Primordial Soup é um jogo para 2 a 4 jogadores, lançado em 1997 pelo casal Doris Matthäus e Frank Nestel. Suas principais mecânicas são movimento em grades, rolagem de dados e habilidades especiais. A versão avaliada é a da editora Z-Man Games.
Tema: Primordial Soup nos transporta para o início da evolução da vida na Terra, fazendo os jogadores lutarem pela sobrevivência de amebas descendentes da “sopa primordial”. As amebas buscam evoluir, mas para isso precisam constantemente se alimentar (quase sempre dos dejetos de outras amebas, mas às vezes das próprias amebas inimigas). Como criaturas aquáticas, elas também devem saber aproveitar a correnteza ao seu favor.
Componentes: Primordial Soup segue o padrão de qualidade dos jogos europeus: componentes de madeira bem-acabados (peças dos jogadores, dados, marcadores e cubos), tabuleiro e cartas resistentes, etc. Vale a pena destacar as ilustrações do tabuleiro e das cartas: trata-se de cartuns que oferecem leveza para um tema denso e pouco atrativo. Gosto particularmente da ilustração da ameba que pensa com o estômago: ao invés da máxima cartesiana, ela diz “Ludo Ergo Sum” (“Jogo, logo existo”). Um lema não apenas para nossa comunidade, mas também para a humanidade em geral (alguém falou no Homo Ludens de Huizinga?).
Regras: Vence o jogo quem acumular mais pontos de vitória após um número indeterminado de rodadas. O jogo termina quando um ou mais jogadores marcarem 42 pontos ou mais (muito raramente, o jogo também termina quando acabarem as cartas de ambiente). As rodadas são divididas em seis fases. Na primeira fase (“Movimento e Alimentação”), cada ameba em jogo executa um tipo de movimento e depois se alimenta (se possível). Existem dois tipos de movimento: seguir a correnteza ou mover. Seguir a correnteza é gratuito, mas a ameba deve obedecer a orientação da carta de ambiente. Mover custa um ponto biológico (a “moeda” do jogo), mas a ameba pode tentar se mover para outra direção: o jogador rola um dado para determinar a direção (oeste 1, norte 2, leste 3, sul 4, parado 5 e qualquer direção 6). Após se mover, a ameba deve se alimentar dos três cubos que não seja da sua cor (por exemplo, as amebas do jogador azul devem se alimentar de um cubo vermelho, um amarelo e um verde). Caso a ameba não se alimente, ela recebe um ponto de dano (ver adiante). Caso a ameba se alimente, ela excreta dois cubos de sua cor. Na segunda fase (“Ambiente e Defeito Genético”), uma nova carta de ambiente é comprada. Esta carta determina tanto a nova direção da correnteza quanto o máximo de cartas de gene que os jogadores podem segurar. Na terceira fase (“Novos Genes”), os jogadores podem comprar cartas de genes, ou seja, habilidades especiais para suas amebas: mover jogando dois dados e escolhendo o melhor resultado, mover duas vezes, atacar as amebas adversárias, se alimentar de menos cubos, carregar cubos enquanto se move, etc. Na quarta fase (“Divisão Celular”), os jogadores recebem 10 pontos biológicos. Eles também podem gastar 6 pontos biológicos para colocar uma nova ameba no tabuleiro, adjacente a uma de suas amebas. Na quinta fase (“Mortes”), as amebas com dois ou mais pontos de dano são retiradas do tabuleiro e substituídas por dois cubos de cada cor em jogo. Na sexta e última fase (“Pontuação”), os jogadores pontuam a partir do número de amebas em jogo e de cartas de gene.
Gameplay: Primordial Soup envolve algumas decisões importantes, mas em geral ele é bastante objetivo. A princípio, parece não haver muitas decisões, pois você precisa desesperadamente alimentar suas amebas! Para isso, ou você depende da sorte da carta de ambiente (apontando para uma direção favorável) ou você depende da sorte dos dados (rolando uma direção desejável). Contudo, as decisões importantes envolvem o gasto dos pontos biológicos: você pode investir em genes ou crescer a quantidade de amebas. As duas estratégias possuem suas vantagens e desvantagens. Investir em genes aumenta a longevidade de suas amebas (elas possuem mais opções de movimento, alimentação, etc.), mas resulta em uma pontuação baixa nas rodadas iniciais. Crescer a quantidade de amebas garante muitos pontos de vitória e várias oportunidades de roubar cubos dos adversários, mas torna suas amebas vulneráveis. Como em muitos jogos, o caminho da vitória está no equilíbrio entre as estratégias possíveis.
Considerações: Primordial Soup não é um jogo para se levar a sério em vários sentidos. Começando pelo tema e pelas ilustrações, os jogadores são encorajados a entrar no clima divertido do jogo. Qualquer um que já jogou Primordial Soup se divertiu com o seu humor escatológico: Tom Vassel, por exemplo, chama-o de “poop game” (“jogo do cocô”). Mas também não se pode levá-lo a sério por causa da dependência de sorte: um jogador conservador pode mitigar a sorte comprando cartas de gene, mas ele não deveria reclamar se a sorte sorrir para o adversário que opta pela estratégia arriscada de crescer e multiplicar. Na verdade, como em vários bons jogos onde o fator sorte é alto, o gerenciamento de risco é necessário: se a sorte sumir de repente, opte por estratégias conservadoras; se ela voltar a aparecer, jogue mais agressivo. Afinal de contas, ao contrário de nós, Homo Sapiens, as amebas não pensam em estratégias elaboradas. Elas preferem jogar.
Avaliação final: Excelente