M2a0r1c9e9l8o::
Estou procurando um jogo mais desafiador. Mas nessa procura me deparo com Stone Age. Li o livro de regras, assisti a vídeos de explicação e gameplays completos. Achei o jogo leve em relação a esses que tenho. Quero algo mais desafiador. Mas ao mesmo tempo achei o jogo tão LINDO e divertido e estou muito tentado a comprar ele. E queria muito ele.
Caro M2a0r1c9e9l8o
Com foi dito anteriormente, na minha opinião, é um equívoco achar que jogos mais complexos e pesados são necessariamente melhores que jogos leves. Eles são apenas mais complexos e mais pesados, e é só isso.
Só para ficar em um exemplo, no BGG O "Europa Universalis" tem peso 4.86 e o tempo de partida na ficha do jogo é de assombrosas 60 horas, enquanto o "King of Tokyo" tem um peso 1.49 e suas partidas duram 30 minutos. Isso de forma alguma quer dizer que o primeiro seja melhor que o segundo, ou vice-versa. Eles apenas são jogos diferentes, para públicos diferentes, e para momentos diferentes.
Uma coisa que eu sempre digo quanto surge essa questão "jogos pesados X jogos leves", é que, reza a lenda, que o Tom Vasel, um dos mais respeitados produtores de conteúdo sobre board games, independente de se concordar com ele ou não, adora o "King of Tokyo", aquele mesmo jogo citado no parágrafo anterior que tem um peso de apenas 1.49. Mas essa é apenas a opinião do Tom Vasel, com a qual nem você, nem eu, e nem ninguém, têm de necessariamente concordar, só porque ele é "um dos mais respeitados produtores de conteúdo sobre board games, independente de se concordar com ele ou não".
Por isso, acima de tudo, é fundamental você experimentar os jogos, seja jogando nas plataformas virtuais, nas versões digitais, ou melhor ainda alugando os jogos, se isso for possível, e desse modo tentar descobrir aquilo que melhor te atende, sem se iludir pelo estereótipo XYZ.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio
P.S. Nem só de pão vive o homem, da mesma forma que nem só de Vital Lacerda vive o boardgamer.