Post original: https://www.boardseyeview.net/post/senbazuru
Um jogo de colocação de peças com tema em torno da arte japonesa de Origami, com arte fofa de Alba Aragon. Se isso soa gentil, então os primeiros olhares podem ser enganosos.
SenbaZuru é na verdade um jogo de estratégia de dois jogadores bastante agressivo.
Os designers Anna Lucini Canals e Pau Moré Gómez tiraram o título da lenda japonesa de que aqueles que fazem 1000 grou-da-manchúria de origami terão seus desejos realizados. Não há, no entanto, nenhuma dobra de papel neste jogo. É jogado usando uma pilha de 30 peças, cada uma das quais mostra um origami azul, vermelho ou verde em um tom de cor claro ou escuro. Os jogadores sentam-se em lados opostos de uma mesa e cada um tem uma mão de três peças. Uma única peça virada para baixo é colocada no centro da mesa. Na sua vez, você coloca uma peça voltada para você e reabastece sua mão com uma peça das cinco que formam uma exibição virada para cima. A peça que você coloca deve ser ortogonalmente adjacente a uma já existente na mesa, sujeito à única restrição de que você não pode ter duas peças da mesma cor, mesmo de intensidade diferente: você não pode, por exemplo, colocar um verde claro ao lado de um verde escuro.
Embora as placas da mesma cor, mas de intensidade diferente, não possam ser adjacentes ortogonalmente, você desejará, sempre que possível, colocar uma placa de modo que fique diagonalmente adjacente a uma que seja da mesma cor, mas de intensidade diferente. Faça isso contra uma peça colocada por seu oponente e você 'pega' essa peça - mudando sua orientação para que fique de frente para você. Se a peça tiver um ícone 'dourado', você também ganha uma ficha de pontuação.

O resultado final é um jogo onde os jogadores disputam posições; tentando criar oportunidades para 'pegar' as peças do outro jogador, evitando tornar as suas próprias vulneráveis à captura. É um jogo que favorece a 'contagem de peças': você sabe quais peças seu oponente pegou porque as mãos são sempre reabastecidas a partir de uma exibição aberta, então você geralmente terá uma boa ideia do que ele têm nas mãos. Você também sabe que existem cinco cópias de cada um dos seis tipos de cores (ou seja: três cores diferentes, cada uma em dois tons), para que você possa acompanhar quais peças permanecem...
Embora o tema tenha um certo charme,
SenbaZuru é realmente um jogo de estratégia abstrato. O jogo leva cerca de 20 minutos, e se beneficia principalmente de regras simples. Dizemos 'principalmente' porque, embora as regras sejam curtas, elas não são tão claras como deveriam ser - pelo menos na tradução inglesa da GDM das regras originalmente em espanhol. Algumas das peças têm um ícone adicional 'dourado'. Estes não só lhe dão uma ficha de pontuação como um bônus extra por 'pegá-los', um jogador aparentemente recebe uma ficha de pontuação simplesmente por colocar uma dessas. Isso significa que há um grande incentivo para pegá-los quando estiverem na exibição. Além disso, existem fichas 'douradas'. As regras dizem que elas devem ser colocadas em uma peça que você controla sempre que você colocar ou pegar uma peça 'dourada'. Existem apenas quatro desses tokens fornecidos. Nós assumimos que eles são posteriormente movidos daqueles já colocados na mesa, mas isso não é explicado nas regras. Também não estava claro quanto ao significado dos ícones de garças douradas impressos na face de alguns dos tiles. Talvez estes se destinam a pontuar em dobro (ou seja: contando como uma ficha de pontuação adicional) no final do jogo. Não há menção a isso nas regras inglesas.

Não encontramos mais esclarecimentos nos fóruns, mas fomos capazes de aplicar prontamente regras sensatas para os elementos de incerteza, então qualquer falta de clareza não provou ser uma barreira para o nosso prazer neste fascinante jogo abstrato.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.