Daniel Frenda:: Boa noite
Acabo de comprar o Summoner Wars para jogar com meu filho de nove anos. Ele gosta muito de jogos como Ultimate Warrioz e King of New York e achei que esse seria um próximo passo.
No entanto, como é um jogo um pouco mais complexo, queria a opinião de vocês sobre quais seriam as duas facções mais simples de entender e que resultasse em um jogo equilibrado.
Valeu. Abraço!
Opa, Daniel, vi seu comentário no outro tópico, mas vou responder aqui mesmo.
Eu acho que todas as facções tem, em maior ou menor nível, alguma complexidade, algo a ser descoberto e explorado, o que é ótimo, já que isso é uma parte importante do que deixa o jogo tão fascinante. E a Plaid Hat realmente se superou no quesito equilíbrio: embora ele não seja perfeito quando se trata dos jogadores mais competitivos, jogando em altíssimo nível, para os jogadores iniciantes ou mais casuais a forma de avaliar muda completamente. Por exemplo, tem uma resenha em que, pela avaliação deles, uma facção é absolutamente mais forte e desequilibrada, mas é a que tem o pior desempenho nos eventos de altíssimo nível, com os jogadores tops (não vou falar aqui qual é só pra evitar uma opinião tendenciosa). Talvez os apresentadores dessa resenha tenham jogado algo errado, ou talvez seja só porque o estilo de jogo deles case melhor com a forma como essa facção jogue, mas isso é algo que você vai descobrindo à medida que for explorando cada baralho.
Como eu menciono no meu "mini guia de estratégias", as duas facções mais diretas são, pra mim, Vanguardas e Goblins das Cavernas.
A primeira é a que tem menos eventos realmente disruptivos, que você não espera e mudam o turno inteiro, todos os truques são mais ou menos telegrafados. Entretanto, a natureza mais defensiva da facção talvez não seja a mais empolgante para alguns.
Já os Goblins, mesmo tendo que planejar com cuidado a posição de algumas unidades, a ordem dos movimentos, ordem dos ataques, para tirar o máximo proveito do seu turno, tem um plano de jogo bem definido, que é de horda: você basicamente quer mandar todas suas unidades para frente e causar o maior estrago, cercar e destruir portais, cercar e atacar o máximo de unidades.
Outra facção a se considerar são os Interruptores. Assim como os Goblins, eles podem ser bem efetivos quando jogados de uma forma agressiva, mas eles sofrem do problema contrário da Vanguarda, que eles são excessivamente disruptivos, sempre movendo coisas fora de ordem, tomando controle das unidades do outro jogador. Quando feito do jeito certo, é super eficiente, mas requer mais planejamento. Quando o jogo foi lançado, Interruptores e Goblins foram as facções escolhidas para o demo online, então acho que a PHG concorda que ambas são amigáveis aos iniciantes.
No fim das contas, acho que explorar todos os baralhos, descobrir os combos e ver quais facções se saem melhor umas contra as outras é parte da graça e só de ter alguém para fazer isso ao mesmo tempo que você é uma verdadeira dádiva. Espero que vocês se divirtam nessa jornada.