Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2616415/banter-reviews-ecos-first-continent
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Seja a força da natureza mais bem-sucedida criando um mundo vivo com criaturas, habitats e paisagens.
Tempo: 45 - 90 minutos
Jogadores: 2 - 6
Complexidade: Médio
Jogabilidade: 6,5/10
Em
Ecos: First Continent, os jogadores assumem o papel de construtores de mundos, onde a cada turno eles terão a chance de criar terrenos, habitats e animais. O trabalho de um construtor de mundos é difícil. Há muito que você pode fazer e é provável que seus oponentes tenham objetivos conflitantes para moldar o mundo ao seu redor.
Você, por exemplo, está se concentrando em construir Antílopes e espalhar seu território por toda a terra. Seu oponente, no entanto, tem outros planos e envia guepardos para perturbar seu reino animal, matando vários de seus preciosos filhotes. O tempo todo, alguém está criando predadores e presas, sem se importar com a carnificina. Este é o jogo dos ecossistemas.
O jogo funciona assim: cada jogador começa com uma mão de cartas e joga várias delas no início do jogo. Cada uma dessas cartas tem formas que precisam ser cobertas para ativar o poder especificado na carta. Algumas cartas têm a oportunidade de serem ativadas várias vezes em uma partida e, a cada ativação, a carta é girada até que não haja mais rotações.
Para cobrir uma forma em uma carta, cada jogador tem uma quantidade definida de cubos que podem colocar nessas formas. Mas, para colocar um cubo na forma, ele deve ser retirado de um saco de peças. A cada turno, um jogador tira uma peça (ou duas em um jogo de 2 jogadores) da sacola e anuncia as peças retiradas. Os jogadores podem cobrir os espaços em suas cartas que correspondem às formas tiradas da sacola. Quando um jogador tem todas as suas formas cobertas, ele grita “ecos” e consegue realizar a ação listada na carta.
As ações podem ser tudo, desde a criação de antílopes até a terraformação da Terra. A maioria das cartas também permite marcar pontos, indicados na carta, e o jogador com mais pontos no final do jogo vence.
É um jogo muito fácil de aprender - compre peças. Cubra espaços. Grite Ecos. Execute Ações. Marque pontos. Repita.
A dificuldade está em entender como realmente ganhar o jogo, já que as cartas muitas vezes podem realizar combinações poderosas e ganhar uma tonelada de pontos. Jogar as cartas certas que tenham boas sinergias é fundamental.
Componentes: 7,5/10
Ecos vem com um monte de fichas de papelão diferentes que representam os animais do jogo. Os tokens têm uma solução de armazenamento maravilhosa que é fácil de preparar e guardar, e permite que o jogo seja armazenado verticalmente também.
Além disso, os outros componentes dos ecossistemas que formam o mundo - as placas, as montanhas e as árvores - são todos de boa qualidade e super grossos. As placas são de papelão grosso. As montanhas e as árvores são de madeira pintada.
As placas que você tira do saco também são de lascas de madeira. Elas não se desgastam facilmente e são divertidas de tirar da bolsa.
As cartas são quadradas e um pouco difíceis de embaralhar. Seu design é decente e fácil de entender, mas girar os cartões para indicar o uso é uma escolha estranha e dificulta a leitura dos cartões de cabeça para baixo ou de lado. Também não é tão fácil olhar para as cartas de outros jogadores quando todas estão em direções diferentes. Eu gostaria que os designers tivessem pensado em uma solução melhor para isso.
O livro de regras, embora bastante longo para um jogo dessa complexidade, é claro e tem bons exemplos. No entanto, algumas das regras específicas sobre como as árvores e as montanhas funcionavam são confusas para os novos jogadores.
Geral: 6,75/10
É divertido construir seu mundo e criar espécies. Você certamente se sente como alguém brincando de Deus. E interagir com as contribuições de outros jogadores para o mundo pode ser engraçado - seus tubarões estavam com fome e precisavam ser alimentados. Assim é a vida, afinal.
Você sempre participa de
Ecos de alguma forma, então os jogadores estão sempre prestando atenção. Mas nem sempre é emocionante e o ritmo do jogo diminui significativamente quando os jogadores ativam suas cartas - especialmente ao jogar com mais de 3 jogadores.
Enquanto o jogo suporte até 6 jogadores, eu não joguei com mais de 4 e não gostaria. Quanto mais jogadores você adiciona ao jogo, mais o jogo fica lento e mais você espera pela sua vez de dizer “ecos”. O jogo pode demorar muito, o que pode ser um problema para um jogo simples como este.
No geral,
Ecos é um mundo divertido de construir e é uma variante divertida do Bingo, mas nem sempre mantém os jogadores entretidos ou envolvidos. Este é um jogo para um domingo preguiçoso com bebidas leves e conversas - e tudo bem. Estou muito feliz por ter tido a chance de experimentar este jogo, mas não acho que seja um membro permanente na minha prateleira.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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