra coisa que me ajudou muito e na qual meu amigo foi bastante útil. A linha de pesquisa dele, enquanto designer e ilustrador, é voltada para o universo das cores (enquanto a minha é a de usabilidade, interação e gamificação).
No universo sci-fi, o uso das cores azul e laranja é bastante relevante.
Agora estou mais próximo de fechar a mecânica e fechar o que eu considero a segunda parte do meu TCC, que é a jogabilidade. Então, começo a segunda fase que é definir cartas, objetivos e vantagens de cada corporação. Aí, então, eu entro da última fase de testes do jogo para partir para a arte-finalização dele.
Crédito dos desenhos:
Math Moreira