Post original: https://www.boardseyeview.net/post/kobito
Esse quase poderia ser o jogo da música clássica de Judy Garland. Em
Kobito, você não está apenas perseguindo arco-íris, você está criando-os: 'pintando-os' usando cartas coloridas. No entanto, este não é um mero exercício estético. Você está realmente atrás daqueles potes de ouro que os duendes plantam no final de cada arco-íris.
Em
Kobito de Robert Brouwer, com arte de James Churchill, os jogadores têm uma mão de cinco cartas que se enche ao final de cada turno. Embora o tema seja sobre colorir arco-íris, você está realmente interessado nos números nas cartas, e não nas cores. As cartas precisam ser jogadas em sequência nos arco-íris em cada um dos três potes de ouro na mesa. No entanto, cada arco-íris só pode ter um determinado comprimento (número de cartas) e é o jogador que joga a carta que completa esse comprimento que ganha o pote de ouro.

Em vez de jogar cartas para um arco-íris, você pode optar por jogar uma sequência de pelo menos duas cartas à sua frente para criar, com efeito, reservas de 'arco-íris pessoais'. Faça isso e você pode se preparar para arrebatar um pote de ouro no seu próximo turno. Há um risco de forçar a sua sorte na construção de 'arco-íris pessoais': em cada turno você deve jogar pelo menos uma carta de sua mão nos arco-íris principais, mais uma carta de sua mão para cada 'arco-íris pessoal' que você tem na mesa. Se você não puder jogar o número de cartas devido, você deve adicionar cartas para criar uma pilha de pontuação negativa que deduzirá pontos do valor total dos potes de ouro com os quais você termina o jogo. Cada carta de cor que você tiver em sua pilha de pontuação no final do jogo tirará 3 pontos de sua pontuação.
Kobito suporta de 2 a 6 jogadores - embora tenhamos preferido jogar nas contagens mais altas (4+). Certamente é jogável como um jogo de dois jogadores, e a condição de esgotar quase todo o baralho de cartas de pote de ouro pode parecer longo demais para alguns. Existem algumas cartas especiais, incluindo duendes que atuam como curingas, e um sorteio de um duende pode ser uma ajuda muito valiosa - na medida em que você tenta uma variante, onde você os tira do baralho para fazer aqueles 'arco-íris pessoais' muito mais arriscados.
Há muito o que aproveitar neste jogo de cartas de seleção aberta. A mecânica nos lembrou
Coloretto, mas Kobito tem sua própria sensação e apelo distinto. Na verdade, também lembra
Paciência, o tradicional jogo de paciência jogado com cartas de baralho convencionais, tanto que ficamos surpresos que os editores Jolly Dutch não incluíram uma opção solo nas regras.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.