Post original: https://www.boardseyeview.net/post/luna-capital
Instagram: https://www.instagram.com/spellenplank/
Projetado por Jose Ramón Palacios, com arte de Albert Monteys,
LUNA Capital é um jogo de construção da Devir, ambientado em uma realidade alternativa dos anos 1970, onde a lua já está em processo de colonização.
A cada turno, os 1-4 jogadores pegarão uma carta e as peças que a acompanham da exibição central. Você então coloca uma carta (a que você acabou de escolher ou uma das que já está em sua mão) em sua área, que representa o assentamento lunar que você está construindo. As cartas podem ser colocadas em até três filas mas, dentro de uma fila, elas devem normalmente ser colocadas em ordem crescente (ou seja: se você tiver uma carta com um 7, normalmente você só pode colocar uma carta à sua direita que tenha um número maior).
Além de colocar uma carta no seu turno, você também deve colocar todas as peças que você escolheu, e é aí que está o coração deste jogo de quebra-cabeça de otimização. As peças representam vários tipos de construção. Algumas delas seguem regras simples de coleta, pontuando onde quer que estejam em seu assentamento, mas outras pontuam quantias crescentes para edifícios semelhantes que são ortogonalmente adjacentes. Para maximizar sua pontuação, você precisará organizar o layout do seu assentamento para que as peças fiquem na melhor posição umas em relação às outras.

O jogo é jogado em três rodadas, cada uma com quatro turnos por jogador. A otimização do posicionamento das peças provavelmente não o desafiará muito no primeiro turno de uma rodada, porque você apenas pegará uma peça. No entanto, o número de peças aumenta ao longo dos quatro turnos da rodada, então você coleta e tem que colocar quatro peças. À medida que o número de peças aumenta, você certamente terá que planejar onde colocá-las. Você pegará e colocará 10 peças por rodada, então 30 ao longo do jogo…

Além das várias oportunidades de coleta de conjuntos e pontuação de adjacência, os jogadores ficarão de olho nas 'cartas de concessão' estabelecidas no início do jogo. Elas oferecem oportunidades de pontuação adicionais aos jogadores que atendem aos seus requisitos específicos até o final de uma rodada. Há uma espécie de corrida para pontuar: embora mais de um jogador possa satisfazer os requisitos de concessão em uma única rodada, se uma concessão for reivindicada por qualquer jogador, outros jogadores serão impedidos de pontuá-la em rodadas futuras.
Há um bônus majoritário para o jogador com mais meteoritos e é provável que haja competição entre os jogadores que tentam coletar as mesmas peças, e é claro que há a corrida para marcar as concessões, mas de outra forma não há elemento 'Toma Essa' em
LUNA Capital. Quer você jogue com dois, três ou quatro jogadores, você está efetivamente jogando solo multiplayer porque todos estarão focados principalmente em otimizar o layout de seu próprio assentamento. E o jogo também pode ser jogado como um solo real, competindo contra um autômato que sempre pega a carta e as peças mais à direita, mas que não precisa se preocupar com a colocação para pontuar pelas peças que coleta…
As regras de
LUNA Capital são claras e bastante intuitivas, embora em uma primeira partida você precise manter o livro de regras à mão para garantir que os jogadores saibam exatamente o que é exigido pelos objetivos de concessão e quanto cada tipo de construção pontua em qual combinação. Com essa ressalva, LUNA Capital oferece um quebra-cabeça desafiador, mas é um jogo que pode ser jogado por toda a família. E a Devir fez um bom trabalho com a produção: o cartão 3D, a bandeja de peças do foguete espacial e os marcadores de madeira impressos, todos contribuem para o apelo e a presença na mesa deste jogo.
https://spellenplank.nl/en/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.